26 de junho de 2013

FELIZ ANIVERSARIO!!

álbum particular
Foto do meu local de trabalho

Há muitos anos uma mulher trazia uma criança à vida, não sabia ainda ela que seria tão complicada, geniosa, teimosa, persistente, e trabalhadeira.

Para lhe poupar devido a pouca saúde, não ensinou a cozinhar, lavar, passar, mas colocou para trabalhar em escritório com 12 anos, sem tetas ainda. Uma criança!

Mas como foi bom aprender desde cedo a dar valor às conquistas com seus próprios recursos, a colaborar com a manutenção do lar, pagando PENSÃO, pois NAQUELA casa ninguém comia de graça, ou seja, sem pagar!

Nos finais de semana, tinha que levantar cedo para ir a feira com o pai, voltar com a compra, trocar de roupa e fazer o caminho de volta para assistir à missa das 8 horas.
Vida dura! Dormir até tarde nem pensar.

Após obrigação religiosa cumprida podia ir até a casa da avó Rachel há uma quadra de distancia, e lá passar o dia se quisesse, e sempre queria, vovó era um anjo, um doce.

Essa mãe, porém viveu muito pouco, nem deu tempo de vivenciar os sofrimentos de suas filhas, mas creio que na hora de minha morte estarei pensando ou chamando por ela. Hoje dá para entender porque DEUS leva algumas pessoas tão cedo para o céu; ela está dormindo sem saber quantas lágrimas já foram derramadas por essa sua cria.

Mas não dá para reclamar da vida, essa CRIA está com saúde, trabalhando ainda, e dizendo BOM DIA MINHA MÃE, olhando seu retrato sobre minha mesa da sala de estar.

Bom! Hoje é meu aniversário! PARABÉNS PARA MIM! e se minha mãezinha fosse viva 
teria orgulho de mim, venci as minhas batalhas mais duras, tentei educar um filho praticamente sozinha, de contadora virei técnica de enfermagem (olha que extremo) tudo isso por necessidade mesmo.

Consegui viver dignamente até aqui,  Ah! Aprendi a cozinhar, e minha casa é um primor!
Teve alguém em minha vida que muito me ajudou a ser dona de casa, esse foi o pai de meu filho, a mãe dele (minha sogra) me ensinou muita coisa. Abraço dona Lina. Te amo.

Sonia (eu), como ninguém vai se lembrar de você tenha um bom dia, e feliz aniversario, que muitas pessoas consigam chegar a sua idade com a disposição que você tem.

AH! Eu sou muito legal, vaidosa, meio chatinha! Mas, trabalho demais, quando deveria já estar aposentada.

PARABÉNS A VOCÊ  NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, E MUITOS ANOS DE VIDA.

DEU PARA PERCEBER QUE EU ME AMO, E TIREI ESSE DIA SOMENTE PARA FICAR TRANQUILA E NÃO ME ABORRECER. 

AGRADEÇO A MINHA GRANDE AMIGA CRISTINA QUE SE LEMBROU DE MIM AGORA A POUCO MESMO, UM DIA ANTES, E JÁ MARCAMOS PARA IRMOS A CASA DA SOBREMESA, COM DIREITO A PRESENTE E TUDO.

AGRADEÇO A UM AMIGO, QUE NÃO POSSO MENCIONAR O NOME, PELO PRESENTE QUE JÁ ME DEU, É LINDO! OBRIGADA. 

Agradeço ainda a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer as minhas novas colegas de trabalho, Maria Adriana, Patricia, Vanessa, Elaine, Dayane, Mayara, Neide, Eliete, Sebastião, Luciana, Andréia, Patricia(ortope), Silvana (SME) 
Henrique, Jadir, e se esqueci algum nome é porque já tomei meia garrafa de vinho. 

De Sonia, Para Sonia.


22 de junho de 2013

ESQUECER...



foto album pessoal
Percebi que você sou eu,
quanto mais tento esquecer,
mais penso...pensando em mim, lembro voce...

Lembro,
dos beijos,
abraços,
sorrisos,
brincadeiras,
entregas,
enfim, o amor que nos uniu um dia.

Assim,
pensando em voce,
está em mim a todo instante,
tudo que vejo, queria estar junto a si.

Você para mim? sou eu!

