1 de junho de 2010

> Cultura, Educação, Justiça !!

weEsta semana os jornais de São Paulo, se torcidos fossem, estariam encharcados de sangue, consequencia da violência que impera em todo país, e de todas as formas.
Jovens de classe média alta, arrebentam-se com seus carros, deixando mãe desesperada e doente para sempre com a perda de seu único filho.
Jovem mulher advogada desaparece provavelmente vítima de violencia por ex namorado que não aceita separação.
Mulher assassinada a facadas pelo ex marido, enciumado, doente, psicopata, colocando em desespero os familiares de ambas as partes.

ESTÁ FALTANDO DEUS!!

Alguns anos para cá, a mulher conquistou o seu espaço na área de trabalho, competindo com os homens igualmente e as vezes até melhor, porém, perdeu seu espaço precioso dentro do lar, na sustentação espiritual da família. Com isso quem perde são os filhos, crescem sentindo a ausencia dos pais, no mais puro sentido de "família".

Em consequencia disso, essas crianças tornam-se independentes cedo demais, creio até que perdendo a referencia de infancia, brincadeiras, estudo, respeito, escola, amigos, e devido a inconstancia normal da idade, misturam todas as informações colhidas fóra de casa, e ficam até desorientadas ou inseguras.

O jovem que normalmente quer mostrar segurança demais, certamente está necessitando de apoio, deve estar inseguro, isso sim.

Quando alguém acostuma a passar a maior parte do tempo sozinho, colhendo e armazenando informações tem uma tendencia a se tornar egoísta também. Adquire uma "pseudo independencia", uma direito de ir e vir desregrado, avança limites, como se fosse livre e inofensivo como um passarinho.

Mas não é assim. Toda essa violencia que está explodindo no mundo, é fruto disso que coloquei ai em cima, é pai e mãe cada um com sua preocupação, filhos fazendo o que querem, acesso a internet que também pode ser um risco a saúde mental dos mesmos.

São poucas as famílias que vão a Igreja com seus filhos, lugar onde aprendemos, amar, respeitar, orar, ser solidário, aprender a trilhar o melher caminho. Na Igreja, encontramos DEUS, aliás, em todos os lugares ele está. Mas assim como temos tempo de trabalhar, estudar, passear, porque não termos um tempo para irmos juntos refletir na CASA DE DEUS.

Jovem que foi vítima do acidente de carro era um filho único, que provavelmente demonstrava a família ser responsável e seguro, mas que, num momento específico (hora do acidente) perdeu a referencia de DOR, e inadivertidamente por excesso de velocidade ou alcool, estourou-se com o carro. Ninguem bate um carro com tanta violencia distribuindo pedaços de ferro e corpo pelo meio da rua se não estiver em velocidade excessiva.

Faltou a esse rapaz pensar no sofrimento que causou a sua mãe. Talvez, em algum momento de sua vida, faltou conversar com ele como faço com meu filho que criei sozinha desde os oito anos de vida dele quando o pai faleceu (por doença). Eu costumo dizer a meu filho: procure acertar, e se tiver dúvida quando estiver sozinho numa "sinuca de bico", pense: "O que minha mãe faria ou pensaria disso ou as consequencias?" e daí meu filho, pense e espere a resposta, porque voce conhece meu coração. E lembre-se de quanto me faz sofrer quando comete erros que podem ser evitados.

A advogada desapareceu com seu carro no caminho de retorno a sua casa, quando saía de uma festa com a família, e retornou sozinha. A meu ver, o excesso de autoconfiança, a independencia, a impediu de pensar nos perigos que poderia se expor, principalmente, porque já havia história de separação seguida de ameaça com conhecimento da família, que naquele momento, também não tomou as devidas precauções.

Uma jovem, que já sofre ameaças deveria se expor a dirigir um automóvel sozinha e retornar para casa sem nenhuma companhia?

E a mulher, morta com crueldade a facadas, também já tinha sido anteriormente ameaçada, e toda a família sabia, então, porque não se proteger um pouco, e procurar se garantir nas idas e vindas, ao trabalho, a escola.

Vivemos num país de diferenças sociais nítidas, cultura está esquecida em alguma gaveta governamental, educação gratuita é zero, e justiça está longe de ser próxima sequer do ideal.

A própria constituição protege os criminosos, os advogados sabem que todo criminoso tem direito a se defender, a justificar-se, e daí em pouquíssimo tempo ganha a liberdade. Mas a sua tara de doente psicopata, assassino, não está curada, e junto com seu egoísmo e a facilidade de explicar uma barbarie com certeza é um risco para qualquer outra vitíma.

