3 de julho de 2012

CAMPINAS SP / UBS Unidades Básicas de Saude

                         Esse é o CS.Faria Lima alagado pelas chuvas, ano passado (foto Google)


Alguém comentou comigo: " O centro de saúde está vazio, parece um casarão abandonado, tudo que eu vi foram  funcionários sem ter o que fazer"
Ora porque diz isso, perguntei. A resposta: " Porque os pacientes já não tem mais o que ir procurar lá, nada tem, nem médicos e muito menos medicamentos." 

Como sou teimosa, e gosto de ver a veracidade do comentário, fui a uma UBS do Distrito Norte, e constatei: " Funcionários mais antigos, na copa conversando e sem ter o que fazer", outros em estágio probatório, trabalhando bem devagar quase parando, com uma má vontade desgraçada, para segurar o usuário por um tempo a mais, e fingir estar trabalhando".

Sabe uma  fala mais ou menos assim> (bem devagar) a   senhora   tem   que   vir   aqui  toda  semana  para  ver  se  já   entrou  algum  medico  no  lugar  do  outro...........).
Oh que vontade de socar a mão na testa e fazer a fila andar. 

A saúde em Campinas está uma vergonha! 

Daí eu tive a idéia de visitar a UBS ONDE TRABALHEI 15 ANOS. Nossa, a situação é CAÓTICA. O centro de saúde estava vazio, entrei com uma receita e me dirige a farmácia onde havia uma FILA DE TRÊS PESSOAS.

Lá estavam atendendo duas funcionárias: não sei o nome delas, mas são lerdas como uma tartaruga, aliás se der uma para tomarem conta, a pequena especie FOGE. 

Demorou tanto, mas chegou a minha vez. Até a MOCINHA ler a receita, dar um passinho até o computador, puxar a cadeira e VAGAROSAMENTE sentar, ufa! foi um tempão. Quando acabaram de me atender. eu disse: " olha aí voces duas, tratem de trabalhar direitinho porque voces estão em estagio probatório...".

Ah foi meu divertimento: " Senhora, volte aqui, por favor!"

> Volto não! eu disse respondendo> vou na OUVIDORIA, voces não sabem trabalhar....

De verdade, eu fui é me divertir, porque uma situação dessa se não quiser chorar, tem que fazer palhaçada mesmo, porque os funcionários estão muito aquém do que eu conheci quando entrei na Secretaria de Saude e trabalhei nessa UBS que foi durante muitos anos, CENTRO DE REFERENCIA de Hanseníase e Tuberculose. 

Hoje TODAS AS UBS são centro de referencia de NADA TEMOS A OFERECER. 

LAMENTÁVEL.


sonia.