11 de dezembro de 2009

> Pólipos uterinos

imagem web
Pólipos uterinos, são pequenos tumores que se desenvolvem no interior da cavidade uterina, geralmente na fase da menopausa, mas não é uma regra, pode aparecer em qualquer idade.

Normalmente, esses pólipos não provocam dor, nem sangramento no início de seu desenvolvimento, e nesse momento, é a melhor hora para tratar adequadamente e se certificar se que o mesmo é ou não benigno.

Sendo benigno, maravilha, a recuperação é imediata. Mas se for maligno e diagnosticado precocemente, há grandes possibilidades de ser erradicado; primeiramente com tratamento quimioterápico, exames de seguimento conhecidos da mulheres - ultrassonografia pélvica e transvaginal - e mais tarde por decisão médica, e se necessário, histerectomia radical. Para quem nunca ouviu falar, quer dizer, retirada do útero integralmente, com cirurgia pélvica, um tanto complicada, com mais demora na recuperação, causa muita dor.

Por esses casos, e outros tantos é necessário que as mulheres continuem se cuidando adequadamente, realizando anualmente, seus exames de papanicolao, ultrassonografia, e mamografia, esse último a recomendação é para mulheres com mais de 40 anos, ou com nódulos identificados à palpação, que deve ser feita mensalmente.

A grande maioria das mulheres são muito atentas e cuidadosas e comparecem ao consultório médico com frequencia necessária para prevenção das doenças comuns e das possíveis mais graves, se tiverem a infelicidade de tê-las.

Estou escrevendo tudo isso hoje, porque trabalho na área da saúde pública e admiro o interesse das pacientes em cuidar da saúde ginecológica, e nesse momento estarei passando justamente por uma cirurgia, para exerese de um pólipo (tumor) uterino, que se desenvolveu de um ano para cá, pois, nessa mesma época no ano passado, passei por uma cirurgia de tumor ovariano benigno. Mas, agora lá vou eu de novo, para outra caixinha de surpresa.

Nós mulheres, temos por obrigação incentivar nossos filhos, maridos, ou namorados, a também se adequarem a esse método de prevençao de doenças, indo periódicamente ao urologista, para controle de doenças das vias urinárias e próstata, é a doença mais incidente e na idade igual a nossa, após os 40 anos.

Eles são teimosos, resistem a tratar-se preventivamente, mas nós temos que ser mais teimosas, e se precisar, marcar a consulta, pegar pelo braço e levar, igual a um menino teimoso... rsrsrs

Para mim, desejo muita boa sorte, e que Deus permita a Jesus o maior médico do mundo, que realize o milagre da cura. Amém. Sonia.
Postar um comentário