20 de junho de 2012

FITOTERAPIA


web
O uso de plantas medicinais faz parte do conhecimento tradicional da humanidade e desde os tempos mais remotos vem sendo utilizada na prevenção e tratamento de seus males. O resgate desses valores culturais aliado aos conhecimentos científicos é recomendado pela OMS Organização Mundial de Saúde.

A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas sem a utilização de substancias isoladas, ainda que de origem vegetal.

Quando um paciente toma uma droga ativa (cópia sintética), talvez esteja se privando dos benefícios terapêuticos adicionais que obteria se tivesse ingerindo a planta curativa original.

É preciso cuidados na administração: “SE NÃO FIZER BEM, MAL NÃO FAZ” não é bem assim. As plantas medicinais podem apresentar algumas vezes efeitos indesejados, se não forem utilizadas da forma e quantidade orientada.

Os chás devem ser feitos e consumidos no mesmo dia, nunca guardados de um dia para outro.
Nunca substituir remédios químicos por remédios de plantas sem a orientação médica.
Também não se devem utilizar misturas de plantas sem orientação de um profissional da saúde que tenha  conhecimento de plantas medicinais, ou seja, médico HOMEOPATA.

Varias são as formas de utilização: GARGAREJO, CATAPLASMAS, OU COMPRESSAS.

O seu médico fará as orientações cabíveis.

A saúde não é mais atributo de uma profissão médica hiperespecializada, é sim uma tomada individual de consciência.

É contra indicado a auto medicação, procure sempre orientação médica


Fonte: Cartilha de fitoterapia

sonia 

2 comentários:

Jéah disse...

Olá Sônia, como é bom ver que as pessoas lembram da gente! Eu abandonei o blog mesmo, infelizmente não tenho mais aquele tempo e dedicação para mexer nele. Ando muito atarefada com o trabalho e a faculdade, estou estudando arquitetura e trabalhando horário integral, então já dá pra imaginar a correria né? Mas eu não esqueço do blog, sempre dou uma passada por lá rs.

Em relação ao post, eu não suporto chá, não consigo sentir nem o cheiro. Mas também tenho um receio com certos tipos de medicamento. Morro de medo quando alguém indica remédio ou coisas do tipo. Graças a Deus é muito raro que eu fique doente ou dê alguma alergia, geralmente é só um resfriadinho que passa logo! :)

Bj grande

J Araújo disse...

Achei muito interessante o post,antigamente,quando eu morava na roça,os mais velhos sempre tinha uma receita para qualquer tipo de doença.

E o certo é que sempre dava certo. Hoje em dia abandonaram a prática e mesmo aqueles que moram na roça começaram a se render aos medicamentos com receita médica.

Com referencia a você dizer que lhe deseja um Feliz aniversario; sei que é dia 26 de junho; e já que tocou no assunto, desejo a você um Feliz aniversario. Que Deus possa iluminar seu caminho.

Beijos