12 de maio de 2009

> Município de AREADO - MG

Vista parcial
Igreja
Santa Casa

O ESTADO DE MINAS GERAIS desde as épocas da POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE é o maior estado produtor de café no Brasil. Em viagem de turismo com destino definido para AREADO MG, iniciamos nossa viagem, eu e o meu amigo, fotografamos várias localidades.

Até chegarmos nessa cidade maravilhosa pela ótima conservação das estradas mineiras, "que não cobram pedágio", porém, não são esburacadas, pelo contrário, muito bem conservadas, sinalizadas, uma verdadeira bênção de tráfego, digno, de outros governadores contratarem algum engenheiro de tráfego mineiro, para consertar as nossas estradas paulistas, com inúmeros pedágios, e buracos a perder de vista.

Mas, voltando a AREADO MG, logo que adentramos a cidade comentei com meu amigo: "Ora veja só, que cidade linda, pare aí, quero uma fotografia da Igreja, da praça, viu como aqui não tem pichações?" "é mesmo, disse-me ele, você viu o que é uma cidade com consciencia de cidadania?"

Procuramos um alojamento, e fomos visitar um amigo conhecido por "CHICÃO" no Distrito de Juréia, Município de Monte Belo, onde fomos muito bem recebidos, apesar do longo tempo que não nos via. Fomos convidados para um almoço com políticos de Brasília e da região no dia seguinte.

Lá nos encontramos com a vereadora Sra. "OSMARINA MARIA APARECIDA DE MORAES ROCHA' (Vice presidente da Câmara) e Funcionária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Belo (Cidade vizinha)

Sra Osmarina falou sobre as reivindicações dos trabalhadores rurais, pois existe Lei Federal que proíbe o transporte por caminhão, então se torna necessário a compra de ônibus no município para esse

transporte.

Procurei então o atual Prefeito da cidade de AREADO MG Sr. Antonio Higino, que me explicou que a prefeitura está tomando todas as providências para que este pedido seja atendido o mais rápido possível.

Foi um encontro informal, muito agradável e proveitoso para atualizar-se com a demanda da cidade maravilhosa. Quer paz? Sossego? Boa acolhida? Então vai você e sua família passear por lá. Garanto que tudo é muito bom.

Na cidade de Areado, reside a Senhora GORETE, com a qual não conseguimos, ainda fazer contato, porém, sei por informações de moradores que a mesma guarda inúmeras peças e arquivos de eventos da cidade desde a sua formação. Gostaria de deixar aqui os nossos agradecimentos pela gentil acolhida, e aguardem, estamos a caminho novamente. Abraços aos mineiros Areadenses, e parabéns pela cidade maravilhosa.

Primitivos Habitantes

"A povoação foi fundada em 25 de abril de 1823 pelo Guarda-Mor Joaquim José da Cunha Bastos, juntamente com Antônio dos Reis Rosa e João Marques de Araújo, sendo esses dois últimos os doadores da área de aproximadamente 500 hectares, que constituiram o patrimônio inicial do povoado. Neste dia foi celebrada a primeira missa pelo Padre Venâncio José Siqueira e essa data ficou registrada como de fundação da cidade, àquela época chamada Povoado de São Sebastião de Areado.

Em 1823, ainda, com a abertura de uma clareira em plena mata densa, foi construída por Joaquim da Cunha Bastos, a Capela dedicada a São Sebastião, primeiro marco do início da futura cidade de Areado.

Em 1859, Dom Antônio de Melo, Bispo de São Paulo, elevou a Capela a Curato, sendo canonicamente provida doze anos depois, em 1871. Ainda nesse mesmo ano, o Curato foi elevado a Freguesia, tendo assim permanecido até 1911, quando passou à Vila, com o nome de Vila Gomes, desmembrando-se de Alfenas.

De 1871 a 1911, período em que foi freguesia, destacou-se a figura do Padre Antônio Mariano Pimentel, seu Vigário e principal responsável pelo desenvolvimento verificado no povoado.

Em 1870 eram calculados em 700 os habitantes da comunidade. Daí por diante, o seu crescimento foi constante até 1930, quando a emigração fez a reduzir o crescimento demográfico.

A agricultura fixou os recém chegados ao solo assim que a mata foi derrubada. Experiências se fizeram, então, do plantio do trigo e centeio. Considerável êxito tiveram as culturas de cana-de-açúcar, fumo e algodão. Como atividade auxiliar e secundária, foi praticada a criação de gado.

No tempo, as casas eram de pau-a-pique, sendo substituídas, posteriormente, pelo adôbro. Os artesanatos surgiram para suprir as necessidades de utensílios, vestimentas, instrumental, fiação em roca, a tecelagem manual, a manufatura do couro e a cerâmica.

A agricultura sofreu constantes alterações em função da maior ou menor aceitação dos produtos cultivados. A cana-de-açúcar e o fumo foram cultivados sempre, mas em pequena escala. O cultivo do arroz e do milho entrou em séria concorrência com o café, produto tradicional do município.

A indústria local, de relativa importância, surgiu em 1930, com o aparecimento de uma fundição que se dedicava, inclusive, à produção de engenhos de cana, que tinham aceitação entre os lavradores locais e vizinhos.

O aparecimento do açúcar de Usina trouxe o desinteresse pelos engenhos, provocando o desaparecimento da fundição.

