26 de novembro de 2010

> RIO DE JANEIRO / BRASIL / GUERRA CIVIL??

web
Nem todos tem acesso a jornais, notícias, e o que voces lerão no texto abaixo é um resumo da história do CRIME ORGANIZADO, no Rio de Janeiro, publicado na íntegra pelo Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 26/11/2010.

- Convívio entre presos comuns e políticos, interesse dos cartéis bolivianos e colombianos no País e política de NÃO SUBIR morros favoreceram o crime.

Tres fatos históricos paralelos, ocorridos entre o fim dos anos 1970 e começo de 1980, foram DECISIVOS para moldar o perfil das facções de drogas no RIO e marcar as diferenças do crime fluminense do existente nos demais Estados Brasileiros.
- O primeiro foi a convivencia de presos políticos e bandidos comuns no PRESÍDIO DE ILHA GRANDE, relação que ensinou os fundadores da grande nascente FALANGE VERMELHA a se unirem e a se organizarem em busca de alternativas criminosas lucrativas.
- O sucesso da aposta no tráfico de drogas, feita pelo nova facção, só ocorreu porque, nessa época, cartéis bolivianos e colombianos buscavam contatos na AMÉRICA LATINA para amplicar a exportação de cocaína e diversificar a venda além dos ESTADOS UNIDOS. Por fim, a ampliação da rede varejista de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, intensificada entre 1981 e 1983, foi favorecida pela política do governador trabalhista LEONEL BRIZOLA, que a partir de 1983 SUSPENDEU a ação da POLICIA nos morros.
- A mística das facções e a ideologia quase suicida de alguns integrantes cresceram com episódios como o contato na autobbiografia LIMA, que no ano passado invadiu as telas do CINEMA NACIONAL. Em 1980, fugindo da POLICIA, "Bigode", outro fundador do COMANDO VERMELHO, se refugiou no Conjunto dos Bancários, na ILHA DO GOVERNADOR, e durante 13 HORAS, trocou tiros com 400 POLICIAIS atá ser morto. A idéia de MATAR OU MORRER, é valorizada entre os integrantes da facção desde essa época.
- As primeiras ações da Falange foram de roubos a bancos, em 1980 o grupo conseguiu liderar mais de 100 FUGAS que resultaram em pânico na rede bancária a ponto de forças de segurança desconfiarem da reestruturação de grupos guerrilheiros. Os bancos se defenderam co estratégias eficientes, levando os bandidos a se aventurarem no tráfico.
- Com um bom fornecedor de COCAÍNA, entre 1983 e 1986, o agora COMANDO VERMELHO passou a dominar as BOCAS DE FUMO tradicionais, tocadas por pequenos traficantes de MACONHA. Em 1985 já detinha 70% de todos os pontos de venda em um grande e lucrativo mercado.
- A concorrencia sangrenta por territórios começa também nessa época: em 1983 ainda no PRESIDIO DE ILHA GRANDE, bandidos que ficavam na terceira galeria, vindo principalmente da zona oeste do Rio, travaram um GUERRA violenta com integrantes do COMANDO VERMELHO. Nascia o TERCEIRO COMANDO, que optaria pelo tráfico para lucrar, se armar e disputar territorios com o CV.
- Apesar das guerras contínuas, no começo dos anos 2000, relatórios do setor de inteligencia da Polícia do Rio de Janeiro, calculavam o CV com contatos no PARAGUAI, BOLÍVIA E COLÕMBIA, movimentavam cerca de 240 milhoes de dólares por ano.
- Em 1994 a disputa por territórios ficou ainda mais disputada, quando então ocorre aquela que é considerada a MAIOR TRAIÇÃO NO MUNDO DO CRIME: Orlando Jogador, líder do CV no complexo do Alemão, é assassinado por "Uê" por causa de rixas ligadas a mulheres. A partir daí "Uê" cria AMIGOS dos amigos (ADA) no Morro do Adeus, vizinho do morro do Alemão, e inicia uma batalha que dura até 2002. Ele consegue um bom fornecedor de cocaína e apoio dos bandidos importantes como "ESCADINHA", do Morro do Livramento.
- A honra de Orlando, foi lavada por MARCINHO VP, que era seu antigo "fiel", espécie de ajudande de "ordens", e foi acusado de assassinar "Uê".
- A força e mística de VP no Comando Vermelho cresce nessa época. Foi VP que mandou ordens de dentro do PRESÍDIO DE CANTANDUVAS, orientando FB a iniciar os ataques que deixaram o RIO DE JANEIRO em pânico.
- As rixas violentas entre o CV e a ADA foram revistas depois que as UPPs se instalaram nos morros do Rio de Janeiro. A queda no movimento no comercio de drogas, acentuada com a chegada da polícia, levou os antigos inimigos a se unirem. O Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, para onde fugiu grande parte dos traficantes expulsos, são considerados QUARTEL GENERAL do CV. A ROCINHA, que até 2003 era dominada pelo Comando, hoje é reduto e principal fonte de lucro da ADA. As facções se juntaram para lutar contra o ESTADO.
- O atual líder do CV foi preso pela primeira vez em 1994 aos 18 anos, é o bandido FABIANO ATANASIO DA SILVA, O 'FB' de 34 anos, foragido da polícia: na favela costuma promover FESTAS regadas a álcool e drogas, por ocasião dos aniversários dos integrantes da facção, isso lhe rendeu apoio da comunidade, que ajuda passando informações em operações da Polícia.
- Entre os policiais é tido como "MEDROSO" : nas investidas feitas para prendê-lo costuma FUGIR PELA MATA DA VILA CRUZEIRO.
Foi este FABIANO que apareceu recentemente com o JOGADOR ADRIANO, acusado de dar 60 mil reais para uma festa.

