26 de novembro de 2010

> RIO DE JANEIRO / BRASIL / GUERRA CIVIL??

web
Nem todos tem acesso a jornais, notícias, e o que voces lerão no texto abaixo é um resumo da história do CRIME ORGANIZADO, no Rio de Janeiro, publicado na íntegra pelo Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 26/11/2010.

- Convívio entre presos comuns e políticos, interesse dos cartéis bolivianos e colombianos no País e política de NÃO SUBIR morros favoreceram o crime.

Tres fatos históricos paralelos, ocorridos entre o fim dos anos 1970 e começo de 1980, foram DECISIVOS para moldar o perfil das facções de drogas no RIO e marcar as diferenças do crime fluminense do existente nos demais Estados Brasileiros.
- O primeiro foi a convivencia de presos políticos e bandidos comuns no PRESÍDIO DE ILHA GRANDE, relação que ensinou os fundadores da grande nascente FALANGE VERMELHA a se unirem e a se organizarem em busca de alternativas criminosas lucrativas.
- O sucesso da aposta no tráfico de drogas, feita pelo nova facção, só ocorreu porque, nessa época, cartéis bolivianos e colombianos buscavam contatos na AMÉRICA LATINA para amplicar a exportação de cocaína e diversificar a venda além dos ESTADOS UNIDOS. Por fim, a ampliação da rede varejista de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, intensificada entre 1981 e 1983, foi favorecida pela política do governador trabalhista LEONEL BRIZOLA, que a partir de 1983 SUSPENDEU a ação da POLICIA nos morros.
- A mística das facções e a ideologia quase suicida de alguns integrantes cresceram com episódios como o contato na autobbiografia LIMA, que no ano passado invadiu as telas do CINEMA NACIONAL. Em 1980, fugindo da POLICIA, "Bigode", outro fundador do COMANDO VERMELHO, se refugiou no Conjunto dos Bancários, na ILHA DO GOVERNADOR, e durante 13 HORAS, trocou tiros com 400 POLICIAIS atá ser morto. A idéia de MATAR OU MORRER, é valorizada entre os integrantes da facção desde essa época.
- As primeiras ações da Falange foram de roubos a bancos, em 1980 o grupo conseguiu liderar mais de 100 FUGAS que resultaram em pânico na rede bancária a ponto de forças de segurança desconfiarem da reestruturação de grupos guerrilheiros. Os bancos se defenderam co estratégias eficientes, levando os bandidos a se aventurarem no tráfico.
- Com um bom fornecedor de COCAÍNA, entre 1983 e 1986, o agora COMANDO VERMELHO passou a dominar as BOCAS DE FUMO tradicionais, tocadas por pequenos traficantes de MACONHA. Em 1985 já detinha 70% de todos os pontos de venda em um grande e lucrativo mercado.
- A concorrencia sangrenta por territórios começa também nessa época: em 1983 ainda no PRESIDIO DE ILHA GRANDE, bandidos que ficavam na terceira galeria, vindo principalmente da zona oeste do Rio, travaram um GUERRA violenta com integrantes do COMANDO VERMELHO. Nascia o TERCEIRO COMANDO, que optaria pelo tráfico para lucrar, se armar e disputar territorios com o CV.
- Apesar das guerras contínuas, no começo dos anos 2000, relatórios do setor de inteligencia da Polícia do Rio de Janeiro, calculavam o CV com contatos no PARAGUAI, BOLÍVIA E COLÕMBIA, movimentavam cerca de 240 milhoes de dólares por ano.
- Em 1994 a disputa por territórios ficou ainda mais disputada, quando então ocorre aquela que é considerada a MAIOR TRAIÇÃO NO MUNDO DO CRIME: Orlando Jogador, líder do CV no complexo do Alemão, é assassinado por "Uê" por causa de rixas ligadas a mulheres. A partir daí "Uê" cria AMIGOS dos amigos (ADA) no Morro do Adeus, vizinho do morro do Alemão, e inicia uma batalha que dura até 2002. Ele consegue um bom fornecedor de cocaína e apoio dos bandidos importantes como "ESCADINHA", do Morro do Livramento.
- A honra de Orlando, foi lavada por MARCINHO VP, que era seu antigo "fiel", espécie de ajudande de "ordens", e foi acusado de assassinar "Uê".
- A força e mística de VP no Comando Vermelho cresce nessa época. Foi VP que mandou ordens de dentro do PRESÍDIO DE CANTANDUVAS, orientando FB a iniciar os ataques que deixaram o RIO DE JANEIRO em pânico.
- As rixas violentas entre o CV e a ADA foram revistas depois que as UPPs se instalaram nos morros do Rio de Janeiro. A queda no movimento no comercio de drogas, acentuada com a chegada da polícia, levou os antigos inimigos a se unirem. O Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, para onde fugiu grande parte dos traficantes expulsos, são considerados QUARTEL GENERAL do CV. A ROCINHA, que até 2003 era dominada pelo Comando, hoje é reduto e principal fonte de lucro da ADA. As facções se juntaram para lutar contra o ESTADO.
- O atual líder do CV foi preso pela primeira vez em 1994 aos 18 anos, é o bandido FABIANO ATANASIO DA SILVA, O 'FB' de 34 anos, foragido da polícia: na favela costuma promover FESTAS regadas a álcool e drogas, por ocasião dos aniversários dos integrantes da facção, isso lhe rendeu apoio da comunidade, que ajuda passando informações em operações da Polícia.
- Entre os policiais é tido como "MEDROSO" : nas investidas feitas para prendê-lo costuma FUGIR PELA MATA DA VILA CRUZEIRO.
Foi este FABIANO que apareceu recentemente com o JOGADOR ADRIANO, acusado de dar 60 mil reais para uma festa.

- Textos publicados no jornal, assinados por Bruno Paes Manso, e Gabriela Moreira.

- resumido por sonia, sem fins lucrativos, apenas a título de informação para as pessoas que não tem acesso ao jornal.

- Agora, num jornal da TV Bandeirantes ouvi o repórter dizer que existe uma área de mata densa entre as Favelas do Alemão e Vila Cruzeiro; segundo informações, ali tem muitos bandidos escondidos.

- As pessoas estao deixando suas casas com crianças de colo, e uma bolsa de roupas, que é tudo que conseguiram carregar.

COMENTÁRIO PESSOAL:
- Os cidadãos que trabalham, pagam impostos, tem que abandonar os lares com seus filhos, e outros familiares, enquanto durar a guerra, e isso vai longe, a demonstração de repúdio do bandidos é evidente. Se o problema que impede pegar esses malditos bandidos é a tal mata, fica fácil, joga gasolina e póe fogo neles, assim como estão fazendo com os automóveis dos cidadãos cariocas.
Isso é violento? Por fogo em assasssino? E deixá-los distribuindo drogas e destruindo os filhos das famílias, é o que? Bonito? Legal? ISSO É QUE É VIOLENCIA, O TRÁFICO, A DESTRUIÇÃO DOS JOVENS, ISSO É VIOLENCIA. ACORDA AUTORIDADES, ACORDA DIREITOS HUMANOS.

sonia.
Postar um comentário