Um dia tudo isso pode mudar,
mas o tempo é sempre curto
Mesmo assim,

Você para mim? sou eu!

De Sônia, para VOCÊ!

20 de junho de 2013

ENTRE A VIDA E A MORTE

imagem web

Hoje penso que passei uma boa parte da vida sem conhecer o outro lado da vida: daqueles que estão entre a vida e a morte.

Somente observando a vulnerabilidade humana diante de uma doença, de um procedimento cirúrgico que por mais experiente que seja o profissional é sempre uma caixinha de surpresa > tomei atento quanto a minha vida foi boa até agora, meu pai já idoso com 93 anos, muito saudável, e eu raramente tenho problemas de saúde.

Mas a quantidade de gente que precisa de tratamento médico especializado é uma demanda muito grande nessa cidade de Campinas SP Brasil, pois para aqui vem pessoas de cidades vizinhas, e até mesmo de outros Estados.

Olhando a vida por esse âmbito, posso dizer que sou muito feliz! Tenho tudo que preciso, posso viver com a tranquilidade de um emprego seguro, e a consciência tranquila de ter feito sempre o melhor possível na minha área de atuação > enfermagem. 

Dessa forma de que mais eu preciso para estar feliz? Tenho bons amigos e amigas de trabalho, gosto do que eu posso fazer pelas pessoas mais necessitadas, e cumpro fielmente minhas obrigações.

Porém, precisei a aprender a trabalhar com a possibilidade de ver pessoas ENTRE A VIDA E A MORTE.

Sonia. 




12 de junho de 2013

DIA DOS NAMORADOS/ 2013

WEB IMAGEM

Ontem o dia estava ensolarado, saí à rua na esperança de vê-lo mesmo de longe, não o vi,
à noite enquanto trabalhava e meu pensamento era só seu, chovia muito, parecia que o céu 
despencava tão triste todas as minhas lágrimas de saudade, amor que tenho por você.

Por questão de ética não menciono o seu nome, mas você sabe quem é VOCÊ. Então escrevi
um trecho de música que me veio à cabeça, e lembre-se que há dois anos eu lhe falei que 
mesmo demorando 250 anos eu lhe encontraria novamente, agora só falta 248 anos. O tempo
passa, só meu amor continua fortalecido pela esperança de uma nova vida, com você é claro
mesmo demorando tudo isso.

É tão difícil olhar o mundo e ver
O que ainda existe
Pois sem você meu mundo é diferente
Minha alegria é triste

Quantas vezes você disse que me amava tanto
Quantas vezes eu enxuguei o seu pranto
E agora eu choro só sem ter você aqui

Esqueceu de tanta coisa que um dia me falou
Tanta coisa que somente entre nós dois ficou
Eu acho que você já nem se lembra mais

EU LHE AMO QUERIDO!!

Sonia. 

10 de junho de 2013

HOMOSSEXUALISMO

A respeito desse assunto, tem um fórum de discussão, cujo link, coloco abaixo.

Trata-se de uma página especifica do amigo Paulo. 

http://paulotamburrosexo.blogspot.com.br/

NA RETA FINAL / MORTE


Album particular(foto)
Há alguns anos, quando minha querida mãe morreu, os hospitais públicos não mantinham leitos para doentes terminais; isso já faz 34 anos. Esse doentes terminais eram tratados em casa pela família, que como a minha, nos privamos de algumas coisas para pagar um cuidador.

Há 18 anos, já haviam leitos de suporte do SUS para essas pessoas, é o que tratamos em texto anterior como CUIDADOS PALIATIVOS.


Muitas pessoas idosas são internadas com problemas de saúde na rede pública de Campinas SP, e algumas delas vêm de famílias "poderosas" mas que não querem gastar seu dinheiro com hospitais particulares, mesmo porque os CONVÊNIOS MÉDICOS não preveem internação prolongada para esses casos mais graves.


Casos graves À gravíssimos acabam mesmo nos hospitais SUS. Ali os idosos são DEIXADOS por sua família, e estou me referindo a aquelas bem estáveis com poder aquisitivo, que ainda fazem exigências quanto ao tratamento dispensado.

Ocorre que no sistema de saúde SUS todos os pacientes tem direitos iguais, venham de onde vier, e ninguém tem direito a tratamento especial mesmo com exigências, porque os profissionais de saúde SUS são HUMANIZADOS, isto significa que não é pelo STATUS social que haverá diferenças de tratamento.

