27 de novembro de 2016

HISTERECTOMIA/ RETIRADA DO ÚTERO



No intuito de esclarecer a população, um assunto voltado especificamente às mulheres que são mais comportadas e vão com frequência ao médico ginecologista para prevenções de câncer uterino e de mamas. Ou pelo menos tentam ser atendidas por um ginecologista da rede pública. 

O trabalho de orientações e prevenções de doenças é feito basicamente no Brasil pelas Unidades Básicas de Saúde, popularmente conhecidas por Postinhos de Saúde.

De um tempo para cá, há cerca de 10 anos mais ou menos quem depende de atendimento público, ou seja, SUS DEPENDENTE, está sendo primeiramente atendido por uma enfermeira da rede pública, (postinho), que as encaminha para o ginecologista após a coleta do Papanicolao, “se” o resultado apresentar alterações, caso contrario a mulher acaba sendo prejudicada por não ter acesso a esse profissional especifico da saúde da mulher – GINECOLOGISTA.

Eu mesma, FUNCIONÁRIA CONCURSADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, fiquei 6 anos sem atendimento ginecológico, e consegui colher um papanicolao esse ano de 2016, porque, tenho uma colega enfermeira da rede pública que fez o procedimento e me passou o resultado via WhatsApp, estava dentro da normalidade // classe 3, processo inflamatório. Se eu quis saber mais a respeito de minha saúde ginecológica eu tive que me virar e buscar ajuda sozinha PAGANDO POR CONSULTA PARTICULAR, exames e tudo mais que eu mesma achei necessário.   

O meu objetivo é orientar as mulheres para que procurem uma ajuda correta. Algumas mulheres apresentam o que popularmente se conhece por “bexiga caída” que é também um problema sério de saúde na mulher, geralmente causado pela realização de partos normais via vaginal.
Então qual é o médico que realiza esses tipos de cirurgias: histerectomia e/ou cistocele? Saiba mais!!


A histerectomia subtotal ou total e as Pan-histerectomias devem ser realizadas preferencialmente por um cirurgião ginecologista, mas cirurgiões gerais, desde que capacitados, podem realizar esse tipo de cirurgia. As histerectomias radicais, indicadas devido a algum tipo de câncer, são normalmente realizadas por cirurgiões oncológico.

Sonia Sidney // Texto original próprio até o link 


Nenhum comentário: