23 de novembro de 2009

> A solidão alimenta a psique

imagem web
Conforme prometi aqui está o texto anterior acidentalmente excluído junto com os preciosos comentários.

Temos a tendencia superficial de achar que a solidão é uma característica doentia da personalidade. No entanto, a solidão é uma das mais importantes e saudáveis características da personalidade humana.


Ela só assume formas doentias quando não é superada, provocando isolamento, insegurança, timidez, fobia social, sentimento de inferioridade, reações depressivas, preocupações neuróticas com o que os outros pensam e falam de nós, necessidade doentia de controle, obsessão insana pelo poder.


Em seu aspecto positivo, a solidão é a mola mestra que movimenta, consciente e inconscientemente, as construções intelectuais. Quando usada de forma construtiva, ela estimula a relações sociais, retira-nos do individualismo, cultiva a solidariedade, excita a tolerancia, realça o poder criativo.

A solidão pode nos levar a interiorização, a reflexão existencial e à correção de rotas da vida.


Há tres grandes tipos de solidão que fazem parte da natureza psíquica de qualquer ser humano. A primeira é a inconsciente, enquanto que as outras podem se manifestar conscientemente:


- A solidão gerada pela virtualidade da consciencia existencial

- A solidão intrapsíquica

- A solidão social.


transcrição de texto do livro A SOLIDÃO DE DEUS

de AUGUSTO CURY
Esses são os comentários que eu recuperei do texto anterior a esse porém igual, e que acidentalmente foi excluído e republicado. Desculpem!
Daniel Savio disse...
Interessante...Mas as vezes, é melhor estar só do que mal acopanhado...Fique com Deus, menina Sônia.Um abraço.
22 de Novembro de 2009 23:44

Rosana Ibanez disse...
A solidão é sempre necessária! É um momento de reflexão, respostas para dúvidas, entendimentos, arrependimentos, resoluções. É um momento especial, com certeza! Uma linda semana p/vc!bj
23 de Novembro de 2009 10:29

Myr disse...
Muy importante ímportante ésto que dices. El comportamiendo prosocial, solidario es la base de la conducta altruista y la que bebiera estar presente siempre en nuestra sociedad.Besos
23 de Novembro de 2009 13:52

Essência e Palavras disse...
Seu texto me lembra Humanismo. Auto-ajuda explicita.beejo amiga, boa semana!
22 de Novembro de 2009 19:09

Adolfo Payés disse...
Perdón por mi ausencia no estaba bien de saludoExcelente poemaUn placer siempre leerte. Estaba ausente pero ya de regreso..Un abrazoCon mis Saludos fraternosQue tengas una muy buena semana..
23 de Novembro de 2009 00:53

Mimirabolante disse...
eu acho uma delícia ficar sozinha as vzs....concatenar ideias,arrumar os pensamentos,elaborar ações........as vzs um bom silencio é muito bom !!!!!bjcas
23 de Novembro de 2009 01:26

Gilson disse...
Eu diria que não gosto da solidão no que tange estar só, mas sou fã ardoroso da solidão em que podemos refletir, questionar num momento de solidão interna, de estar perdido em seus pensamentos.Abs
23 de Novembro de 2009 02:26

J. Araújo disse...
Tem momentos que precisamos sentirmos sós com nós mesmo para refletirmos melhor.A maioria das grandes decisões pessoais - boas ou ruins - são tomadas quando estamos sozinhos.Bj querida
23 de Novembro de 2009 11:15

Wanderley Elian Lima disse...
A solidão é positiva se a pessoa souber tirar proveito dela e não só ficar lamentando.Beijos
23 de Novembro de 2009 12:09

Jéah! disse...
Solidão é algo bom , mas só as vezes.Quando a gente começa a se sentir excluido já é ruim. È bom ficar sozinho, longe de todas as pessoas, pra poder pensar na vida, e tomar as decisões que precisamos tomar sem a opinião de ninguem.Eu adoro esse blog. Sempre que passo por aqui aprendo uma coisa diferente!!(Não sei se esse post foi baseado no livro do Augusto cury, mas em relação ao post de baixo, Eu tbm estou lendo um livro dele, e tem uma parte que ele fala de Jesus. Os ensinamentos dele são tão bons, que o autor chega a dizer que até alguns ateus seguiram os ensinamentos de Jesus.)
23 de Novembro de 2009 15:55

10 comentários:

aapayés disse...

Me gusta cuando nos entregas reflexiones hermosas..

Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos

Que tengas una muy buena semana..

Eu amo um cara chamado Flavio disse...

Ultimo post: Briga pelo msn

b disse...

"Eu sou eu, você é você e isto, é solidão"
Clarice Lispector

Unknown disse...

Amiga, ese mundo donde la soledad hace estragos en la mente humana, llevándolo por caminos insospechados, solo tiene un remedio, un "amigo" que rompa la soledad y lo lleve por autopistas ajenas a ésos huertos sembrados de congoja; donde las conversaciones sean ajenas a la repetición del pasado; crear un mundo nuevo dentro de ese enfermizo que le sembró la soledad en que viven.(a veces artificial, o creada por ellos mismos)
Amiga, ese mundo es muy complejo y para salir de él es necesario sepultar el camino que le condujo a ese estado en que malviven.
Un abrazo.
Jecego.

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

olá amiga!

passando para ver as novidades e te desejar uma ótima semaninha!

=D

Elzenir Apolinário disse...

Muitos fogem da solidão porque é nela que encontram suas cobras e lagartos interiores. Há pessoas que não suportam ficar com elas mesmas. Não conseguem enfrentar suas feras. Se bem apreoveitada, a solidão pode ser positiva. Um encontro com nós mesmos facilita nosso auto conhecimento.Bjs

vuelo de hada... disse...

Es cierto la soledad alimenta tantas cosas, hay que utilizarla para reflexionar porque para acoger a la tristeza nos puede terminar enloqueciendo.
Un abrazo precioso texto.

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
É bom ficar só.
Pensar na vida, encontrar-se consigo mesmo.
Fazer coisas, que se tem vontade, sem depender do outro.
Uma boa semana!
Bjs!!!
As arteiras

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belo post...Espectacular....
Beijos

Anônimo disse...

"Dizem que o japão foi feito da espada.

Dizem que os velhos deuses colocaram a lâmina fria no oceano.
E quando eles a puxaram... quatro gotas perfeitas caíram no mar e se tornaram as ilhas do japão."

" Sou o ultimo dos samurais, ficaria supresa em saber que samurai significa "servir" , imperadora se acredita que eu seja um inimigo, me de ordem, que satisfatoriamente tirarei minha propria vida "
-**- -**-