8 de fevereiro de 2010

APOSENTADORIA, AUXILIO DOENÇA, INSS


Quando o assunto se refere aos títulos desse texto, as pessoas tem uma esperança ainda que pequena, que as facilidades e burocracias da Instituição estejam atualizadas, poupando o contribuinte de cansaço e constrangimento.


Muitas são as pessoas que se dirigem a uma Agencia do Inss, e acaba desistindo de esperar, tão lento é o atendimento, e irrisório o número de funcionários nos setores de atendimento. Onde estarão eles?

Hoje eu estive numa dessas agencias, e já foi difícil conseguir uma senha de atendimento, que por acaso, sendo oito horas e trinta minutos da manhã, eu consegui com muita sorte um número 189. Havia apenas, 69 pessoas na minha frente, mas, com DOIS GUICHES funcionando!... Maravilha! Em mais ou menos umas 4 horas de espera certamente seria atendida.

Só me esqueci de levar água e comida.

Mas, lá no meio do povo ouvi uns comentários interessantes: disse-me um senhorzinho com aparencia de pessoa trabalhadora, que, os médicos peritos do INSS ganham do GOVERNO além do belíssimo salário, um premio extra de R$ 300,00 PARA CADA PACIENTE QUE RECEBE ALTA MÉDICA DE SEU AUXÍLIO DOENÇA...

Mas, o senhor tem certeza disso? perguntei-lhe. Claro, responde. Meu sobrinho trabalha no INSS de outra cidade, e me contou isso, só que não pode comentar... sabe como é... coisas do Governadore José Serra.

Funciona assim, o funcionário se acidenta dentro da empresa, que emite a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) e fica afastado pelo tempo que o médico achar necessário. Caso a lesão o impossibilite de voltar a trabalhar o médico PERITO do Inss, encaminha o paciente para REABILITAÇÃO. Se curar ótimo, e se não curar azar é do coitado, vai voltar para empresa que deverá lhe dar outra função que ele possa desempenhar.

Acontece que todas as empresas, acabam colocando o funcionário numa função que ele possa desempenhar, e um ano depois, já pode demiti-lo sem justa causa, coisa que acontece na maioria dos casos.

E aí, qual outra empresa vai admitir um empregado com restrições devido a acidente do trabalho no emprego anterior. Estando em perfeito estado de saúde um cidadão já não encontra emprego aos 40 anos, considerado já em idade avançada!!

Agora, o Governo que arrecada impostos acumulativos, não quer arcar com estas despesas de Auxilio Doença ou Aposentadoria por Invalidez. O que o Governo quer é aumentar a idade e tempo de serviço necessários , que irá para 70 anos o homem, e 65 a mulher, para poder se aposentar. Creio que o pensamento é que nessa faixa etária, vai sair pouco dinheiro do Cofre do Inss, pois, estaremos dobrando o "cabo da Boa Esperança!!"

O que é permitido, é um político , aposentar-se após OITO ANOS de serviço prestado, e se quiser acumular aposentadorias. E com a vantagem do Governo continuar pagando aquele convenio médico de R$ 35000,00 para a família toda.

E o mais interessante, político não precisa ir procurar sua aposentadoria, ela vem até ele, assim magicamente...

Eu gostaria muito de pegar um deles, dar-lhes nas mãos um SALARIO MÍNIMO, levá-lo a um lugarejo, e dizer-lhe: Esse é o seu salário, para comer, vestir, morar, comprar remédios, pagar impostos...

Tadinho, infarta! ou chama a polícia e eu fico curtindo uma cadeia...




ISSO É JUSTIÇA SOCIAL




4 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Que notícia estarrecedora essa que você nos conta. Não duvido nada, no país em que vivemos tudo é possível. Lamentável
Beijos

Daniel Savio disse...

Putz, o que você disse me preocupa, poisquando eu me aposentar (vulgo tentativa para tal), o tempo deve ter chegado a oitenta anos para os homens facil...

Piorque no caso de (não) aposentadoria especial, a pessoa vai ter de acabar entrando com um processo para se aposentar realmente (isso é uma melda).

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

aapayés disse...

Me gusto y me solidarizo..

Un abrazo
Saludos fraternos..

William Saylor disse...

Tenho noçao e digo que passo pelo mesmo desalento de muitos que procurao o orgao do governo para ter como sobreviver, e o que encontra no final disso tudo alem do premio FAROESTE que e de saber da maioria que frequenta as agencias do grupo INSS S/A, para o perito medico encontra dissabores como cara feia,desdem,mal humor,e no final o DESEMPREGO como forma de premio para quem um dia precisou,do bendito auxilio doença ou coisa que o valha, parabens pela atitude de falar as claras e nao entre linhas como faz os peritos do INSS abraço