- Textos publicados no jornal, assinados por Bruno Paes Manso, e Gabriela Moreira.

- resumido por sonia, sem fins lucrativos, apenas a título de informação para as pessoas que não tem acesso ao jornal.

- Agora, num jornal da TV Bandeirantes ouvi o repórter dizer que existe uma área de mata densa entre as Favelas do Alemão e Vila Cruzeiro; segundo informações, ali tem muitos bandidos escondidos.

- As pessoas estao deixando suas casas com crianças de colo, e uma bolsa de roupas, que é tudo que conseguiram carregar.

COMENTÁRIO PESSOAL:
- Os cidadãos que trabalham, pagam impostos, tem que abandonar os lares com seus filhos, e outros familiares, enquanto durar a guerra, e isso vai longe, a demonstração de repúdio do bandidos é evidente. Se o problema que impede pegar esses malditos bandidos é a tal mata, fica fácil, joga gasolina e póe fogo neles, assim como estão fazendo com os automóveis dos cidadãos cariocas.
Isso é violento? Por fogo em assasssino? E deixá-los distribuindo drogas e destruindo os filhos das famílias, é o que? Bonito? Legal? ISSO É QUE É VIOLENCIA, O TRÁFICO, A DESTRUIÇÃO DOS JOVENS, ISSO É VIOLENCIA. ACORDA AUTORIDADES, ACORDA DIREITOS HUMANOS.

sonia.

11 comentários:

Phivos Nicolaides disse...

Minha querida amiga Sonia, te desejo do fundo do meu coração que tudo te corra lindamente, beijinhos e saudades de você minha amiga do coração. Felipe

MARU disse...

Cuando eu morava ahí, (eu voltei prá Espanha no ano 1965) as favelas de Rio de Janeiro já eram un grande problema de pobreza e gente que morava fora da lei.

Claro, cuando a droga entra a formar parte de tôdas as bandas do mundo, dando uns benefícios que até entäo näo se conhecían, apareceram as máfias organizadas...

Isso em todos os países,dispara a delincuencia.

Eu te pregunto, desde a minha ignorânça no tema.
É uma medida que o Lula da Silva tomou prá ficar na Historia, ou é porque no ano 2014 joga-se un Mundial de Futibol e no ano 2016 vi têr uma Olimpiadas?
Entäo, é necesario que o resto do mundo näo duvide da segurança que vai têr Rio de Janeiro...

Quero dizer, é uma coisa política?

Um beijinho, querida amiga.

