31 de maio de 2012

INFLUENZAE >> VACINA CONTRA GRIPE

Há poucos dias tivemos o início da campanha de vacinação dos idosos contra a Influenza (gripe) com as cepas 2012 - Hemisfério Sul, e deve ser administrada por vida INTRAMUSCULAR OU SUBCUTÂNEA PROFUNDA. 

COMPOSIÇÃO
Diferentes cepas do vírus MIXOVÍRUS INFLUENZAE inativados, fragmentados e purificados. A composição e concentração de antígenos hemaglutinina (HA) são atualizadas a cada ano, em função de dados epidemiológicos, segundo a OMS. ( Organização Mundial da Saúde )

Segundo a recomendação da OMS para a temporada de 2012 do Hemisfério Sul, cada dose de 0,5 ml de vacina contém> A/Califórnia/7/2009 (H1N1), A/Perth/16/2009 (H3N2 - cepa análoga, Timerosal (conservante) e solução tampão (q.s.p ) 0,05ml.

Os componentes da solução tampão PBS a PH = 7,2 são: cloreto de sódio e de potássio, fosfato de sódio dibásico, fosfato de potássio monobásico e água para injeção.
Cada dose de 0,5 ml contém traços de neomicina, Tríton-x-100 (octoxinol 9), e formaldeído (este no limite máximo de 30 microgramas).


(Tríton - x - 100 está relacionada com a Pluronicrange de detergentes comercializados pela BASF. )

Indicações: Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, moradores de casas de repouso, adultos e crianças com alterações crônicas dos sistemas cardiovascular ou pulmonar, incluindo asma: também os  diabéticos, hipertensos, e portadores de outras doenças cronicas, como cardio-vasculares, pneumopatias, etc.As gestantes devem se imunizar com a vacina Influenza, a partir do segundo trimestre da gravidez;


Contra-indicações: Hipersensibilidade sistêmica conhecida a qualquer componente da vacina, ou seja, ao timerosal, neomicina, formaldeído, Tríton-X-100 ( octoxinol, ovo de galinha ou a proteína da galinha, a qualquer medicamento ou substancia. Outra contra-indicação importante é: tomar outra vacina no mesmo dia em que está se tomando a Influenza, e que contenha os mesmos componentes. Pessoas com estado febril agudo ( aguardar o desaparecimento desses sintomas ). 

LOCAL DE APLICAÇÃO: PREFERENCIALMENTE NO BRAÇO ESQUERDO, NO TERÇO MÉDIO DO MÚSCULO DELTOIDE. 

VACINA DUPLA ADULTO: OU SEJA, vacina contra difteria e tétano. Também é oferecida ao idoso caso não tenha sido ainda imunizado. Essa vacina tem uma particularidade técnica de preparação e aplicação específica. O profissional deverá agitar fortemente o frasco da vacina, e aspirar no momento da aplicação, porque contém Hidróxido de alumínio como conservante, e caso não seja feito adequadamente poderá surgir no local da aplicação um NÓDULO DOLORIDO A PALPAÇÃO, podendo irradiar dores por toda extensão do braço. 

Nesse caso, se a pessoa vai tomar juntamente com a vacina Influenza, preferencialmente pedir que seja feita aplicação no braço em que a pessoa necessite menos para esforços físicos, devido a dor local, que deve ser tratada com COMPRESSAS FRIAS.

Algumas UNIDADES BÁSICAS DE SAUDE ( centro de saúde. ou os conhecidos postinhos) tem por rotina deixar preparada antecipadamente a vacina anti tetânica ou seja DUPLA ADULTO, que vem a ser completamente errado e contra indicado. 

É aconselhável o usuário tem conhecimento desses procedimentos para se proteger, porque nem todos os funcionários são esclarecidos ou treinados adequadamente para ser um VACINADOR.  

Texto: Resumo da BULA da vacina.

por sonia, 

Um comentário:

Emília Pinto disse...

Muito obrigada, Sonia por todas estas informações que li com muita atenção. Um beijinho e felicidades, amiga! Se cuide!
Emília