10 de outubro de 2012

INJURIA ? CRIME !!

imagem web                                                   

Injúria do latim injuria, de in + jus = injustiça, falsidade.
No Direito consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro.
É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima.

Direito Penal brasileiro

Está no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de "Crimes contra a Honra".
ART. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria; II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3º - Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena - reclusão de um a três anos e multa.
Fui procurar e encontrei em Wikipédia, em que consiste a injuria. É bem o que está acontecendo na minha vida, e tem me causado grande sofrimentos emocional, espiritual, e destruindo a minha tranquilidade. Como tenho identificador de chamadas em meu telefone,estou atendendo somente ligações de amigos e parentes. .
Eu tenho uma vida regrada, acordo cedo, faço uma hora de academia por necessidade física, estudo, e trabalho, porém, quando estou no aconchego de meu lar, tem alguém desocupada(o) que se ocupa em se meter na minha vida, tentando me transtornar com conversas fúteis, inúteis, e principalmente que ofende a minha honra.
Não posso acusar ninguém, mas estou um tanto desestabilizada porque nesse mundo atual, cruel, e muito perigoso, as vezes tenho até medo de sair sozinha nas ruas. 
Estou sempre ouvindo histórias inacreditáveis de loucos e psicopatas, e coisas ruins não é só na casa do vizinho que acontece, pode vir bater a nossa porta. 
A finalidade aqui, é que alguém me conhece, está tentando me amedrontar e por isso estou usando meu espaço para denunciar publicamente. Estou sendo injuriada, ameaçada, e não gosto nem um pouco disso. 
(a) sonia. 

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
É um post que nos ajuda a refletir sobre o valor da palavra proferida...
Muito bom!!!
Bjs de paz e bem