7 de dezembro de 2012

CARÁTER DAS PESSOAS


IMAGEM WEB

Meu pai, hoje com 91 anos, costuma dizer que honra e caráter não se compra em lugar nenhum, ou nascemos e crescemos com essas qualidades, ou com certeza seremos um péssimo exemplar humano na sociedade.

Coloco-me a pensar até que ponto um homem pode vender-se sem se prejudicar ou estar prejudicando o outro? Sim porque o outro nesse caso sou eu. Então até que ponto pode estar ferindo uma coerência interior dizendo ou publicando coisas ou fatos mesmo sabendo estar ferindo alguém?

Muitas vezes eu até me recuso a acreditar que certas pessoas fazem isso em troca de vantagens especiais oferecidas. Quem não gosta de um bom conforto, de belas viagens, nem se importando se está usando pessoas ou não, ainda assim impunemente,

Estaria dessa forma ferindo até sua coerência interior, “o caráter”, vivenciando publicamente uma situação ou coisa, ou ora exatamente o contrário dependendo das vantagens oferecidas.

Impunemente aqui não significa as leis, multas, ou coisas parecidas, pois, isso qualquer advogado resolve, quero me referir ao interior da pessoa, de sua inteireza, retidão, sabedoria, coerência interior.

Atualmente o grande vilão é o “caráter ético”, socialmente algumas pessoas fazem o que julga correto, mas na informalidade com certeza está usando alguém para levar vantagem, o famoso “jeitinho brasileiro”.

É como o homem que se casa com mulher feia, e justifica: é feia, mas tem poder, dinheiro, posse, e farei parte dessa fatia a ser dividida. Em particular conheço homem que critica a corrupção brasileira, rompe barreiras na vida social, cometem pequenos delitos emocionais no dia a dia, usando a premissa de que “o fim justifica o meio”.

É em meio a sociedade virtual, na qual está mais preocupado em aparecer do que ajudar o próximo, corrigir seus erros, surge o desejo de acumular projeção social, então, sua ambição fala mais alto que a ética.

Porque se a ética é o empecilho para atrapalhar seu objetivo, a tendência é reduzir o caráter ético e não frustrar seu propósito de vida.

Muitas vezes é necessário tratar melhor as pessoas, principalmente àquelas que um dia por acaso fez parte de sua vida, tratá-las com mais educação, lesionar menos.

É preciso ter consciência de que ser ético é tratar as pessoas como gente, algumas atitudes individuais pode ferir profunda e irremediavelmente os sentimentos alheios.

É possível ter ambição e conquistar espaço sem ferir a ética e o caráter, e poupar menos sofrimento a pessoa que já vem sofrendo por descaso, por estar vazia, solitária, destruída pela ambição desmedida do executor, para quem em outro momento foi útil >  geralmente as pessoas esquece de quantas vezes teve seus pés massageados, sua saúde bem cuidada.

Muitas pessoas têm suas vidas inteiras destruídas e jogadas ao vento, exatamente pela falta de caráter, honra, e ética, de alguém irresponsável.  

Tem uma frase de Confúcio assim: “Homem superior começa por em prática suas palavras e em seguida fala de acordo com suas ações.”
 Creio que já é passado o momento de refletir o que se fez com a vida de outrem, pois, ainda acredito que a Harmonia do Universo interage na nossa vida, assim como o mundo dá muitas voltas.

Esse texto reflete passagem devastadora de minha vida, deixei no passado a paz e tranqüilidade para acreditar na honra e palavra empenhada.// sonia.  
Postar um comentário