5 de março de 2010

> O que é LER/DORT ?

web Essa sigla significa: LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS/ DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO.

As LER/DORT são doenças crônicas de origem lenta e progressiva que podem causar incapacidade temporária ou permanente e que atingem principalmente membros superiores e coluna.

São fruto de um conjunto de fatores associados e que, na maioria das vezes, incluem: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso resultando até mesmo em falta de tempo para ir ao banheiro ou tomar água, necessidade de ficar parado ou sentado durante horas seguidas, cobrança contínua pela produtividade (produzir cada vez mais, errando cada vez menos).

Os sintomas iniciais caracterizam-se por sensação de peso e cansaço, inchaço, formigamento, falta de força e diminuição de movimento.Num estágio mais avançado, o trabalhador adoecido pode ter dificuldades na realização de pequenas atividades do dia-a-dia.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, sendo necessário modificações no local de trabalho para que ele se torne mais "saudável" para o trabalhador e para a sociedade.

No caso de suspeita dessa doença, é recomendável procurar um bom médico, ou o Centro de Saúde de sua cidade.

Esse é um texto distribuído pelos sindicatos em Carta Aberta a População.

" A população deveria ser alertada, orientada, pelos Centros de Saúde sobre outras tantas doenças preventivas, e começar a aplicar as normas de ergometria e condicionamento físico dentro da própria Unidade, porque esse é um tipo de doença que acomete o paciente vagarosamente, afastando-o da função, mas que os médicos do trabalho, mais especificamente do INSS, devolvem o paciente , dando-lhes alta médica, estando ou não em condições de desempenho do seu serviço."

Já que entrei no assunto de condições de trabalho, soube de uma caso de senhora com CA de fígado, em tratamento quimioterápico, que teve sua licença médica "caçada" pelo perito do INSS, porque o mesmo julgou que a patologia não a impede de trabalhar. A função dela? - zeladora de escola pública.

E quer mais? Na minha Unidade de Saúde, há cerca de uns treis anos mais ou menos, temos uma colega que por várias vezes ficou de Licença Médica por dor ósseo-articular/muscular, e agora que pouco ou nada se pode fazer, um médico fez o diagnóstico de "Mieloma Múltiplo". Lembro-me que certa vez, ela colocou um calço de tijolos nos pés da mesa, para acertar a altura da cadeira que ela usava para trabalhar! Essa é "atenção a Saúde" do Ministério da Saúde.

Creio que os impostos que pagamos em nossas compras, imposto de renda, IPVA, e outros tantos encargos estão sendo muito bem aplicados...

Creio ainda que a formação dos profissionais de Saúde nesse país, é mais uma brincadeira de "bom gosto"...

E creio mais ainda que "pimenta nos olhos dos outros, não ardem..."

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Cuidados necessários para uma doença tão "silenciosa" e tão presente nas nossas vidas...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Phivos Nicolaides disse...

Então, temos de proteger e cuidar sobre a nossa saúde, o bem mais precioso em nossa vida. Bjs.

MARU disse...

Bom, aqui estamos muito longe de vocês, mas os problemas säo os mesmos.
A diferença da dôr está na vara de quem mede e como você muito bem diz, pimwnr noa olhoa soa outros....

Eu acho que no sistema de INSS há muta gente sem vontade de trabalhar de verdade....
É uma pena,mas deve ser contagioso, porque aqui, acontecem as mesmas coisas...
Beijinho

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Pimenta nos olhos dos outros não ardem, realmente.
Pois eles tem um bom Plano de Saúde não dependem de ficar nas filas de qualquer pronto socorro ou policlínicas a espera de um atendimento.
No caso de precisarem de um afastamento, tem um amigo lá dentro que garante o seu afastamento.
Infelizmente nossa Assistência a saúde está cada vez pior. Só nos resta pedir a Deus, que não fiquemos doentes. Caso contrário, morreremos sem assistência.
Tenha um bom final de semana!
Bjs!!!
As arteiras