A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM
Todos os funcionários dos hospitais, já aprenderam que é preciso conferir atentamente o procedimento a ser feito:
1) medicamento certo
2) dose certa
3) paciente certo
4) via de administração correta.
DA OCORRÊNCIA DE ERROS.
Cada vez mais nos deparamos com notícias lamentáveis de pacientes que foram a óbitos em razão de administração de medicamentos errados.
DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Aqui na cidade de Campinas, a carga horária semanal é de 36 horas, ou seja, 07 horas e doze minutos por dia para quem está nas UBSS, (de segunda a sexta feira, folgando nos finais de semana, e feriados/pontos facultativos. Nos hospitais a carga horária e igual, porem, cumprem esse horário trabalhando com seis horas diárias, tendo 07 folgas mensais, incluindo sábados, domingos, feriados, pontos facultativos.
Aos sábados recebem um acréscimo de 30% a hora trabalhada, nos domingos e feriados 50/ pontos facultativos não recebem nenhum acréscimo.
DA FALTA DE RECURSOS HUMANOS
O profissional que esta nos hospitais, cumpre sua jornada, e pela falta de mão de obra no período seguinte, e convidado pela chefia a dobrar sua carga horária.
Vale dizer, que assim como os professores, perderam também o respeito e a defasagem salarial, por parte das instituições publicas. ( ou privadas )
DA FALTA DE MEDICACOES E MATERIAIS
As prefeituras em sua maioria são mal administradas, principalmente nos almoxarifados de distribuicoes de medicações e materiais.
Torna-se necessario o profissional ir ate o consultório medico, e solicitar a substituição, isso demanda em mais trabalho, e muitas vezes ate indisposição do profissional medico, que por sua vez já esta trabalhando ate 24 horas na Instituição.
O mesmo ocorre com materiais de enfermagem, higiene, e limpeza. Falta para o trabalhador sabonete liquido para lavar as mãos, papel toalha e higiênico, isso gera inquietação pois muitas vezes tem que ir para outro setor a procura de material.
DAS RAZOES DAS HORAS EXTRAS
E claro que a incidência constante de horas extras para o trabalhador, gera um stress e cansaços importantes, porem, de outro angulo o mesmo acostuma a receber seu salário com horas extras, e nesse caso passa a contar com o salário melhorado para sempre.
DAS CONSEQUENCIAS
DOS ERROS
COMO NAO HAVER ERROS
1) Recursos humanos suficientes para a demanda do local.
2) Salario melhorado ou ate diferenciado.
3) Redução da carga horária para 30 horas semanais.
4) Ambiente de trabalho adequado
5) Disponibilizarão de medicamentos e materiais necessários para a área.
DAS PROVIDENCIAS
Muitas vezes o paciente não consegue ter o medicamento na UBSs apos a sua liberação do hospital, e não tendo dinheiro para comprar, acaba ficando sem tomar. Adoece outra vez.
DO DESCASO
Outros pacientes crônicos, como cardiopatias, demoram tanto a recebem a atenção a saúde que chegam ao Pronto Socorro e morrem nas salas de espera.
Ninguem comete erros conscientemente dentro de um local onde trata de pacientes, assim como o objeto e curar e nao matar. Para isso estao ali.
sonia
Um comentário:
i am a retired R.N.
i so hear your frustration with the system.
Postar um comentário