20 de abril de 2011

>> VIDA E MORTE/ SAÚDE PÚBLICA.

web

Quando dessa vida eu partir;
quero ter deixado uma lembrança,
que seja positiva para aqueles que me conhecem,
e de persistência para os que me amam.


Quero ir com a certeza,
que ensinei, mostrei, e fiz tudo
e até o que parecia impossível,
porque por mais que se esforce,
ainda falta alguma coisa.

Deixarei lembranças,
de luta para o que é certo,
de empenho para os que mais precisam,
e principalmente,
não me fingi de morta,
quando sabia que alguma coisa,
que pudesse ser difícil,
se tornasse a realidade.


Se fosse médica teria salvado vidas,
mas como pessoa comum,
levei muitos doentes até eles,
para serem tratados,
abri portas intransponíveis,
mas cheguei lá.

Não fechei os olhos,
para necessidades alheias,
nem cobrei dívidas daqueles que
não puderam me pagar,
acabei por fazer da minha vida,
um objetivo para outras vidas.


Esqueci das muitas vezes,
e de quantas pessoas eu pude
contemplar com meu empenho,
apenas usei a influencia
da minha função na enfermagem,
do conhecimento e acesso,
para prestar um auxílio melhor.

Falo aqui, do meu trabalho...
Na saúde pública, onde recebi a
benção de Deus,
e pude auxiliar o acesso de pessoas,
onde elas não poderiam chegar
sozinhas nunca,

O sistema não deixa...



O péssimo SISTEMA DE SAUDE
precisa de gente atrevida como eu,
que abre portas sem pedir licença,
que se apresenta à médicos competentes
e sem preconceitos PEDE... IMPLORA...
E com humildade recebe,
a atenção dele, a gratificação,
por um dever de humanidade
completamente cumprido.

Pude levar até eles,
pessoas que estão sofrendo,
torcendo-se de dor,
e ninguém fazendo nada por elas,
acabam morrendo sem dignidade,
gritando até a exaustão.



De material não ganhei nada,
mas tenho a consciência tranqüila,
honra, e a certeza do dever cumprido.

Sonia.


7 comentários:

aapayés disse...

Excelente..
Es todo un placer describir tus poemas..

Un abrazo
Saludos fraternos..

Que disfrutes la semana.. mis mejores deseos...

Mari Amorim disse...

Estou passando para deixar-lhe votos de uma linda Páscoa,e todo seu significado!
Boas energias,Paz.Saúde e Muito Amor!
um abraço fraterno,
Mari

J Araújo disse...

Sonia, minha querida, parabéns mil vezes pelo belo texto em forma de poesia, porém uma poesia que retrata a realidade que vivemos.

Você é essa pessoada iluminada na arte de ajudar as pessoas, principalmente as mais necessitadas.

Que Deus possa, e tenho certeza, de dar tudo que não foi entregue pelas mãos dos homens. Por mais que tentamos de conhecer, conhecemos tão pouco, mas ele Deus sabe tudo de você e de todos nós.

Que Ele te abençoe em todos os dias de sua vida.

Bjs

Emília Pinto disse...

Isso é o mais importante, Sonia, a consciência tranquila de teres ajudado pessoas que, sem a tua influência não chegariam aos médicos. As influências devem ser usadas para o bem das pessoas e não para trapaças como muitas vezes acontece. Não ganhaste dinheiro, mas de certeza ganhaste reconhecimento de pessoas que nunca te esquecerão. Um beijinho, Sonia e nunca te arrependas de teres trabalhado na funçaõ pública; em todo o lugar onde há mais necessidade de carinho é na saúde pública e também no ensino público. Até breve e fica bem.
Emília

Elzenir Apolinário disse...

SÔnia, como sempre engajada. Venho convida-lhe a comemorar comigo 2 anos de releituras e leve o selo de amizade. Espero-te. Abraços.

Unknown disse...

aiaiai...

o importante é conciência tranquila!

abraço das conchinhas

www.conchasbelas.blogspot.com

Priscila Lima.

Daniel Savio disse...

Todos podemos fazer um mundo melhor, mesmo que seja um pouquinho...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.