28 de fevereiro de 2010

> Ração Humana

webMuito tem sido divulgado sobre uma nova alimentação, popularmente chamada de RAÇÃO HUMANA que é uma mistura de grãos e farináceos integrais, fibras, com objetivo de complementação dietética, dieta para colesterol "bom", e que serve até para emagrecer.

Parece que com as correrias do cotidiano, as pessoas estão deixando de lado a alimentação realmente saudável, tentando substituir por uma dieta, que se não for controlada por um médico, pode se tornar um inimigo cruel para a saúde.

Todas as pessoas deveriam ter acesso fácil a consultar um nutricionista e personalizar a alimentação de acordo com a necessidade de cada organismo, mas, não é assim, e as Unidade Básicas de Saúde, estão preocupadas em mostrar serviço fazendo grupos de hipertensos e diabéticos.

Na maioria das vezes os pacientes vem uma primeira vez, e gradativamente o grupo diminui, também porque muitos trabalham e não podem faltar ao serviço para assistir palestra semanalmente.

A Secretaria de Saúde, deveria aumentar o número de clínicos gerais atendendo aos usuários, ao invés de distribuir uma cartilha dissertativa para que os enfermeiros das unidades possam utilizá-la como base das recomendações de deverão ser ministradas nessas palestras.

O usuário tem direito a consulta médica, e agora está virando MODA nas Unidades Básicas, (famosos postinhos de saúde) a consulta ficar por conta do enfermeiro, enxugando o trabalho do médico e colocando em risco a saúde do paciente. Uma coisa é ser médico e estar preparado para atender e tratar uma doença, outra coisa é ser enfermeiro e tomar para si a responsabilidade de julgar se o usuário precisa ou não de médico naquele momento.

Diz um respeitável médico que já está por se aposentar: enfermeiro deveria estudar um pouco mais, e se formar como médico!

Todos os pacientes de uma maneira geral estão insatisfeitos com essa conduta, mas em sua maioria evitam reclamar com medo de ser prejudicado e mal tratado. Maus tratos de funcionários já virou rotina também porque alguns profissionais agem com pacientes como se fossem orfãos de pai e mãe, não se colocam no lugar de quem está precisando do trabalho dele.

Esta falta de respeiro humano vem dos superiores, desde a chefia distrital, nós sentimos o "autoritarismo", excesso de poder. Esse é um mal que "pega", os subordinados assistem uma conduta desta, e faz o que? - a mesma coisa - e aí quem são eles para querer impor regras de respeito se eles mesmos não se dão ao respeito?

Eu fui para área de saúde por sentir na pele a dificuldade de ser atendido e bem tratado, isso já há muitos anos quando minha mãe adoeceu e nós gastamos muito dinheiro pagando médicos e enfermeiros para que ela tivesse um tratamento digno. Deixei o meu emprego onde eu ganhava pelo menos umas dez vezes mais, e me propus a dedicar meu tempo cuidando de quem precisa e não encontra respostas condizentes com suas necessidades. Por isso muitas vezes estou dando minha "cara a tapa" para conseguir servir quem precisa.


14 comentários:

Gianete Pereira disse...

Verdade o que comenta neste post. Infelizmente é pura realidade. Nos postos de saúde existe sim a tal da "triagem" onde o enfermeiro irá decidir se o paciente irá precisar de um médico ou não. Estamos tão desumanos! Não nos colocamos no lugar do outro. Pensamos nas nossas dificuldades do dia, no retorno para o lar, no trabalho que teremos que realizar ainda por lá, no ônibus cheio, e não nos compadecemos do Senhor(a) humilde,cansado e doente precisando do reparo da saúde e muito mais de uma palavra amiga, da senhora com o filho a nascer, da mãe com o bebê doente nos braços, uma consulta de rotina... Somos homens e mulheres irmãos, filhos do mesmo Pai, trilhando pelos mesmos caminhos uns com mais dificuldades outros com menos, necessitanto do apoio, do carinho de um amigo, quem sabe um vizinho, ou esse mesmo desconhecido amigo enfermeiro, atendente, porteiro, o fexineiro, secretário do posto, do hospital que também, eu sei, necessita desse mesmo afeto, porque a vida não é fácil, bem o sei, por isso, façamos cada um nossa parte. Meus amigos, obrigado, um abraço, um beijo!

Pluma Roja disse...

Un texto ilustrativo y educativo, todos deberíamos adquiririr consciencia de adquirir una buena dieta para nuesta salud.

Muy interesante tu texto.

Saludos cordiales,

Hasta pronto. Gracias.

Anônimo disse...

Hola, me interesa mucho alimentos para cuidar bien. Mi tio vive en Brasil, un abrazo fuerte desde España.


www.gizurdemefloc.blogspot.com

Daniel Savio disse...

