7 de dezembro de 2010

> HOSPITAL SÃO LUIS GONZAGA/SÃO PAULO/ BRASIL

Para toda DESGRAÇA nesse país, querem arrumar uma explicação!!

A menina Sthefanie, de 12 anos, foi levada ao hospital em destaque, no Jaçanã em São Paulo SP, com dores de barriga e vômitos. Conforme informado pela mídia recebeu 50 ml de VASELINA na veia.
Como seu estado se agravou !?!... ela foi transferida para SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO PAULO, que administra o tal hospital SÃO LUIS GONZAGA, e emitiu seu atestado de óbito.

Aconteceu uma "coisinha muito simples": na hora de trocar a embalagem de soro fisiológico vazia, a auxiliar de enfermagem, confundiu os frascos e LASCOU vaselina na menina.

Essa FDM de auxiliar não enxerga? é analfabeta e nao sabe ler? ou estava dormindo de olhos abertos?

A primeira LIÇÃO de início de curso de enfermagem é: LEMBRE-SE SEMPRE DE OLHAR: Medicamento CERTO, paciente CERTO, via aplicação/dose CERTO.
Será que essa infeliz de auxiliar não sabe que depois que se injeta qualquer coisa no organismo humano, não dá para aspirar de volta?

Será que ela não aprendeu que o único líquido que volta é o que está no estomago através de sonda?

Será mesmo que essa IRREPONSAVEL É FORMADA EM ÁREA DE SAÚDE.

E agora aparece a polícia, e outros tantos, tentando justificar que os frascos são IGUAIS, TRANSPARENTES, ... sim e daí, cada frasco tem um NOME.

Sthepanie sofreu sete paradas cardiorespiratórias.

Tem certas coisas, que não dá para justificar, nem engolir, não há o que dizer sobre um erro GROTESCO dessa espécie.

Eu acho que as mães correm menos risco em tratar certas doenças como essa em casa mesmo, dor de barriga e vomito, dá até para resolver: um chá de erva doce passa a dor, faz vomitar, e o que se comeu vem pra fóra. Depois dá uma água tônica para criança firmar o estômago e parar de ter náuseas.

Suspende a alimentação, faz um soro caseiro, aguarda 24 horas, se não vomitar mais e nem queixar de dor, e não tendo febre, com certeza vai curar. Pelo menos não vai cair na mão de gente irresponsável.

Eu já vi acontecer até pior: Uma pediatra prescreve, 0,1 UI de dipirona IM, em RN de 6 meses, febre alta. Resultado: a estágiara de enfermagem que estava na sala de medicação, não olhou o que estava escrito na receita, não conferiu a ampola, e LASCOU "FUROSEMIDA" 1 ml IM.
Resultado: constatado o erro, a criança foi imediatamente para a UTI pediatrica onde ficou em hidratação contínua por 72 horas, monitorada, e a familia desesperada. Por sorte foi socorrida a contento e não morreu.

Só que essa pretensa auxiliar, foi proibida pelo corem de continuar seus estudos, e respondeu processo.

ESSE É O PAIS QUE VAI CADA VEZ PIOR.

O que eu posso dizer aos pais dessa garotinha? sinto muito? isso dói mesmo? tenha fé em Deus?

Não, e não, eu diria: VAI ATRÁS DOS RESPONSÁVEIS E GRITA, GRITA, GRITA.
Procura a OUVIDORIA, PAGA MATERIA EM JORNAIS. Alguem nesse país tem que fazer as pessoas assumirem seus erros. Exige indenização do ESTADO, faz doer nos bolsos dos irresponsáveis, exijam seus direitos, Nada a trará de volta, mas contribuirá para que o GOVERNO, CONTRATE POR CONCURSO PÚBLICO PESSOAS CAPACITADAS, RESPONSÁVEIS. É PRECISO PARAR COM A MATANÇA, COM O DESCASO. VIRA E MEXE TEM GENTE MORRENDO EM HOSPITAL.

Lembram do AUXILIAR DE ENFERMAGEM, que GANHAVA COMISSÃO DAS FUNERÁRIAS?? alguém tem notícia do que aconteceu com o desgraçado????

Não se calem!





9 comentários:

Emilene Lopes disse...

Olá!

Indignação é o que não nos falta, mas essa auxiliar de m...não estava era ligada no seu trabalho, vejo muito isso...elas ficam dispersas e conversam muito, como vão notar o que fazem? E isso é geral, em todo lugar isso acontece...sempre que um filho meu tem algo simples levo logo na urgência, chegando lá às vezes receitam uma dipirona, um xarope essas coisas, qndo é algo injetável eu peço ao médico que leia, eles se irritam, não gostam, depois vou lá na sala de injeção e antes delas aplicarem eu vejo o frasco, eu peço mesmo, eu pensava que eu era meio louca sabe, mas descobri que isso é atenção, não neurose como já falaram...mas eu só fiquei assim depois que um sobrinho meu teve uma convulsão e levamos na urgência, chegando lá o médico de plantão disse que ele tinha dormido de mal jeito por isso não segurava o pescoço em pé, pode????? e receitou diclofenaco, então eu decidi, com minha neurose, não deixar medicarem ele e levar em uma clínica particular(seria fatal o diclofenaco), daí foi diagnóticado a convulsão, uma coisa que até eu já havia notado...mas isso tudo são pessoas despreparadas e sem amor ao trabalho que são pagos por nós para o realizarem...

