2 de fevereiro de 2010

> Abuso de poder

imagemweb
Tenho observado no cotidiano, que as pessoas se comportam conforme os títulos que conquistam ou que "ganham", ou até os que são conferidos pelo povo. A própria mídia se encarrega de nos fazer enxergar quanto cego e arrogante o homem se torna quando lhes é dado o "poder". Atualmente num dos canais televisos, assistimos (se quisermos) uma novela cheia de exemplos escabrosos de traição, arrogancia, mentiras, crimes, e uma verdadeira apostila que poderia receber um título talvez assim: "Como aprender a enganar, roubar, trair, e comprar pessoas".

E não fica só nessa historinha das 18 horas, horário em que crianças e adolescentes estão a frente da televisão. Vem outras, as 19 horas, e depois por último as 21 horas, com restrição para menores de 14 anos. Essa última é difícil até para comentar, são tantas asneiras, que seria bem mais proveitoso se os autores se dedicassem a escrever títulos de cultura e educação para todos, já que as escolas estão um fracasso!

E como se isso não bastasse, temos que ver a história de famílias poderosas, ricas, bem sucedidas, como se essa fosse a realidade do nosso pobre país das maravilhas, dos políticos igualmente insuportáveis e mentirosos.

E para minha tristeza, isso também acontece no meu local de trabalho, onde estou cercada de pessoas falsas, interesseiras, mentirosas, e de uma panelinha de gente que "se dá muito bem" usufruindo de liberdade no trabalho em troca de favores particulares, viagens, jantares, e troca de gentilezas. Para essas pessoas conhecidas como "Puxa sacos" tudo "pode", e quem realmente trabalha é explorado, subjugado, e constrangido.

Meu pai costumava dizer uma frase bem conhecida: " Se quer saber quem é um homem, dê poder a ele."

Daí eu constato que uma pessoa quando tem o poder, usa-o para impor respeito, não se importando com o bem estar dos outros, que muitas vezes depende apenas de um ato de boa vontade, que somente ela com seu "poder", pode autorizar, deferir. E não o faz, não tem tempo para se ocupar com os menos favorecidos, no momento, o seu interesse e fama estão em primeiro lugar.

Esse é o mundo que estamos vivendo!

13 comentários:

Breve Leonardo disse...

[preocupam-me mais os "mundos" que os meus filhos, as minhas crianças vão herdar... porque pessoas como eu e você, para o bem e para o mal, estamos "vacinados"! - Tento apagar do meu dicionário, todos os dias, a palavra ingenuidade; mas, os que vão "tomar conta deste mundo", que cartilhas vão ler na escola da vida, por muito cuidado que se vá tendo em casa?
Já dizia, com certeza, a avó da minha avó: cada deita-se na cama que ajeita! - este é o mundo que colherão os nossos, se continuarmos a assobiar para o lado como se não fosse nada connosco.]

um imenso abraço,

Leonardo B.

Unknown disse...

Amiga Sonia, tu padre fué un sabio, o un profeta.
El hombre o la mujer, solo cuando se les da el poder, se manifiestan como son. Antes solo son corderos de Dios. Todos queremos poder, pero, ¿lo sabemos usar?.
Amiga, no vas a resolver nada, no hay mayor tesoro que un empleo en el gobierno,
Un abrazo y mucha suerte; "si no puedes con el enemigo, únete a él"
Un abrazo.
Jecego.

Unknown disse...

Amiga Sonia.
Tu padre dijo la verdad, si quieres conocer a un hombre o a una mujer, dale poder.

Cuando no puedas con el enemigo, únete a él.
Un abrazo.
Jecego.

vuelo de hada... disse...

Esta es la vida misma...un verdadera guerra de poder!
Un abrazo interesante tema a debatir.

Daniel Savio disse...

Menina, infelizmente é a cultura que a gente acaba querendo (e é uma péssima cultura)...

Nem todos deve ser falsos que estão ao teu lado, pois com certeza tem gente que te quer bem.

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Infelizmente isso é uma realidade em todos os lugares. Poucos são aqueles que tendo o poder não humilham e pisam nos outros. Pobres coitados não sabem que a vida da volta, e que um dia de chefe podem passar a subordinados.
Beijos

Phivos Nicolaides disse...

Oi amiga Sonia! Em nossos dias, a mídia de massa têm uma grande responsabilidade para o desenvolvimento de uma sociedade. Beijos

Rosana Ibanez disse...

Olá Sonia!! A vida é assim mesmo. A hipocresia e o mau caráter nos rodeia no cotidiano e existem milhões de pessoas que não sabem lidar nem com a fama e nem com o poder. Como diz aquele ditado "Para subir os degraus é muito demorado, mas para descer é rapidinho" e ninguém sabe o dia de amanhã, pois se Deus nos deu poder e fama é para usarmos em pró de nós e dos nossos próximos, mas não é assim que a maioria pensa. É uma pena, pois um dia chega a cobrança, com certeza.

Maria Bonfá disse...

uma realidade feia e triste essa. quando minhas filhas eram pequenas tinham horario para dormir.. nunca assisti novelas.. sempre procurava programas educativos ou desenhos.. hoje vejo qualquer criança assistindo essas novelas que dão aulas de como trair e mentir..bela educação a de nossas crianças.. beijão

J Araújo disse...

Concordo com vc. Infelizmente,o poder realmente sobe na cabeça dos egoistas que adoram pisar nos mais fracos ou subordinados como queira. O pior de tudo, é que existem muitos incompetentes cheios de poder; outros não tem tanto e imagina tê-los.

Beijos

Priscila Lopes disse...

"Quando tudo está perdido,
sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido,
sempre existe um caminho

Mas não, não me diga isso.
Hoje a tristeza não é passageira.
Hoje eu tive febre a tarde inteira."

Não sei pq, mas me veio essa do Renato Russo.

Emília Pinto disse...

Infelizmente, Sonia, é essa a sociedade em que vivemos, uma sociedade de consumo onde se dá mais valor ao ter que ao ser, Os meios de comunicação esquecem-se do valor que têm e da influência poderosa que exercem na vida das pessoas; o que eles querem é escandalos, pois infelizmente é o que dá audiência. Os culpados somos nós que lemos. vemos e compramos essa informação. Olha, Sónia, novelas já há muito não vejo uma sequer. Vejo as notícias do Brasil às 23H, pois dá até à meia noite pela record. Nos canais portugueses velo no canal 2 que dá alguma coisa de jeito e as notícias. Mesmo estas, dão sempre mais enfase às polémicas, aos crimes, à corrupção tanto política quanto, por exemplo no futebol. Por isso a nossa salvação é não assimilar essa informação negativa; é o único jeito de os travar. O que é preciso é que não nos deixemos contaminar pela tal da normose, ficando impassíveis perantre estas coisas que, de tão frequentes passam a ser consideradas normais.Para mim não são normais e vão continuar a não o ser. Parabéns pelo tema e não fiques desanimada; ainda há muito boa gente que pensa como nós e que se revolta com estas atitudes insanas do ser humano. Um beijinho e um bom fim de semana
Emília

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Infelizmente, o mundo está assim.
Sou professora, e as crianças de hoje agem de acordo com o que vem na TV. São agressivas, falam palavras de baixo calão. Muitas vivem em meio ao sexo e as drogas.
Me pergunto: o que esperar do adulto amanhã?
Tenha um bom final de semana!
Bjs!!!
As arteiras