16 de maio de 2018

DOENÇAS CRÔNICAS

Campinas, 16 de maio de 2018

Ao longo do tempo em que trabalho na área de saúde tenho visto muitos pacientes portadores de doenças cronicas como as abaixo relacionadas, e o meu aconselhamento para as pessoas se manterem saudáveis, ou não deixar evoluir tais doenças. Vamos lá!

HIPERTENSÃO ( HAS) ( HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
> Pessoas portadoras de " PRESSÃO ALTA " popularmente conhecida, não tem CURA, mas tem CONTROLE. Tomar os medicamentos indicados pelo médico nos horários estabelecidos e orientados e manter uma dieta saudável. Diminuir o SAL da alimentação. Para dar sabor aos alimentos e não sentir FALTA DO SAL, adicionar ao tempero ervas como, orégano, chimichurri, alecrim. Lembrando ainda que os temperos prontos tem uma grande quantidade de SÓDIO, prejudicial a saúde. Observar sempre qualquer sinal de " INCHAÇO NOS PÉS OU PERNAS" ( EDEMA DE MEMBROS INFERIORES) isso é sinal de problemas circulatórios. Deve procurar um médica especialista em DOENÇAS VASCULARES. Os hipertensos que não seguem o tratamento adequado correm risco de ter uma doença conhecida como "DERRAME". Na verdade é um AVC Acidente Vascular Cerebral, que também deixam sequelas, e podem ser IRREVERSÍVEIS.

DIABETES 
> Os portadores de diabetes precisam se cuidar muito bem desde o momento da constatação da doença até o fim da vida. Essa doença é grave, traiçoeira, e causa muitas sequelas, como retinopatia diabética (doença progressiva de fundo de olhos que leva a cegueira), enfraquecimento musculoesquelético, e feridas importantes em membros inferiores principalmente nos pés. Procurar calçar sapatos confortáveis que não apertem os pés, com sola adequada para pisar no chão e não ferir a região plantar dos pés. 
Pessoas portadoras de DIABETES, NÃO DEVEM NUNCA INGERIR AÇÚCAR, seguir rigorosamente a dieta fornecida pelo médico, tomar os medicamento nos horários corretos, e principalmente PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS  NUMA ACADEMIA ORIENTADO POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 

DEVO ESCLARECER AOS DIABÉTICOS QUE UTILIZAM INSULINA PARA CONTROLE DA DOENÇA, QUE É DIREITO DO PACIENTE > TER UM APARELHO QUE SE CHAMA GLICOSÍMETRO QUE É FORNECIDO PELOS CENTROS DE SAÚDE, MEDIANTE A SOLICITAÇÃO DE UM MÉDICO. VAI RECEBER O APARELHO, E ORIENTAÇÕES DE COMO UTILIZAR. ISSO NÃO TEM CUSTO PARA O PACIENTE, É GRATUITO. ALÉM DO APARELHO O PACIENTE TEM DIREITO DE RECEBER SERINGAS E AGULHAS PARA APLICAÇÃO DA INSULINA, CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA. 

E aqui vai um aconselhamento pessoal para todos que acessarem esse espaço: Todas as doenças podem ser tratadas, o desconforto minimizado, se o paciente passar a frequentar uma academia e praticar exercícios físicos. Tomar pelo menos dois litros de água  no decorrer do dia. Água é saúde, evite refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, gorduras em geral, e principalmente doces. 

OBSERVAÇÃO: A INGESTA DE ÁGUA NÃO SE APLICA A PACIENTES COM DOENÇAS RENAIS COMO INSUFICIÊNCIA RENAL, PESSOAS QUE FAZEM HEMODIÁLISE.

 Sonia Pachelle                                               Reserva de direitos autorais. Texto próprio.


Nenhum comentário: