12 de outubro de 2013

SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

imagem web
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE?

Não! 
SUS – SEU ÚLTIMO SUSPIRO.
Os dependentes desse sistema falido pelas falcatruas do Governo, pelo descaso de atendentes e profissionais de saúde deixam uma fila enorme de espera para atendimento devido à burocracia do PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Que nunca funcionou e já deveria ter sido enterrado. 

Entre muitos casos passarei a descrever um que aconteceu dentro da UNICAMP – Universidade Estadual  de Campinas, dizem que modelo de Ensino!

Um paciente com doença grave de visão, consultou um oftalmologista particular, outro do convênio dos funcionários do Estado – Inamps e ambos o encaminharam para a UNICAMP.

Conseguiu marcar uma “triagem”, porém não teve sorte desde sua entrada naquela instituição. Vejam:
Atendente: Sr. Henrique M. Dias.
Paciente: Bom dia sou eu!
Atendente: O senhor mora onde?
Ø     Aqui em Campinas
Ø     O senhor está mentindo! Onde mesmo que o senhor mora?
Ø     Em Campinas!
Ø     Onde? Nome da rua, CEP, Bairro, e Cidade,
Ø     Moro sim senhora, na Rua tal, CEP tal, Campinas!
Atendente: É está certo, mas muita gente vem aqui mentindo o endereço. Mas o senhor não poderá ser atendido porque o seu encaminhamento é de medico particular, e de convenio. Precisa passar num clínico geral da UBS Básica, que encaminhará o senhor para um oftalmologista da Rede Pública.

Mas senhora, o oftalmologista já me mandou direto para cá porque meu caso é grave, estou com sangramento em fundo de olho e posso perder a visão, apela o paciente já desesperado.

Sinto muito, faz o que eu disse e volta!
Por favor, senhora não faz isso, os dois médicos me mandaram para cá porque o caso é grave! Reafirmou o paciente.

Siga as orientações que já lhe dei!

Agora, vem o drama: para marcar consulta na UBS tem que fazer triagem com a enfermeira, que avalia se realmente precisa de clinico geral mesmo. E se precisando tem que aguardar pelo menos de 30 a 40 dias para consultar.

Nesse tempo de espera, acrescenta mais um tanto igual para conseguir a tal consulta com oftalmologista da Rede Pública.

O paciente é funcionário público da área da saúde (ou da doença), está desesperado porque já não está enxergando com o olho esquerdo.

Esse é o nosso sistema de saúde em Campinas SP.


Se alguém puder ajudar entre em contato com telefone 19 37725829 ( Centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti). O paciente é funcionário!

Sonia. 

5 comentários:

Sônia Pachelle disse...

Estou em contato com algumas pessoas que conheço para ver se consigo uma consulta com oftalmologista da rede pública, antes que o moço perca a visão.

Num hospital com mais de 500 médicos, enfermeiros, coordenadores, e serviço de saúde ao trabalhador, um funcionário tem que se virar para não ficar cego.

O que depender de meu esforço será feito, mas ainda assim, acho que vou precisar de muita ajuda.

Agradeço publicamente a Sra. Selma do DISTRITO SUL CAMPINAS SP, que me deu atenção e está se esforçando para conseguir uma ajuda para o nosso amigo doente.

Muito Obrigado,

Sonia.

Sônia Pachelle disse...

Estou empenhada em conseguir ajuda para uma consulta com oftalmologista da rede publica de Campinas SP, para o amigo que está com problema sério de visão. Corre o risco de ficar cego.

Agradeço qualquer ajuda!

Quero agradecer publicamente a Sra.Selma do Distrito Sul, por estar empenhada no caso, tentando nos ajudar.

Muito obrigado!

sonia.

José María Souza Costa disse...

Olá, bom dia.

Hum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
Abraços, abraçados.

J Araújo disse...

Pois é, como se vê as coisas fica cada dia pior. Isso seria o caso desse funcionário ter procurado a Promotoria Pública para fazer valer seus direitos.

Em outros casos o serviço público é melhor que o particular. Eu particularmente paguei uma consulta, o médico indicou cirurgia logo de cara.

Passei no médico do SUS, uma consulta muita mais bem feita, indicou o tratamento adequado e não foi preciso de cirurgia.

Imagina você se eu tivesse feito o que o primeiro indicou!!

Um excelente post de alerta.

abraço

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sonia
Sou obrigada a pagar uma fortuna por um plano para não ter que cair na mão do SUS...
Bjm fraterno e quaresmal