4 de abril de 2011

>> D E N G U E // PODE SER FATAL

web
Eu acredito que uma criança de ensino fundamental sabe o que é dengue, quais são os sintomas da doença, e melhor ainda, como não proliferar o mosquito causador da dengue: Aedes Aegypti.

Essa é uma doença muito comentada nas escolas, as crianças sabem explicar direitinho como prevenir a dengue.

Mas alguns médicos plantonistas dos Prontos Socorros desse imenso país "gigante pela própria natureza, belo, forte, impávido e colosso", não sabem sequer em que dia é correto colher sangue para sorologia para dengue: é no sétimo dia contados desde o primeiro dia dos sintomas. Se colher sangue antes desses 7 dias, pode dar um resultado falso negativo.

Além disso é obrigação do médico preencher um formulário que se chama SINAN
Sistema de Informação de Agravos de Notificação Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população; podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus; é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.

Tipos da doença e sintomas

A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório.

Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. devido as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea depositar seus ovos.


Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.


Todos os hospitais tem um médico infectologista responsável pelo Setor de Vigilancia Epidemiológica; é esse profissional que determina o critério de trabalho e notificações.


Mas na verdade pode repetir todos os dias a mesma conduta a ser tomada que os plantonistas não fazem o certo de jeito nenhum, sempre tem alguma coisa errada, ou não notificam, ou mandam colher o sangue na data errada.


E quem perde, sofre, e até morre por isso é o paciente SUS DEPENDENTE.


sonia.









3 comentários:

Daniel Savio disse...

Infelizmente, o mal menosprezado se torna mortal...

Mas senão me engano, quem pegou a o primeiro tipo tem mais facilidade de pegar a hemorrogica.

Fique com Deus, meninas Sonia.
Um abraço.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Na escola onde trabalho, temos um efetivo trabalho de esclarecimento dos alunos e comunidade, sobre os perigos da "Dengue". Tem dado bons resultados.
Bjux

Jéah disse...

Pois é, a dengue é uma doença muito séria mas o pior é que é fácil de prevenir. È uma vergonha um país sofrer com uma virose que pode ser evitada com medidas simples.
E no site do ministério de saúde ainda diz que o sus é um dos melhores sistemas de saúde do mundo.

E sobre o que vc postou no meu blog, eu acho que experiência não se ganha lendo um livro. Fico na esperança de um dia aparecer alguma autoridade competente que mande todas as barbies enfermeiras irem aprender como se aplica uma injeção!

Bj grande Sônia! =)