9 de março de 2012

>> Nova Ortografia

Resumo das recentes reformas da lingua portuguesa

>> O alfabeto passou a ter 26 letras, foram acrescentada as já existentes: K, W, e Y, que na  verdade não tinham desaparecido dos dicionários, são utilizadas em apenas duas situações:
1)   Na escrita de símbolos internacionais > km(quilometro), kg (quilograma), W(wat).
2)   Na escrita de palavras e nomes estrangeiros e seus derivados ainda não aportuguesados. > playground, Kennedy, windsurfe, Willian.
Não há nenhuma palavra da língua portuguesa escrita com tais letras: inconcebíveis as grafia “kilo” ou “kilometro”, etc.

Foi abolido o “trema”, sendo que ainda permanece nas palavras estrangeiradas como Muller. As demais como lingüiça, cinqüenta, bilíngüe, e outras, não sem usa mais.

Caiu também a acentuação dos ditongos, como > idéia, bóia, jóia, platéia. Não se usa mais o acento no i e no u tônicos, 2ª vogal dos hiatos sozinhos na silaba ou com “s” precedidos de ditongos nas paroxítonas > baiuca, feiura, saude, saida, etc.

Oxítonas e o “i” ou “u” estiverem em posição final, o acento permanece, como: Piauí, raizes, juiz, juizes, rainha ( regra antiga continua.)

Eliminou-se o acento dos hiatos “ee” e “oo” > vêem(veem) vôo(voo)

Acentos diferenciais: Ele pára o carro> Ele para o carro // Esse gato tem pêlos brancos > Esse gato tem pelos brancos.

Exercícios: Acentue corretamente as palavras: uteis, anzois, sauva, ideia, trofeu, apoio, Piaui, boiam, moido, enjoo, especime.
Use o acento se necessário:
Ø    Pera é bom para a saude
Ø    Desapareceu o as do baralho: vocês viram onde esta o as?
Ø    Para plantar é preciso usar pas, pes, e maos. 
Continuaremos com orientações na próxima postagem 

web
sonia.


3 comentários:

J Araújo disse...

Existem certas coisas que o Brasil adota somente para confundir a cabeça dos brasileiros; a pergunta que fica é: O que a reforma ortográfica vai trazer de beneficio para nós? Na minha humilde opinião, nada!

Sônia Pachelle disse...

Olá Araujo

Acredito que as crianças escrevem mal o que já existia, imagine agora com essa invenção, incluir letras por motivos de principalmente nomes estrangeiros, ou tarjas, ou lanches.

Enfim, tanto coisa para ser feita.

sonia, obrigado pela visita

Unknown disse...

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes



Para voce, que me saúda com gentileza de Romania.

O seara buna si frumoasa intru poezie!