20 de dezembro de 2009

> As linguas de Esopo

Fabulista grego, nascido em fins do século VI A.C., na cidade de Phrygia, na Ásia Menor, Esopo foi escravo em Samos e morreu tragicamente, em DELPHOS. Sobre a sua morte conta-se que, encarregado de levar oferendas ao templo de DELPHOS, descobriu a fraude dos sacerdotes de APOLO.
Os sacerdotes se vingaram, escondendo em sua bagagem uma taça de ouro consagrada ao deus, acusando-o de tê-la roubado, o que terminou por condenar ESOPO a ser precipitado do alto de um rochedo.

ESOPO tinha aspecto feio, era corcunda e gaguejava. Dono de uma inteligência privilegiada, aliada a um espírito sutil e engenhoso, era bastante invejado. Quando foi alforriado, viajou pelo Egito, Babilônia e Oriente, aumentado seus conhecimentos.

ESOPO é muitíssimo conhecido pelas pequenas histórias de carácter alegórico e moral onde os animais desempenham papéis, as chamadas "Fábulas Exóticas".

Uma passagem altamente marcante da vida do fértil fabulista, conhecida como "AS LÍNGUAS DE ESOPO", é hoje usada para indicar algo que pode ser analisado com conclusões antagônicas, isto é, alguma que pode ser tomada sob dois aspectos opostos, dando margem ao louvor e à crítica.

Certo dia XANTO, o último amo a quem ESOPO serviu como escravo, querendo oferecer um suntuoso almoço, pediu a ele para comprar no mercado o que de melhor encontrasse. ESOPO comprou apenas línguas, que mandou cozinhar de diversos modos. Os comensais, logicamente, se aborreceram e indagaram a ESOPO sobre o significado daquilo. ESOPO, prontamente respondeu: "Existe coisa melhor do que a língua? Ela é o vínculo da vida civil, a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Por meio dela, constróem e policiam-se as cidades, instrui-se, persuade-se e domina-se nas assembléias; cumpre-se o primeiro de todos os deveres que é louvar a Deus."

XANTO, tentando confundir e embaraçar ESOPO, mandou-o comprar no dia seguinte, o que houvesse de pior no mercado.

E, novamente, ESOPO comprou língua. O fabulista, outra vez interpelado, disse: " A língua, é a pior coisa que há no mundo. É a mãe de todas as questões, a origem de todos os processos, a fonte das discórdias e das guerras.

Se ela é o órgão da verdade, é também a do erro e, pior ainda, da infâmia e da calúnia. Por intermédio dela, destróem-se as cidades e seres humanos. Se por um lado louva os deuses e poderosos, por outro é o órgão da blasfêmia e da impiedade.

Hoje, a humanidade continua sendo servida de línguas...
Mas, quais as que tem prevalecido?
As piores ou as melhores?

" Esse é um texto que eu ganhei do meu amigo Roberto Muller Novaes, de Uberlandia MG, há uns dez anos mais ou menos.


O autor é " ( E. Figueiredo )

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Infelizmente, eu diria que o mundo está mais servido daqueles que querem usar para o mau a lingua...

Sonia, uam feliz natal para ti, bem com um prospero natal (está certo que estou que nem um papagaio falando isto, mas se deixa mais para frente é capaz de nem dar tempo).

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

William Saghi Chahud disse...

Olá Querída Amiga Sonia?
tudo bem com vc
assim espero que tudo....
muito obrigado por suas lindas e significativas palavras
adorei.
Porem fiquei triste ao saber que apwesar dos pesares vc não se sente bem no NATAL,sabe querída o NATAL uma data RELIGIOSA se comemora o renascimento de CRISTO e eu creio muito no Senhor.
Lembre-se todos nos Somos Filhos do Mesmo DEUS!!
Problemas vamos ter sempre
isso é normal da vida!!
porem seja como for,vc agora encontrou um bom amigo ,integro,sincero e de muito bom caráter.
no meu painel tem o meu MSN ,me adciona pois amizade sincera é sempre bem vinda
te aguardo
Fica com Nosso bom DEUS
que ele te abençoe e protejas sempre
Com carínho e ternura sempre
Beijinhos
Will

lis disse...

Sonia
Passando pra desejar um Feliz Natal e que a harmonia e a paz esteja sempre em nossos lares.
meus abraços

Marcos Crecchi disse...

Olá já sou seguidor,esse blog é de grande relevância.