21 de abril de 2012

VACINAS // CAMPANHAS DE 2012


web

Inicia no próximo dia  28 /04/2012 a campanha de vacinação anti-gripe, direcionada aos idosos, imunodeficientes, portadores de doenças crônicas como:

Diabetes, hipertensão, pneumopatias, cardiopatias, funcionários da saúde pública e particular (consultórios médicos e dentários) desde que comprovem a sua função com apresentação de seus respectivos crachás, ou documentos comprovatórios; e  crianças portadoras de indicação médica por escrito do pediatra responsável pelo acompanhamento.

Como em todas as outras vacinas do calendário da Secretaria da Saúde, podem eventualmente apresentar algum sintoma adverso como:

Dor local, edema, rubor, que desaparecem sem uso de medicação, é apenas indicado aplicação de compressas frias no local. Em caso febril, comparecer a uma UBS ( Centro de Saúde ), e procurar atendimento de um clinico geral,  ou fazer uso de antitérmico que já tenha indicação médica.

PORQUE TOMAR A VACINA?

Desde 1997, quando foi incluído no calendário público  a anti-gripal, melhorou sensivelmente a qualidade de vida dos idosos, e de outras faixas etárias que não estão ainda inclusas nesse benefício do SUS, e procuram clinicas particulares. 

Por experiencia própria posso dar  depoimento da minha própria experiencia em vacina> eu sempre tive muita propensão a ficar gripada com todos os desagradáveis sintomas: febre, prostração, coriza, dificuldade de respirar, enfim, após tomar  vacina anti-gripal, desapareceram as gripes da minha vida. 

Ainda é necessário esclarecer que além dos sintomas gripais, todas as pessoas que tem gripes constantes estão pré-dispostas também a pneumopatias e  sinusites.

Dessa forma, todos os cidadãos acima dos 60 anos, ou que estejam para completar essa idade nesse ano de 2012, devem comparecer no sábado dia 28/04/2012, num dos postos de vacinação e tomar a sua dose. É extremamente benéfico e para a eficácia continua, é necessário tomar a vacina todos os anos.

Não se esqueçam de levar a CARTEIRA DE VACINAÇÃO, OU UM DOCUMENTO PESSOAL. No dia 28, todos serão atendidos com maior facilidade e/ou agilidade porque haverá uma equipe de enfermagem preparada para o atendimento. 

Então vamos aproveitar esse direito que nos é oferecido pelo MINISTÉRIO DA SAUDE, e tomar a vacina o mais breve possível. Quem não puder comparecer no sábado poderá procurar uma UBS durante a semana, no horário de 08:00hs às 17:00 hs de segunda a sexta feira, durante os próximos dias. 

Durante a semana as UBS terão um número reduzido de equipe para atendimento vacinal, então haverá mais tempo de espera com certeza, mas mesmo assim com paciência todos serão atendidos. 


texto: sonia p.

Nenhum comentário: