28 de abril de 2009

> Gripe suina

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo virus tipo "A" que normalmente causa surtos de gripe entre suínos: este vírus geralmente não infecta o homem mas existem resgistros de transmissão para seres humanos.
O México e Estados Unidos notificaram casos de gripe aguda e pneumonia em humanos, e foi identificado uma nova sequencia genética do vírus da gripe (influenza suína). Ele é transmitido de pessoa a pessoa através das vias respiratórias, pela tosse, espirros e secreções de pessoas infectadas, porém, segundo a OMS hão há registro de tansmissão através da ingestão da carne suína, pois, o vírus não resiste a altas temperaturas, no cozimento das mesmas.
A definição de caso suspeito é a pessoa estar com febre alta em torno de 39 graus, acompanhadas de um ou mais destes sintomas: tosse, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas, e diarréia.
As pessoas que precisarem viajar para áreas infectadas no México, EUA, ou outro país, deve tomar algumas precauções como: uso de máscara adequada, ao tossir ou espirrar proteger o nariz e a boca com lenço descartável, evitar lugares com aglomeração de pessoas, não ter contato direto com pessoas já doentes, não utilizar conjuntamente copos, talheres, ou objetos de uso pessoal, lavar sempre as mãos, e em caso de suspeita procurar assistencia médica na unidade de saúde mais próxima.
Nunca tomar medicamentos por conta própria, ou utilizar medicamentos para prevenção, isso é muito perigoso a saúde.

Um comentário:

Whispers disse...

Também temos já alguns casos no Canada.

Aqui, e nos estados Unidos, dizem que a pessoa que tem os sintomas da gripe,ligue para o Medico de Família,ou centro de saude mais proximo,mas não vaia la,depois o medico de Família é que lhe manda os remédios necessários.

Simplesmente e mais uma doença,nada demais
Beijos
Rachel