12 de outubro de 2013

SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

imagem web
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE?

Não! 
SUS – SEU ÚLTIMO SUSPIRO.
Os dependentes desse sistema falido pelas falcatruas do Governo, pelo descaso de atendentes e profissionais de saúde deixam uma fila enorme de espera para atendimento devido à burocracia do PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Que nunca funcionou e já deveria ter sido enterrado. 

Entre muitos casos passarei a descrever um que aconteceu dentro da UNICAMP – Universidade Estadual  de Campinas, dizem que modelo de Ensino!

Um paciente com doença grave de visão, consultou um oftalmologista particular, outro do convênio dos funcionários do Estado – Inamps e ambos o encaminharam para a UNICAMP.

Conseguiu marcar uma “triagem”, porém não teve sorte desde sua entrada naquela instituição. Vejam:
Atendente: Sr. Henrique M. Dias.
Paciente: Bom dia sou eu!
Atendente: O senhor mora onde?
Ø     Aqui em Campinas
Ø     O senhor está mentindo! Onde mesmo que o senhor mora?
Ø     Em Campinas!
Ø     Onde? Nome da rua, CEP, Bairro, e Cidade,
Ø     Moro sim senhora, na Rua tal, CEP tal, Campinas!
Atendente: É está certo, mas muita gente vem aqui mentindo o endereço. Mas o senhor não poderá ser atendido porque o seu encaminhamento é de medico particular, e de convenio. Precisa passar num clínico geral da UBS Básica, que encaminhará o senhor para um oftalmologista da Rede Pública.

Mas senhora, o oftalmologista já me mandou direto para cá porque meu caso é grave, estou com sangramento em fundo de olho e posso perder a visão, apela o paciente já desesperado.

Sinto muito, faz o que eu disse e volta!
Por favor, senhora não faz isso, os dois médicos me mandaram para cá porque o caso é grave! Reafirmou o paciente.

Siga as orientações que já lhe dei!

Agora, vem o drama: para marcar consulta na UBS tem que fazer triagem com a enfermeira, que avalia se realmente precisa de clinico geral mesmo. E se precisando tem que aguardar pelo menos de 30 a 40 dias para consultar.

Nesse tempo de espera, acrescenta mais um tanto igual para conseguir a tal consulta com oftalmologista da Rede Pública.

O paciente é funcionário público da área da saúde (ou da doença), está desesperado porque já não está enxergando com o olho esquerdo.

Esse é o nosso sistema de saúde em Campinas SP.


Se alguém puder ajudar entre em contato com telefone 19 37725829 ( Centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti). O paciente é funcionário!

Sonia. 
Postar um comentário