Marcia disse...

Minha querida,
muio triste td o que está acontecendo, mas oremos e confiemos em Jesus, governador do nosso planeta que td irá voltar a paz.
Desejo a você muita paz e bom fim de semana.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Sonia querida. Essa guerra no RJ está saindo dos limites. É preciso uma ação para dar tranquilidade e paz aos cariocas. Toda guerra precisa ter um fim. Inclusive nossas guerras interiores. A vida maltrata, mas é preciso continuar, seguir em frente, sempre acreditando que o dia seguinte será melhor que o anterior. E nunca deixe de sonhar, amiga. Os sonhos são feitos para se tornarem realidade. Beijos e ótimo final de semana.

Sônia Pachelle disse...

Para Luna,

Querida Luna, não é uma atitude com fins políticos, nem para demonstrar segurança por causa das Olimpíadas; essa ação era para ser tomada lá nos anos 70, a criminalidade cresceu de forma insuportável, estava mais do que na hora, do Governo tomar uma atitude séria, decisiva. Bandido é bandido, não tem jeito não, é doença incurável, com alta celestial.

Infelizmente,é deixar matar, ou morrer.
Ninguém aguenta mais, bandido aqui no interior em Campinas SP, vai para CADEIA numa semana, e treis dias depois já está se comunicando com seus comparsas pelo celular.

Onde ele conseguiu esse celular????

beijos, ainda bem que voce está na Espanha.

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Obrigada pela visita.
Apesar de tudo o que está acontecendo, não devemos deixar de trazer os sonhos para nossas crianças. Deixemos que o Natal brilhe para elas de forma diferente.
Infelizmente, o Rio de Janeiro está precisando tomar medidas dástricas em relação aos bandidos que assolam o estado.
Peçamos a Deus, que ilumine os governadores para que façam o que deve ser feito.
Bjs!!!
As arteiras

Emília Pinto disse...

Parabéns pelo documentário, Sonia. Há muito que as autoridades deveriam ter tomado esta atitude. Concordo plenamente; se os fugitivos estão na mata, pega-se fogo nela; afinal há sempre tantos incêncios, a maioria por mãos criminosas, pois algum interesse há sempre por trás dos incendios, por isso está na hora de acabar com o refúgio deles; se morrerem queimados, paciência; aqui em Portugal morrem muitos bombeiros quando, desesperados, tentam acabar com os fogos que sempre são postos de propósito, pt os bambidos têm mais é que morrer. O Brisola teve muita culpa nisso, sim senhor; já estava aí no Brasil quando o Brisola governou esse estado e já o culpavam pelo aumento da violência no Rio. São notícias que me deixam muito triste, pois a cidade maravilhosa está a ficar sem segurança e sem turistas também. Um beijinho e vamos ter fé e esperar que as coisas mudem. Um bom fim de semana
Emília

J Araújo disse...

Sonia, não concordo com a idéia de colocar fogo na mata como vc sugere. Explico, Sonia, o fogo vai destruir a mata e hoje em dia o que temos que fazer é preservar o meio ambiente. Entedeu agora por que sou contra?

Bj

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Sonia
Lamentável tudo isso que está acontecendo no Rio, tenho acompanhado pela mídia os acontecimentos e estou chocado. Uma verdadeira guerrilha urbana.
Bjux

Daniel Savio disse...

Infelizmente, um problema agravado pela administração publica que só tenta combater o sintomas, mas nunca o que originou o problema: como falta de escola de qualidade, saudade gratuita de graça, moradias acessiveis e etc...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Tulio disse...

Lhes aconselho a ler a carta de Marcolla, nao sei pra quem ele mandou.. mas da uma aula de politica nas favelas e como tudo funciona...
E ele critica a forma de governo brasileiro, pois diz que demora demais as coisas muita burocracia, mas no governo das favelas não, se nao acontece do jeito e tempo que els querem eles matam pronto acabou, e ainda diz que quando tinha soluçao as autoridades viraram a cara.. Minha opinião Exercito invadindo favelas, guerra civil será inevitavel mas tenho certeza que o exercito irá acabar com essa rede do crime!