8 de outubro de 2016

Osteoporose nas mulheres/ CAMPANHA CANCER DE MAMAS

Resultado de imagem para imagens de ossos com osteoporose


Imagem web
Um alerta as mulheres que entram no climatério, ou seja a fase anterior a menopausa, que é quando as menstruações começam a diminuir ou aumentar. A idade depende muito da hereditariedade, quanto mais cedo teve a primeira menstruação maior a chance de entrar nas fases mais cedo. É preciso alertar as mulheres que visitem o ginecologista periodicamente, e entendam que estar na fase de pré-menopausa não significa que não engravidam mais, pelo contrário a possibilidade até aumenta em consequência da variação dos hormônios no organismo. E gravidez nesse faixa etária é sempre uma gravidez de alto risco, então fiquem atentas.

Quanto ao tratamento preventivo da osteoporose que na realidade é o DESGASTE ÓSSEO próprio da idade de todas nós, quem realmente poderá indicar um bom tratamento é o GINECOLOGISTA e não o ORTOPEDISTA. Na verdade o ortopedista trata de fraturas, entorses, luxações, e necessidade de cirurgias corretivas. 

Ao contrario do GINECOLOGISTA  que irá solicitar exames de sangue para constatar alterações hormonais, cálcio, potássio, e hormônios femininos. De nada adianta tomar medicamentos como o famoso Alendronato potássico, mais comprimidos de cálcio, se não houver concomitante a esses medicamentos o uso de hormônio para ABSORÇÃO desses medicamentos.Somente o GINECOLOGISTA pode indicar qual será o melhor para voce. 

A OSTEOPOROSE depois de instalada no corpo humano feminino é muito mais difícil e prolongado o tratamento, então, mulheres não se deixem enganar e procure a ajuda de seu GINECOLOGISTA.

Além dos exames de dosagem sanguínea, tem ainda o exame de imagem conhecido como DENSITOMETRIA ÓSSEA, que aponta e constata a  osteopenia que é o nome dado a doença na fase de início. 

É claro que com a atual campanha de CÂNCER DE MAMA quero lembrar as mulheres que esse exame é muito importante para detectar qualquer indicio de neoplasia mamária, pode ser feito pelo SUS e não dói nada, apenas irão apertar seus peitos para fazer uma boa imagem, nada insuportável. Procurem seus médicos e não percam a oportunidade de se prevenir contra a doença de difícil tratamento. 

Quero lembrar a todas as mulheres que a maneira de conservar seus ossos saudáveis é de frequentar uma ACADEMIA com orientação de um EDUCADOR FÍSICO devidamente autorizado pelo CREF.Conselho Regional de Educação Física.

Nunca tome medicamentos por conta própria, é prejudicial a saúde. 

Campinas SP Brasil / 08/10/2016        Direitos autorais preservados.                                                                                    

Nenhum comentário: