6 de junho de 2010

> VACINAS NOSSAS DE CADA DIA...( HPV )

webNo primeiro semestre de 2010, falar, tomar, e aplicar vacina, foi o mais se aproximou da rotina do meu trabalho. Essa vacina H1N1 foi uma FEBRE NACIONAL, as pessoas ficaram enlouquecidas para tomar uma dose da mesma, deu briga, discussão, enfim, essa doença ganhou o IBOPE do ano.

Graças a Deus os efeitos colaterais imediatos conhecidos foram os mais leves esperados, no futuro só tempo dirá, para mim pessoalmente foi uma tragédia, porque até agora passados tres meses, ainda tenho sequelas de reação vacinal, e não foram poucas.

No entanto, a meu ver a vacina H1N1 veio num ano propício até para ajudar na campanha eleitoral, não é mesmo? "È o Governo Federal preocupado com a saúde dos brasileiros!".

E os brasileiros será que estão conscientizados com a saúde? Vejamos: Vacinas que não tem na rede pública, igualmente importantes, ou até mais.

- Meningite, pneumocócica, HPV, Varicela, Hepatite A.

É bom lembrarmos que algumas doenças tão graves como a grige suína, não estão sendo evitadas através das vacinas pelo Governo, como as descritas acima, meningite mata, pneumonias podem deixar sequelas, HPV é doença sexualmente transmíssivel responsável pelo cancer uterino, assim como Varicela e Hepatite A, tão comum nas escolas infantis.

Eu ainda não ouvi nenhum candidato preocupado com saúde pública dar a população igualdade social e vacinar gratuitamente todas as pessoas, e crianças, nas Unidades Básicas de Saúde com as vacinas que mencionei.

Quem sabe da gravidade das doenças, ou recebe orientação médica para se vacinar, tem que dispor de muito dinheiro para tomar as doses necessárias nas clínicas particulas, que aliás, são verdadeiras galinhas dos ovos de ouro.

São vacinas muito caras, e Varicela é dose única.

As demais são tres doses, e só para quem não sabe ter uma idéia de preço, a vacina contra HPV custa em média R$ 650,00 por dose.

O papilomavírus humano não é apenas um vírus, mas uma família inteira deles – são aproximadamente 150 tipos. Algumas versões, que não necessariamente são transmitidas sexualmente, causam verrugas na palma das mãos e na planta dos pés. “Outras levam a uma lesão precursora de câncer na região genital. ( Transcrição revista Saúde )

Geralmente as clínicas trabalham com auxiliares de enfermagem da rede pública, experientes que necessitam de complementação de renda, então, vão para as clínicas trabalhar sem registro em carteira de trabalho. Daí o empregador não está também recolhendo impostos trabalhistas aos cofres públicos. Mais um lucrinho...

E assim a carruagem passa, só se fala em doenças que dão Ibope, e o resto fica para outra oportunidade, quem sabe outra endemia.

Que Deus nos proteja!!




Postar um comentário