9 de março de 2012

>> Nova Ortografia

Resumo das recentes reformas da lingua portuguesa

>> O alfabeto passou a ter 26 letras, foram acrescentada as já existentes: K, W, e Y, que na  verdade não tinham desaparecido dos dicionários, são utilizadas em apenas duas situações:
1)   Na escrita de símbolos internacionais > km(quilometro), kg (quilograma), W(wat).
2)   Na escrita de palavras e nomes estrangeiros e seus derivados ainda não aportuguesados. > playground, Kennedy, windsurfe, Willian.
Não há nenhuma palavra da língua portuguesa escrita com tais letras: inconcebíveis as grafia “kilo” ou “kilometro”, etc.

Foi abolido o “trema”, sendo que ainda permanece nas palavras estrangeiradas como Muller. As demais como lingüiça, cinqüenta, bilíngüe, e outras, não sem usa mais.

Caiu também a acentuação dos ditongos, como > idéia, bóia, jóia, platéia. Não se usa mais o acento no i e no u tônicos, 2ª vogal dos hiatos sozinhos na silaba ou com “s” precedidos de ditongos nas paroxítonas > baiuca, feiura, saude, saida, etc.

Oxítonas e o “i” ou “u” estiverem em posição final, o acento permanece, como: Piauí, raizes, juiz, juizes, rainha ( regra antiga continua.)

Eliminou-se o acento dos hiatos “ee” e “oo” > vêem(veem) vôo(voo)

Acentos diferenciais: Ele pára o carro> Ele para o carro // Esse gato tem pêlos brancos > Esse gato tem pelos brancos.

Exercícios: Acentue corretamente as palavras: uteis, anzois, sauva, ideia, trofeu, apoio, Piaui, boiam, moido, enjoo, especime.
Use o acento se necessário:
Ø    Pera é bom para a saude
Ø    Desapareceu o as do baralho: vocês viram onde esta o as?
Ø    Para plantar é preciso usar pas, pes, e maos. 
Continuaremos com orientações na próxima postagem 

web
sonia.


Postar um comentário