Li um texto em um blog cujo endereço está aqui: http://kidureza.blogspot.com sobre a situação dos idosos nos asilos, casas de repouso, lares dos idosos, ou seja lá o nome que leva dependendo do PREÇO. 

Na minha opinião um idoso saudável que não tem condições de viver só porque os familiares trabalham, ou mesmo não o querem, poderia até ficar se quisesse num desses recantos dos idosos. Mas é um pecado! Nossos pais, avós e outros familiares se desdobraram em cuidados DIAS E NOITES, com frio ou calor para cuidar de seus filhinhos, e depois que envelhecem são deixados de lado, assim como uma coisa que incomoda muito, dá trabalho e ninguém tem tempo. Todos estão muitos ocupados!

Para quem não sabe, os cuidados dos pacientes que estão " NA RETA FINAL ", é muito triste porque a maior parte do tempo eles ficam SEDADOS, consumindo drogas paliativas que aliviam as dores, os seus banhos são dados com paninhos molhados no próprio leito.
Em momentos raros de confusão mental e lucidez, chamam pelas suas mães> imagine um velhinho(a) de 80 anos a mais, chamando pela sua mãezinha! É de doer o coração!

Quem sabe uma MEDIDA PALIATIVA para as famílias que podem pagar seria contratar um cuidador e manter o idoso no próprio lar?

Quem de nós,  gostaria de ser deixado aos cuidados dos hospitais nos últimos dias de nossas vidas, sozinhos, sem ninguém a não ser os médicos e equipes de enfermagem?

É bom começar a pensar nisso, porque o IDOSO necessita de cuidados tanto quanto uma 
CRIANÇA.

A NOSSA VIDA É NASCER, CRESCER, E MORRER. 

FOTO DO TEXTO:> Dr. Antonio do Carmo Pinto, médico, aposentado, que cuidou de sua querida mãezinha Sra. Adelina que faleceu em sua casa aos 95 anos de idade. 

Sônia.  

9 de junho de 2013

CUIDADOS PALIATIVOS


imagem web
Desde o ano de 2010 entrou em vigor um novo código de ética médica. 
Atualizou a prática médica para este inicio de século XXI, e entre os 25 princípios fundamentais, o de número XXII introduziu uma importante medida de ética médica,
Vejamos:

Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob a sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.

Trata-se da admissão do princípio da finitude humana.

Se olharmos para o Código de Ética médica anterior, de 1988, entre os 19 princípios elencados - por incrível que pareça - o paciente nunca morre!

Sonia. 

5 de junho de 2013

Lembranças


imagem web

Ao pisar muitas vezes não encontro o chão...
tento caminhar, não visualizo a estrada!
e quando tento sorrir logo vem as lágrimas...

Os sonhos se tornaram pesadelos,
as luzes se apagam...
nessa escuridão procuro encontrar meu "EU"...
se é que ainda existe!

Os fantasmas atacam com a voracidade de tigres famintos!
a luta é desigual, minhas forças estão se esvaindo.
( abril de 2009 )

VOCÊ!

Sabe como ninguém a arte da conquista através das palavras... 
Onde ninguém compreende, VOCÊ tira forcas para compreensão!
Naã se abala com pequenas coisas, enquanto a maioria desata em criticas!
Insiste bravamente naquilo em que acredita, e luta muito por seus ideais.
Ainda que grande parte desacredite...
ISTO E VOCÊ! ( abril de 2009 )

MOMENTOS DIFÍCEIS

Somente nos  momentos mais difíceis de nossas vidas e que podemos distinguir as amizades verdadeiras, sem cobranças, nem pedir nada em troca!
Essas pessoas existem, poucas, mas existem!
E a existência delas que as vezes aparecem em nossas vidas e custamos a acreditar,
sabe porque?.. Porque estamos acostumados com a revolta, a falta de compreensão 
e a insensatez. Quando encontramos parece um sonho!
Mas VOCÊ EXISTE! ( abril de 2009 ).   

Obs. Estes trechos carinhosos foram escritos em meu caderno de recordações por 
alguém que me amou, e eu nunca deixei de ama-lo.

Os erros de acentuação e ortografia são por conta do meu teclado que esta com defeito.    

Sonia.