Posteriormente, em 1919, passou a denominar-se AREADO, readquirindo dessa forma a designação anterior com que foi fundada.

II - Origem do Topônimo

A primeira denominação foi Povoado de São Sebastião de Areado, até quando criou-se a vila que recebeu o nome de Vila Gomes. Em 20 de setembro de 1919, teve seu nome trocado para Areado, pela Lei Estadual nº 747.

Desde os tempos coloniais, os descobridores de Minas chamavam de Areado a um lugar plano e arenoso, a beira-rio ou qualquer terreno onde há muita areia fina como em baixada de vales, margem de rio, ribeirão ou córrego. A prosódia vulgar mineira é “ariado”.

Um topônimo indígena Ibycuhy (de Iby “terra” e cuí “pó fino”) corresponde ao nome aresal, porque para o gentio, a terra fina é a mesma areia formada de grãos de terra mineral.

As caravanas de boiadeiros que passavam pela região, aproveitavam a areia fina existente às margens de um córrego para arear os utensílios de cozinha. Este fato deu origem ao nome Areado, como ficou conhecido o local".

Quem nasce em Areado é AREADENSE

Foi elevado à condição de Município somente em 10 de setembro de 1925, pela Lei nº 893, composta de apenas um distrito, o da sede, como é até os dias de hoje.


Texto: Sônia

Fotos: J Araújo

do

15 comentários:

Oásis!! disse...

Obrigada pela visita !!gostei das fotos lindo lugar heim muito mesmo!!! texto bem informativo
creio que sua viagem foi muito boa e proveitosa
e em exelente companhia!!!bjoss

Anônimo disse...

Hei,sou de Areado, resido em Monte Belo,Osmarina é vereadora de Monte Belo, e o prefeito de Areado é o sr Pedro Francisco da Silva. Se liga pco.

Anônimo disse...

sou de areado,moro no rio de janeiro ,vendo fotos da escola onde estudei a mais de trinta anos me deu saudades.

Anônimo disse...

A IMAGEM NA QUAL ESTÁ ESCRITO ESCOLA MUNICIPAL NA VERDADE É UM TIPO DE HOSPITAL.. A ESCOLA ESTÁ ATUALMENTE COM APENAS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE ANOS ATRÁS.. REFORMARAM ELA! E INTERFERIRAM NELA ALTERANDO SEUS BELÍSSIMOS DETALHES...

Unknown disse...

Faltou vc comentar que a cidade é banhada pela represa de furnas com inumeras áreas de lazer e pesca esportiva, além de ser uma cidade linda e acolhedoura Areado é conhecida tbm pelo o seu carnaval, a cidade lota de gente de fora, principalmente os paulistas que vão em peso para a pequena cidade do sul de Minas.

Adriano Verola

Unknown disse...

sou nataniel sou de campo do meio fui la visitei e gostei hobrigado por terem me recebido bem

Zuleica Mesquita disse...

Procurei informações na internet pois minha avó paterna nasceu em Areado, em 1893. Grata pelas informações e fotos. Um dia ainda passo lá para conferir. Valeu!!

Zuleica Mesquita disse...

Olá!1

Procurei informações sobre Areado, pois, foi onde minha avó paterna nasceu, em 1893. Grata pelas informações e fotos. Valeu!

Anônimo disse...

E areadense e nao aroarense!e tbm areado vou reconhecido komo cidade em 1925 e nao 1945!e tbm areado e conhecido como cidade morada dos peixes,sonia tu ta passando informacoes erradas kara se liga

Anônimo disse...

E areadense e nao aroarense!e tbm areado foi reconhecido komo cidade em 1925 e nao 1945!e tbm areado e conhecido como cidade morada dos peixes,sonia tu ta passando informacoes erradas kara se liga!eu sou areadense manow se quiser mais informacoes sobre aki me contacta via email,

Anônimo disse...

Kara,pelo amor d deus a foto ai e do hospital e nao eskola dam!gostei do blog achei legal !vou sempre visitar!

Sônia Pachelle disse...

Anônimo,

Críticas são boas quando coerentes,e na data de publicação do texto, maio de 2009, o prefeito era sim o SENHOR ANTONIO HIGINO,e desse modo quem está errado é você. Para mim, o prefeito atual eu não conheço, e na verdade nem sei o nome. Também não tenho tanto tempo assim, para ficar voltando aos textos, e atualizando para contentar todos os anônimos de AREADO MG, a quem respeito muito.
Mas, voce meu caro, sequer sabe se dirigir com educação as pessoas.
Grata.

sonia

Anônimo disse...

Thanks for your helpful Post, I hope you have a good day!. :)
You nicely summed up the issue. I would add that this doesn’t exactly concenplate often. xD Anyway, good post…

Anônimo disse...

Apenas fazendo o meu mais antigo cargo na ventosevendavais.blogspot.com , o que parece ser um fórum maravilhoso!

Anônimo disse...

Sonia, obrigada por falar de Areado, sou neta do primeiro prefeito de Areado que foi: Cel Antonio Higino, inclusive foi ele que fez o primeiro cemiterio e a primeira pessoa ser enterrada foi sua esposa Vivili Pereira da Silva, os quais tem rua que leva seus nomes, a Rua Vivili Pereira é a principal e cruza com Cel Antonio Higino que fica próximo do campo de futebol, tem muitas outras historias interesantes.