Atenção: EU COLOQUEI ESSA FOTO PARA QUE AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELO TREINAMENTO DE VACINADORES VEJAM ISSO>> TÉCNICA DE APLICAÇÃO COMPLETAMENTE ERRADA. ( ANVISA, DISTRITOS DE SAUDE, ETC.)
Ao longo desses anos trabalhando na Prefeitura Municipal de minha cidade, pude observar em diversos departamentos alguns funcionários, e posso concluir que as características de cada Secretaria não difere no comportamento específico de cada um deles.
Vejamos: Secretaria da Saúde: os funcionários estão locados em UBS ou HOSPITAIS. Os hospitais estão super lotados porque as UBS não atendem a demanda espontânea então os pacientes crônicos que tratam de Diabetes, Hipertensão, ou saúde mental, quando não são acolhidos na UBS caem sem dúvida nos Prontos Socorros dos Hospitais.
Na verdade, os Centros de Saúde, trabalham de acordo com PROTOCOLOS da Secretaria da Saúde, e estes nem sempre estão dentro da realidade dos usuários. É comum, organizar palestras nas quais participam um clinico geral, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem, e dentro desse contexto há dia para atendimento de cada EQUIPE.
Funciona assim: O centro de saúde é responsável por uma certa região chamada de macro-região, e subdividida em micro-áreas que ganham os nomes de equipes, que podem ter nomes de cores como vermelho, verde, azul, e amarelo ou qualquer outro substantivo.
Cada dia da semana é determinado para os funcionários que compõe essa equipe uma reunião para os pacientes crônicos, e o médico faz então aconselhamentos e RENOVAÇÃO de receitas médicas dos medicamentos para uso contínuo.
Até parece que os usuários nesse país tem todo o tempo disponível para participar de reuniões onde se ouve sempre os mesmos aconselhamentos, e ganha uma receita cujo medicamento é também sempre o mesmo. Como nem todos os usuários tem tempo disponível para participar desse programa de educação na saúde, pois, são empregados de empresas PRIVADAS e não podem estar faltando ao trabalho por causa de uma reunião com médicos e enfermagem> inevitavelmente caem no PRONTO SOCORRO DOS HOSPITAIS, afinal o que interessa para eles é apenas a RECEITA MÉDICA.
Agora eu cheguei no PERFIL DO FUNCIONALISMO: a verdade é que ninguém tem pressa para nada, ao contrario, o GRUPO é marcado para 8 horas da manhã, mas pode atrasar e começar as 8,30 ou 9 horas. Mas o paciente NÃO PODE ATRASAR, senão fica sem a receitinha básica.
Quero dizer que em qualquer repartição seja nas UBS, Hospitais, Pronto Socorros, Pronto Atendimento, o PERFIL É IGUAL: esse pessoal da saúde trabalha com uma má vontade danada, de fazer dó a qualquer cristão desse país. Ninguém se importa com nada, está demorando tem que esperar, PONTO E BASTA.
A rotina do funcionário na saúde das UBS é assim
> sempre chega em cima da hora ou atrasado, nunca antes. Primeiro vai atrás de um cafezinho ( que já deveria ter tomado em casa), depois se inteirar das últimas notícias sobre as greves, e após que se pensa em quem está a espera de atendimento.
Ora o usuário é gente que sente! Como pode uma categoria reivindicar AUMENTO SALARIAL se é uma tartaruga para trabalhar? Será que pensam estar fazendo um FAVOR AO USUÁRIO? E pessoalmente vivi uma situação inusitada esse mês de maio, estive trabalhando em uma UBS no período da manhã, na campanha de vacinação dos idosos.
É meu jeito de ser: chego pelo menos 10 minutos mais cedo, preparo o material, a sala onde será feito o atendimento, e começo a preparar as vacinas que serão utilizadas.
Todos sabem que as pessoas idosas tem o costume de levantar-se cedo, e assim vão logo tratar dos seus interesses bem no inicio da manhã> é assim nas campanhas de vacinação, se a UBS abre as 7 horas, já temos pelo menos uns 30 usuários a espera.
Então eu estou certa, estou pronta a atendê-los, PORÉM, lá na ponta tem uma mesinha onde fica alguém para atendê-los administrativamente, ou seja, colocar um selo da vacina INFLUENZA na carteira de vacinação.
Nossa, como isso demora.... E se reclamam informam a eles: nosso horário é 8 horas para vacina, estão chegando cedo demais!
Isso é uma afronta, um descaso, falta de respeito.
Eu pessoalmente posso garantir com toda certeza que não deixo ninguém esperando para ser atendido, é tão fácil preparar e fazer uma vacina.
Trabalhei muito, mas muito mesmo, porque os demais funcionários que deveriam estar me ajudando em sua grande maioria ficam reunidos na copa tomando cafezinho e fazendo fofocas.
ESSE É O PERFIL >> DEVAGAR E QUASE PARANDO, SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES.
3 comentários:
Ola Sonia!
Que belo post de alerta!
Meu esposo foi tomar essa vacina pela empresa que ele trabalha que por sinal é obrigatorio.O braço dele ficou um horror de tanto que inflamou!Achei que pudesse ser alergia a composição mas ele ja havia tomado outras vezes e nada acontecera antes!Terá sido dessa vez aplicada na tecnica errada!?
PS:Quero agradecer o lindo comentario la no blog!Pena que ficou no post anterior!Talvez tenha sido engano como ja aconteceu comigo tantas vezes!
Poderia copiar e passar para o post atual?Please!
Obrigada!
Beijos!
Olá Sonia. Isso é um absurdo. Sabe... é sempre muito bom te ver lá no Arca. Obrigada. Beijos.
Boa noite Lu,
Com certeza foi utilizada técnica errada, e muitas vezes falha na preparação da vacina.
O que acontece é que essa equipe nova de auxiliares, técnicos e enfermeiros, são muito mal treinados e reciclados pela Secretaria de Saúde.
Tenho observado alunos da escola Global em estagio na UBS> eles tem uma enfermeiro docente que é responsável pela instrução da prática de enfermagem.;
Infelizmente essa professora sabe menos do que os alunos, pois alguns há trabalham em hospitais.
Não sei mais o que esperar da equipe de saude, trabalham mal demais.
Obrigada pela visita, estou retornando ao seu espaço agora mesmo.
Beijos. sonia.
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