Belo seu post...estou contigo!

Bjs

Mila

flor de margarida disse...

OI Sonia!estou aqui para agradecer,o carinho de escrever um comentário no meu blog,eu não sabia sobre a hérnia,agora vou me policiar ainda mais e cuidar mais da minha saúde,saiba que a profissão que mais admiro é a dos profissionais de enfermagem,minha mãe faleceu no ano passado de câncer pulmão e metastasse cerebral,ela ficou internada no hospital Alvorada chacara flora,e eu vi de perto o trabalho e dedicação de toda equipe de enfermagem,com todos os pacientes,os profissionais de verdade são verdadeiros anjos de Deus,tenho certeza que você é um dos enviados de Deus, parabéns pela profissão e que Deus ilumine ainda mais a sua vida,beijosssss

MARU disse...

Sinto muito o acontecido con a gorota.
É uma pena têr essas pessoas faltas de responsabilidade em lugares de trabalho, donde a vida das pessoas está em jogo...

Aqui na España e em todos os países também acontecem estas coisas, mas näo por isso säo menos tristes...

Beijinhos

Emília Pinto disse...

Que coisa horrivel, Sonia! Nem há palavras. Aqui há erros médicos, de enfermeiros etc, mas é muito difícil fazer com que paguem pelos erros, só se for um caso mesmo muito flagrante que não dê para desculpar, porque se der, arranjam sempre alguma desculpa para o hospital e acabam por alegar que os pais é que não entenderam o que se passou. É triste, mas nos caso de saúde não se admite que não se leia e releia o que está escrito.
Obrigada por alertares estes casos; é muito importante que sejam conhecidos para que os familiares comecem a perder o medo e denunciem. Um beijinho
Emília

Lu Nogfer disse...

Ola Sonia

Vim lhe ver e me desculpar pela ausencia!Logo eu que gosto tanto de comentar mas no momento,to mesmo sem palavras.Acho que sem forças ainda!
Meu coraçao esta com um corte enorme e nao sei qdo vai cicatrizar.As coisas da vida as vezes nos massacram,ainda bem que temos Deus pra nos socorrer e o apoio dos amigos,claro!
Obrigada por suas palavras de força!

Otimo texto como semprew!

Beijos

Pensador disse...

Concordo com você, uma situação destas não pode ser deixada de lado.
Me lembrei de um outro caso, há alguns anos, onde um médico teria prescrito uma vitamina de leite, frutas e aveia, e a pessoa teria (nem me pergunte como) feito leite e frutas "NA VEIA". Claro que o paciente morreu praticamente na hora.
Com relação às suas perguntas, se olhou, se leu, se sabe que não tem volta, provavelmente a resposta seria NÃO. Se estava dormindo, provavelmente seria SIM.
A culpa é da administração dos hospitais. Pensando no lucro, substituem profissionais adequadamente treinados por auxiliares e assistentes, normalmente formados em cursos supostamente técnicos, sem o mínimo conteúdo decente. Paga-se um salário baixo por uma jornada de 12/36, que obriga a pessoa a ter outro emprego nos dias alternados.
Trabalha-se sem descanso e sem condições. A chance do erro é enorme. E, infelizmente, fatal.

Daniel Savio disse...

Realmente uma coisa horrivel, pior foi a entevista, na qual a estagiaria tinha dito que havia terminado a vida dela...

Só que ela esqueceu qe terminou a vida de outro sem capacidade de retorno.

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Anônimo disse...

primeiro; dipirona não é prescrito com unidades internacionais "UI"
segundo; uma criança de 6 meses não pesa 1 kilo para receber 0,1 ml de dipirona.. no minimo seria 0,16 ou 0,17
terceiro; 6 meses não é considerado RN

você nunca ficou sozinha com 11 crianças para medicar ao mesmo tempo e com os pais reclamando a demora do médico ou do atendimento.
pressão e condições pessimas de trabalho fazem gerar erros..
ninguém aqui perfeito e nem juiz para incriminar essa moça do jeito que você fez!

nada justifica a morte, e você é uma estupida que tenta julgar alguém e só escreve um monte de besteiras sem noção.

Sônia Pachelle disse...

Boa noite ANONÍMO. Voce deve ser um enfermeiro ou médico, por ser o único Anonimo que contribui com meus textos e até corrige dosagens.
Muito obrigado.

Mas, é por causa de pessoas que só olham para o próprio umbigo, e dos Governantes que não reduz carga horária na enfermagem, é que ERROS podem acontecer.

Para sua informação eu trabalho em hospital público também. Mas graças a DEUS, a equipe com a qual trabalho é muito responsável.


Sonia.