Acho que esperamos a respota rapida, seja para a dieta, ou para tratar as pessoas...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Infelizmente, tens razão. Há falta de médicos, pois, a maioria quer apenas atender em seus consultórios e não querem ganhar baixos salários.
Esquecem o juramento que fizeram ao se formar.
Os enfermeiros por sua vez recebem ordens e tem que cumprir, ou perdem o emprego. Muitas vezes seu comportamento, é devido ao baixo salário que recebem mas, que não justifica como tratam os pacientes.
Quanto a ração humana, nuca ouvir falar sobre ela. Não conheço suas propriedades.
Tenha uma ótima semana!
Bjs!!!
As arteiras

Pensador disse...

Sônia, maravilhoso este seu texto. Apenas faltou citar os balconistas de farmácia que se travestem de farmacêuticos e até mesmo de médicos, pondo-se a indicar medicamentos tendo como base apenas o lucro da venda, sem o menor preparo para saber se é o caso de ser tomado, ou se é adequado ao paciente.
E recentemente eu vi algo sobre o absurdo de o CONEN "permitir" e até estimular que enfermeiros dêem consulta aos pacientes.
Infelizmente, o descaso com a saúde pública no Brasil é uma vergonha com a qual temos de conviver todos os dias.

Rosana Ibanez disse...

Olá Sônia! Muita coincidência, pois minha filha veio ontem comentar sobre essa "ração humana" que está vendendo perto da academia onde ela faz ginástica. Disse-me que irá querer p/substituir o jantar. Falei que primeiro vou consultar o endocrinologista dela, pois acho tudo duvidoso e perigoso.
Muito bom o texto e corretíssimo.
Bjs e ótima semana p/vc.

Bergilde disse...

Sonia,venho agradecer pela sua visita aos filhotes adorados e mais uma vez me encantando com seus registros por aqui.A questão da boa nutrição alimentar é muito mais profunda do que as propostas oferecidas pelos órgãos do governo.Durante algum tempo convivi com profissionais como este do seu relato,são pessoas instruídas,mas mal educadas.Não venho paragonar a realidade que tenho vivido e observado na Itália a esse respeito,mas a Saúde Pública brasileira ainda tem muito que aprender com os modelos do Exterior e não copiar apenas as teorias.Abraços,Bergilde

Phivos Nicolaides disse...

Oi amiga Sonia Pachelle

MARU disse...

É verdade, muitas veces näo damos importança a nossa nutriçäo e fazemos coisas muito perigosas prá nossa saúde, só prá emmagrecer...
Semte devemos ir ao nutricionista, sempre.
Beijos

Bergilde disse...

*Desta vez apenas pra dizer que deixei um recadinho pra você lá no blog de meus filhotes.Abraços,Bergilde

Paulo Tamburro disse...

Tudo bem?

Gostei realmente do que vi, por aqui.

Seu blog é excelente e eu não o conhecia.

Voltarei mais vezes para detalhadamente poder com calma , ver o que faltou.

Tenho blogs de humor e caso deseje fazer uma visita ficarei muito honrado.

Um abração carioca.

Paulo Tamburro disse...

SONIA, desculpe a confusão inicial.Ok?

Com relação ao seu texto, eu apoio em gênero, número e grau suas corretíssimas ponderações.

Enquanto ficamos pensado em gastar bilhôes de dólares em Jogos Olimpicos e Copa do mundo no Brasil, o brasileiro está morrendo nos corredores dos hospitais.

As recentes Jogos havidos aqui no Rio de Janeiro, foi uma roubalheira descomunal.
O prefeito Cesar Maia e sua quadrilha roubaram o que puderam e a cidade não sentiu e nem viu nenhum tipo de benefício.

Agora vem muito mais roubalheira por aí, e a saúde e a educação estão na idade da pedra.

Conheço gente cujo parente morreu em hospital público por infecção generalizada adquirida dentro do hospital, cheio de ratos e baratas.

Médicos faltam muito ao serviço,a roubalheira de remédios é muito grande e quem segura a barra do funcionamento do hospitais são realmente as enfermeiras.

Só se vê enfermeira, dentro de hospital público.

Os médicos tem 3,4 empregos alguns até mais além dos seus consultórios particulares.

Eles também, não são culpados, pois o cidadão se forma para ganhar 800 reais.

Até motorista de ônibus aqui no Rio ganha isso.

Uma calamidade!

E Sônia, lá vem mais Jogos para o Brasil: Olimpiadas, Copa do Mundo, e o escambau.

Vai ser um assalto aos cofre públicos, uma roubalheira deslavada, como ultimamente aconteceu aqui no Rio.

E o cidadão continuará a morrer nos corredores, deitados no chão dos hospitais.

Selvageria e desumanidade!

Sônia um abração carioca, nesta amiga já de algum tempo e sua generosa atenção aos meus blogs. Correto? (rs).

Fique com Deus!

BB disse...

Primera vez que te visito y megustó, interesante articulo sobre la alimentación adecuada, gracias por tus comentario y desde ya te sigo, leyendo...
Un abrazo
BB