17 de agosto de 2019

VIGILANCIA SANITARIA / CONDOMINIOS ACONDICIONAMENTO DE LIXO

Campinas, 17 de agosto de 2019.

  

O assunto pertinente nessa matéria é de ordem e interesse de todos. Os condomínios são obrigados por Lei a acondicionar o lixo produzido pelos moradores adequadamente.

Containers para LIXO ORGÂNICO, E DESCARTÁVEL. Eu sou residente de um condomínio em Campinas, bem próximo ao TEATRO CASTRO MENDES, na Vila Industrial.

Aqui temos tres containers para LIXO ORGÂNICO, UM PARA RECICLÁVEL, E UM BALDE DE TAMANHO GRANDE TAMBÉM PARA ORGÂNICO OU QUALQUER OUTRO, ESSE ULTIMO DESTAMPADO. 

Ocorre que os moradores trazem suas sacolas de lixo e JOGAM de qualquer jeito nos respectivos locais adequados( ou não)  , pois estão devidamente identificados. O balde grande recebe de tudo, e por causa desse balde sem tampa temos então inúmeros criadouros de moscas. Os vidros são colocados no chão desembrulhados.

Moscas que se espalham pelo quintal do condomínio e sobe para dentro dos apartamentos que estão com suas janelas abertas, causando desagradável presença na cozinha, banheiro, sala, enfim um verdadeiro transtorno.

Minha conduta foi de entrar em acordo com o senhor SINDICO que me respondeu: EU SOU O SINDICO ADMINISTRADOR E VOCE ESTÁ BOTANDO SEU NARIZ ONDE NÃO É CHAMADA PORTANTO ISSO É RESPONSABILIDADE MINHA.

Está certo então! AGORA VOU CONTAR UMA HISTORIA. Certa noite passando por aqui o coletor de lixo, um dos funcionários pegou os sacos que estavam dispostos nas calçada e jogou para cima do caminhão. Então voltou a portaria e comunicou ao porteiro noturno que machucou a mão com vidro. A mão estava sangrando. O porteiro disse> ah! mas eu não posso fazer nada, não tenho nada a ver com isso.

Minha orientação foi então> SENHOR SINDICO, EMBORA O SENHOR DIGA QUE O LIXO NÃO É PROBLEMA MEU, DEVO LHE COMUNICAR QUE UM COLETOR DE LIXO SE MACHUCOU COM CACOS DE VIDRO QUE ESTAVAM NOS SACOS QUE A FAXINEIRA COLOCOU PARA FORA.

Agora o senhor me ouça! Ou comunica os moradores como devem ser acondicionados os lixos ou o senhor faça o favor de mandar sua faxineira fazer. 

VIDROS: DEVEM SER EMBRULHADOS EM JORNAIS, REVISTAS, PAPEIS DE PROPAGANDAS DE SUPERMERCADOS, E COLOCADOS DENTRO DE UMA CAIXA DE PAPELÃO, E ESTA DEVE IGUALMENTE SER MUITO BEM FECHADA,  E IDENTIFICADA COM AS PALAVRAS>  CUIDADO VIDROS. 

Quanto as sacolas de lixo orgânico os moradores devem trazer sempre bem fechadas para evitar acumulo de moscas e mosquitos, e mal cheiro fedorento no condomínio.

É ÓBVIO QUE NADA DISSO ELE ESTÁ FAZENDO PELO CONTRARIO ESTÁ SENDO COLOCADO NA RUA DA SEGUINTE FORMA. 

UM SACO PLÁSTICO PRETO DE PÉSSIMA QUALIDADE. ORIENTAÇÃO DADA A FAXINEIRA: COLOCAR METADE DE LIXO ORGÂNICO NO SACO E ENFIAR AS GARRAFAS OU VIDROS ENTRE ELES. COMPLETAR O SACO COM LIXO ORGÂNICO E ENFIAR O RESTO DE VIDROS PELO MEIO DOS SACOS DE ORGÂNICOS. 

Essa orientação só serve mesmo para provar que esse cidadão SINDICO É UM IRRESPONSÁVEL E DEVE RECEBER ORIENTAÇÃO POR ESCRITO DO ÓRGÃO COMPETENTE. Inclusive caixas de papelão e garrafas plásticas são igualmente misturadas pelo meio do lixo orgânico. Resumindo o mínimo de lixo reciclavel separado aqui vai todinho misturado nos orgânicos.

POIS BEM, EU TIVE O TRABALHO E A PACIÊNCIA DE LIGAR PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CAMPINAS. Para minha surpresa me disseram que eu deveria me orientar com a VIGILÂNCIA AMBIENTAL QUE ESSE É UM PROBLEMA DELES. ENTÃO DIANTE DESSA RESPOSTA EU DISSE A ATENDENTE QUE FOI A PRÓPRIA VIGILÂNCIA AMBIENTAL QUE ME DEU O TELEFONE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DESSA ÁREA DE COBERTURA.

Esse departamento de fiscalização pode fechar as portas. Deles eu recebi a orientação de fazer denuncia ou reclamação no Ramal 156. Para que a SECRETARIA DA SAÚDE POSSA ENTRAR EM CONTATO COM ELES para se PROGRAMAREM A FAZER UMA VISITA E CONSTATAR A IRREGULARIDADE. 

Esse é um país que pode mudar presidente, prefeito, governador, seja lá quem for que tenha qualquer cargo, porque quem os tem apenas se aproveitam de suas cadeiras de conforto e nada fazem. 

Essa falta de responsabilidade com outras pessoas, não se preocuparem com os coletores de lixo é na minha opinião falta de bom senso, amor ao próximo, abuso de autoridade falha, enfim, isso é uma baderna. Infelizmente eu não tenho mais o que fazer. A não ser deixar aqui essa informação e quem sabe alguém responsável e de bola índole e fé tenha a capacidade de tomar providencias. 

DETALHE> A faxineira não faz uso de EPIs. obrigatórios, tanto para lixo quanto para limpeza. Tem 01 conjunto de EPIs. para todos compartilharem. ERRADO CADA FUNCIONÁRIO TEM QUE TER O SEU. 

Sonia Pachelle.

Nenhum comentário: