18 de fevereiro de 2010

> O Homem e a Evolução

webO homem evoluiu, mas descuidou-se da ética e estacionou. Agora é preciso começar dentro da própria casa, com a família, um novo "ensaio ético", retomar as regras de boa educação, respeito, comportamento, com as nossas crianças que estão meio esquecidas pelos pais, pois em consequencia da falta de tempo muitas vezes deixam essa responsabilidade para terceiros.

Estive observando em vários locais públicos como as crianças estão sem limites, interrompem as conversas, ligam seus celulares em som muito alto, com músicas de mau gosto, incomodando as pessoas.

Por incrível que pareça, os pais não tem nenhuma atitude corretiva, estão de tal maneira envolvidos em conversas e brincadeiras com amigos, que deixam passar despercebidos certas atitudes incovenientes de seus filhos.

Nós que vivemos na era de TV digital, celulares de última geração, artes gráficas ao alcance de todos na internet, estamos aos poucos perdendo o controle da situação dentro do ambiente social em que vivemos.

Claro que as crianças não precisam de posturas adultas ou estáticas, mas elas estão sem referencia que a liberdade termina quando inicia o direito do outro. Direito ao respeito.

O que podemos esperar de crianças que crescem com liberdade excessiva. Não aprende que tudo tem limites! Serão adultos melhores ou piores destes que conhecemos ? Tenho meus receios! Temos visto homens públicos, sem pudor, fazer e acontecer, parece que tudo o que é contrário às regras de comportamento está sendo encarado como "coisa normal".
Pergunto por exemplo, para que uma criança ou adolescente, precisa de um aparelho de celular?? Descobri que é para atrapalhar as aulas, desrespeitar os educadores, andar no ônibus ouvindo música de mau gosto, constrangendo outras pessoas.

E quando são questionadas o por que agem dessa forma, vem logo a resposta: "antes que alguém pertube o meu sossego, eu o faço antes..."

Bela maneira de pensar. Será que aprendeu isso sozinha? Estou falando de crianças a partir de 6 a 7 anos, há adolescentes de 15 anos em diante. Qual é o perfil de profissionais que teremos daqui alguns anos? Para a maioria das pessoas, presenciar um assalto, acidente de trânsito, enfim, uma cena violenta, já passou a ser rotina.,, COMO UMA CRIANÇA VÊ TUDO ISSO?

Talvés o HOMEM QUE EVOLUIU tanto na ciência, invenções, artes, tecnologias de ponta, tenha se esquecido de reservar um tempo para refletir com a família e os filhos. Quando uma criança vai iniciar um escola educativa, ela já deverá estar preparada desde o convívio com a família. Não é a escola, ou o educador que deverá ensinar "educação", "boas maneiras", comportamento e respeito.

Escrevi esse texto, por que li num jornal, que uma professora foi violentamente atacada por um adolescente, e que o mesmo não sofreu nenhuma punição, por ser menor de idade. Professor/educador, já foi uma profissão de muita importancia e respeito.

8 comentários:

vuelo de hada... disse...

Mi querida Sonia
Cada vez es mas preocupante esto, a medida que vamos evolucionando en tecnologias, los chicocs quieren ir a la par y nadie los detiene, entonces si somos los mismos con la reglas que podemos imponer como padres, ya ellos se sienten mas que independientes y pretenden andar con la libertad que aun no estan dispuestos a asumir, auqnue crean que si.
Interesante tema el que has traido hoy y a la vez angustiante para quienes somos padres.
Un abrazo

Daniel Savio disse...

Concordo contigo que o avanço sem o acompanhamento da educação seja o problema, mas até o celular é necessário para os pais terem maiores segurança (vulgo babá eletrônica)...

Mas cada caso é um caso.

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Emília Pinto disse...

Muito pertinente este teu texto, Sonia. Aqui em Portugal uma professora foi agredida pela aluna, porque lhe tirou o celular; os outros colegas filmaram e puseram as fotos na net. Casos como estes são comuns e os professores vêem-se incapacitados para reagirem, pois a autoridade que tinham antigamente foi-lhes retirada; tudo funciona em função dos meninos e eles mandam; uma mãe aqui há tempos entrou na escola e agrediu a professora na sala de aula. Olha não teria espaço para te contar os casos. O ministério da educação, perante estes factos está aos poucos a permitir que os professores tomem as rédeas da situação e já lhes está sendo dada, aos pouquinhos alguma da autoridade que há algum tempo lhes foi retirada. Os professores estão a ficar desanimados e alguns começaram a pedir a aposentadoria, mesmo perdendo algum dinheiro, porque está muito difícil controlar as criancinhas do ensino primário, até aos 10 anos, quanto mais os adolescentes; estes riscam os carros aos professores, agridem-nos...enfim...Costumo dizer que está fazendo falta um curso de formação para pais;fico pasmada como não entendem que as crianças têm que ter limites desde o berço; se os pais não perceberem que a educação tem que ser em casa e desde pequenos um dia vão ser eles a apanharem dos filhos.Há muitos licenciados em todas as áreas aqui em Portugal, mas falta criarem uma licenciatura em PATERNIDADE com urgência.Um beijinho, amiga e parabéns pelo tema
Emília

aapayés disse...

Es un placer leerte.. siempre que te visito siento que es diferente en todo sentido tu blog

Un abrazo
Saludos fraternos..

Que disfrutes del Fin de semana..

Phivos Nicolaides disse...

Hola querida Sonia. Tema interesante y difícil para nosotros.

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Concordo plenamente com sua postagem.
Sou professora, estou com a faixa dos 6/7 anos (1º ano), e passo por tudo isso. Infelizmente, os pais não tem tempo de educar e joga a responsabilidade para a escola.
Muitos dizem, que não querem dar aos filhos a educação que tiveram. Uma educação rígida. E, deixam que eles façam tudo o que querem, sem orientação nenhuma.
E o que vemos é filhos mandando nos pais e por vezes agredindo-os.
Tenha uma ótima semana.
Bjs!!!
As arteiras

Everton Oliveira disse...

Sonia, ótima e oportuna postagem.

Realmente é uma situação lamentável.

Fazer o que com as crianças se os pais de hoje tem o BBB como o programa predileto e o "funk criminoso" como música favorita?

Como falar para as crianças respeitarem os outros se elas veem seus pais jogando papel no chão e latinha de cerveja pela janela do carro (pais que, além de motoristas bêbados, se comportam como porcos)?

O mundo precisa se transformar e as pessoas de bem não podem ficar caladas.

MARU disse...

Isso está acontecendo en todos os lugares, querida amiga.
Aqui na Espanha também.
Mas as crianças aprendem das pessoas adultas.
Temos que fazer un análisis de conciencia prá saber porque säo assim....

Tal vez os primeiros que tenhamos que trocar sejamos nós, näo?
Beijinhos