22 de novembro de 2009

> Solidão

Voltanto ao texto anterior onde encontramos os tres tipos de solidão:

- A solidão gerada pela virtualidade da consciencia existencial

- A solidão intrapsíquica

- A solidão social

Sintéticamente entre esses tres tipos de solidão a primeira é inconsciente, é a fonte das duas outras. Ou seja, a natureza virtual da consciencia existencial contribui para gerar inconscientemente a solidão intrapsiquica e a solidão social. Esse assunto é extremamente complexo, mas o autor AUGUSTO CURY, tenta abordá-lo de maneira simples.

A solidão intrapsíquica é definida pela necessidade irrefreável de todo ser consciente em relacionar-se consigo mesmo. Ela estimula o auto-conhecimento, as viagens interiores, a introspecção, a reflexão, a meditação, a correção de rotas, a superação de conflitos.

Ela nos estimula a ter um rico diálogo com nós mesmos, a fazer uma mesa redonda com nossos temores, perdas, frustações, sonhos, projetos de vida. Ela propícia um excelente caminho para promover a saúde emocional e mental como um todo. Através, dela podemos educar nossa capacidade de pensar antes de reagir.

Quanto a solidão social o autor AUGUSTO CURY dá um exemplo:
Imagine uma pessoa nesse exato momento vivendo só na Terra. Quando ela anda, só ouve seus passos. Quando desperta, não há ninguém à sua volta. Vamos nos colocar no lugar dela: é a mais rica e poderosa, possui inúmeros bens e tem o mundo a seus pés, entretanto, quando caminha só seu coração pulsa, quando acorda só ela desperta. Não terá atritos nem frustrações sociais.

Ninguém a perturbará, não será criticada, rejeitada, e aparentemente vive na mais excelente atmosfera de paz! Mas quem deseja essa paz? Quem quer esse poder? O mais miserável dos seres humanos não suportaria tal solidão. Por mais bem resolvido e feliz que seja o AUTOR DA EXISTENCIA, ELE quer varrer do dicionário da sua existencia a SOLIDÃO SOCIAL.

Podemos conviver com milhares de animais sem jamais termos problemas de relacionamentos, mas por melhor que seja a relação com um ser humano, sempre haverá frustrações importantes. Apesar disso, não conseguimos deixar de viver em sociedade. Não somos seres sociais pelo instinto que promove a sobrevivencia biológica, como acontece com os outros animais, mas por sobrevivencia psíquica.

Este texto é uma transcrição de alguns parágrafos interessantes do livro "A SOLIDÃO DE DEUS' de Augusto Cury.

Esse autor tem inúmeras publicações interessantes em mais de 40 países, ele é psíquiatra, pesquisador da Psicologia e escritor. Professor de Pós graduação e conferencista em congressos nacionais e internacionais.
Desenvolveu uma importante teoria sobre o processo de construção do pensamento e o funcionamento da mente, chamada "INTELIGENCIA MULTIFOCAL"


Como assídua leitora do autor recomendo seus livros.
Renato Hemesath disse...
Este tema abordado é muito significativo. Acho interessante que as pessoas tem maneiras muito diferentes de assimilar a solidão, embora seja difícil defini-la, e assim buscam diferentes modos de lidar com ela. Muitas vezes, o próprio "empobrecimento" das relações humanas elucida esta constante busca no encontro com o outro para nunca sentir-se sozinho.Obrigado pelo comentário lá no Cine Freud. Achei digno os pontos de visyta que você citou sobre o tema.Uma ótima semana!
23 de Novembro de 2009 18:06

12 comentários:

Essência e Palavras disse...

Seu texto me lembra Humanismo. Auto-ajuda explicita.


beejo amiga, boa semana!

Daniel Savio disse...

Interessante...

Mas as vezes, é melhor estar só do que mal acopanhado...

Fique com Deus, menina Sônia.
Um abraço.

aapayés disse...

Perdón por mi ausencia no estaba bien de saludo

Excelente poema

Un placer siempre leerte. Estaba ausente pero ya de regreso..


Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos


Que tengas una muy buena semana..

Mimirabolante disse...

eu acho uma delícia ficar sozinha as vzs....concatenar ideias,arrumar os pensamentos,elaborar ações........as vzs um bom silencio é muito bom !!!!!bjcas

Anônimo disse...

Eu diria que não gosto da solidão no que tange estar só, mas sou fã ardoroso da solidão em que podemos refletir, questionar num momento de solidão interna, de estar perdido em seus pensamentos.

Abs

Rosana Ibanez disse...

A solidão é sempre necessária! É um momento de reflexão, respostas para dúvidas, entendimentos, arrependimentos, resoluções. É um momento especial, com certeza!
Uma linda semana p/vc!
bj

J Araújo disse...

Tem momentos que precisamos sentirmos sós com nós mesmo para refletirmos melhor.

A maioria das grandes decisões pessoais - boas ou ruins - são tomadas quando estamos sozinhos.

Bj querida

Wanderley Elian Lima disse...

A solidão é positiva se a pessoa souber tirar proveito dela e não só ficar lamentando.
Beijos

Myriam disse...

Muy importante ímportante ésto que dices. El comportamiendo prosocial, solidario es la base de la conducta altruista y la que bebiera estar presente siempre en nuestra sociedad.

Besos

Jéah disse...

Solidão é algo bom , mas só as vezes.
Quando a gente começa a se sentir excluido já é ruim.
È bom ficar sozinho, longe de todas as pessoas, pra poder pensar na vida, e tomar as decisões que precisamos tomar sem a opinião de ninguem.
Eu adoro esse blog. Sempre que passo por aqui aprendo uma coisa diferente!!
(Não sei se esse post foi baseado no livro do Augusto cury, mas em relação ao post de baixo, Eu tbm estou lendo um livro dele, e tem uma parte que ele fala de Jesus. Os ensinamentos dele são tão bons, que o autor chega a dizer que até alguns ateus seguiram os ensinamentos de Jesus.)

Renato Oliveira disse...

Este tema abordado é muito significativo. Acho interessante que as pessoas tem maneiras muito diferentes de assimilar a solidão, embora seja difícil defini-la, e assim buscam diferentes modos de lidar com ela. Muitas vezes, o próprio "empobrecimento" das relações humanas elucida esta constante busca no encontro com o outro para nunca sentir-se sozinho.

Obrigado pelo comentário lá no Cine Freud. Achei digno os pontos de visyta que você citou sobre o tema.

Uma ótima semana!

Anônimo disse...

Gosto muito de Augusto Cury. Há momentos em que devemos ficar sós para que possamos refletir melhor. Belo texto.
Tem muitos selos para ti, sem tarefas. Quando puder, dê uma passadinha lá nas "Entrelinhas" e pegue os que quiser. É uma demonstração de amizade incondicional.
Beijos