Enquanto houver impunidade, e a população acreditar no discurso que ouvi em propaganda eleitoral gratuita: " Porque o SESI proporciona escola de qualidade ao público e o Governo não...!" . Espera aí, o SESI, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, abre vagas para comunidade em número extremamente reduzido!!

As vagas do SESI são para os funcionários da indústria, tem que provar na hora da inscrição que o pai ou a mãe é industriario...

Os candidatos estão enlouquecidos querendo comparar o SESI com escolas públicas! É responsabilidade do GOVERNO dar QUALIDADE A EDUCAÇÃO, é mais ou menos assim: contrata professores com concurso público, pague a eles um SALARIO DIGNO e dê-lhes SEGURANÇA, pois, nessas escolas públicas tem muitos PROFESSORES VITIMAS POR AGRESSÃO E ATÉ MORTE, POR SEUS ALUNOS.

Até onde eu frequentei escola pública o professor era a AUTORIDADE dentro da sala de aula, ser PROFESSOR era um orgulho, ganhava-se adequadamente, e nunca eu vi, um aluno desrespeitar um deles. Mas nos dias atuais, o DIREITO DA INFANCIA E JUVENTUDE, é o que vale, e eles sem orientação que deve vir de casa, não respeita mais ninguém, tem uma lei que os proteje!

Isso tudo desestimula a classe de PROFESSORES, ORIENTADORES, E DIRETORES QUE A CADA DIA COLOCA A VIDA EM RISCO, A TROCO DE UM SALARIO BAIXO, QUASE DE FOME...



Peço perdão se alguém sentir ofendido com esse texto, mas, não é minha intenção ferir ninguém, são observações pessoais, e não dirigidas a pessoas pré-determinadas. E as pessoas que sofrem com a violencia, eu digo que conheço também essa dor, é grande, profunda, e abala a ALMA. Só DEUS para ter piedade e misericórdia de nós, todos nós.









Amem.



5 comentários:

Rebecca Rosenbaum disse...

hola Sonia, gracias por este artículo tan real. Es asi: estamos rodeados de violencia, criminalidad, no solo en los países latinoamericanos, que llega al desborde ya!

También en los países europeos se está desatando lo mismo. Las estadísticas muestran un aumento de la criminalidad a partir de los años 90.

Y los políticos se valen de la inocencia y falta de esperanzas del pueblo y comienzan a ofrecer lo que el pueblo quiere escuchar! Y el pueblo les cree porque están cansados todos de las falsedades que ofrecen los antiguos gobiernos.

Qué ocurre en todos los países latinoamericanos?:
La falta de fe, falta de esperanzas, conlleva a la persona a elegir el candidato equivocado.

Y el resultado es peor que lo que se tenía!

Disculpa también mi comentario tan personal. No deseo en lo más mínimo ofender a nadie.
Ni tampoco está dirigida mi opinión contra alguien. Es lo que se ve! Es la realidad!

A muchos les molesta oir la realidad.
Es que la realidad es esa: cruel, muy cruel.
Y esa crueldad se nota más en los países donde abunda la pobreza.

...
Recibe querida Sonia un saludo cordial
^^

Rosana Ibanez disse...

A gente não sabe qual o verdadeiro motivo de tanta desumanidade, tanta violência e crueldade.Como você mesmo citou, com certeza é a falta de Deus em seus corações. Se todas essas pessoas temessem a Deus, tudo isso não aconteceria. Não devemos culpar nem um e nem outro, acho que cada cidadão deve fazer a sua parte como pessoa e como família, tentar ao máximo mostrar aos seus semelhantes o que é realmente importante na vida e os reais valores, mas muitos já nascem dessa forma, com tendência a violência, encrencas, maldades e muitas vezes são de famílias boas e estruturadas e muitos até conhecem a palavra de Deus. O que fazer então? Não sabemos... Só orar e orar muito...

Beijos

Pensador disse...

O grande problema que eu vejo: educação de qualidade forma cidadãos críticos. Cidadãos críticos questionam e cobram. Quem questiona e cobra, não vota na maioria da corja que está no poder hoje. Acha mesmo que algum deles vai entregar o emprego assim tão fácil?

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Você tem toda razão, está faltando Deus em muitos lares. Valores como: ética, moral, responsabilidade, caráter , etc já não são mais ensinados pelos pais. A escola não está dando conta pois já não existe mais respeito, com isso vai surgindo uma população jovem sem limites e sem solidariedade.
Um abraço

Phivos Nicolaides disse...

Lindo! Very beautiful querida amiga Sonia. Bjs.