16 de janeiro de 2011

> H E P A T I T E " C "

web

Todos os tipos de hepatite são altamente contagiosas, como já vimos, a Hepatite A, e Hepatite B, tem tratamento e o prognóstico é bom. Ou seja cura-se ficando apenas "cicatriz", detetável no exame sanguíneo.

É bom lembrar, que as pessoas portadoras ou que já tiveram doenças infecto-contagiosas, não podem ser doadores de sangue. E tem ainda o limite de idade, que atualmente é de 60 anos, para quem já é cadastrado como doador.

Hoje deixo algumas informações sobre a HEPATITE C.
- Doença causada pela infecção com o virus da hepatite C.
O virus da hepatite C (VHC) é constituido por RNA de fita simples, pertencente à família FLAVIVIRIDAE, possuindo um invólucro proteico.

TRANSMISSÃO :
- Por meio de sangue infectado, principalmente pela via parenteral, sendo a transmissão sexual e vertical pouco frequente.
São considerados populações de risco acrescido:

- indivíduos que receberam transfusão sanguínea ou de derivados antes de 1993
- usuários de drogas injetáveis ( cocaína, anabolizantes, complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína), ou pipadas (crack)
- pessoas que compartilham ou utilizam instrumentos não esterilizados para aplicação de PIERCINGS, TATUAGEM, MANICURE, E OBJETOS DE USO PARA HIGIENE PESSOAL ( escovas de dentes, lâminas de barbear, depilar, babeador, etc...)

EVOLUÇÃO CLÍNICA
A cronificação ocorre em 70% a 85% dos casos, sendo que, em média, de um quarto a um terço destes podem evoluir para forma histológicas graves ou cirrose no período de 20 anos, caso não haja intervenção terapêutica.

MARCADORES SOROLÓGICOS ( exames de sangue)
- Anti HCV este exame deve ser solicitados pelo médico na suspeita de infecção pelo virus da hepatite C
- A infecção pode ser aguda ou crônica.
- Para definição o médico deverá solicitar complementação de exames, desde que o primeiro tenha indicado "reagente".
- Para confirmação da infecção pelo virus da hepatite C, deverá o médico solicitar e realizar em laboratório o teste de BIOLOGIA MOLECULAR QUALITATIVO: HCV-RNA

Dado esclarecedor ao paciente> O Exame de sangue HCV indica se a hepatite é aguda ou crônica conforme explicação abaixo:
- São considerados casos de hepatice C aguda aqueles em que o indivíduo apresentou mudança documentada no perfil sorológico (soroconversão) isto é: anti-HCV não reagente na primeira testagem, e anti-HCV reagente na segunda, que é realizada após 90 dias do primeiro exame.

- Fase Crônica: Anti-HCV : reagente.

Dados retirados de livreto distribuido pela Ministerio da Saúde, Secret de Vigilancia em Saúde. Nem todos os usuários tem acesso ao folheto, ou muitas vezes não lêem, e algumas outras pessoas acessam a internet para obter informações, e as que passei, são corretas, pois é transcrição fiel do livreto, como forma de alerta e colaboração aos usuários, ou àqueles que procuram informações.

sonia

6 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Hipatite é coisa séria, e a maioria das pessoas é muito mal informada.
Realmente Milho verde é uma cidade encantadora.
Bjux

Phivos Nicolaides disse...

Ola amigo! Que tragédia! Rio

Daniel Savio disse...

Mas senão me engano, quem toma as vacinas também dá positivo o teste de hepatite...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Sônia Pachelle disse...

Olá Daniel,

Volta lá no texto HEPATITES VIRAIS, que eu expliquei como comentário, tudo direitinho para as pessoas entenderem melhor.

obrigada, sonia.

Sônia Pachelle disse...

Olá Phivos,


O BRASIL é o país das trajédias, mas essas enchentes sempre ocorreram. Nem o governo, e o povo aprenderam alguma coisa com isso.

O povo constroi nas beiras de rios, barrancos, e o Governo avisa.

Ninguém obedece porque acha que nada vai acontecer.

Quando acontece, o resto do povo todo corre atras do prejuizo.

abraços, nunca pense em vir morar aqui....

sonia

Sônia Pachelle disse...

Bom dia,

Essa é uma resposta a um questionamento:> O que é quando o exame é hepatite C REATIVA?

Respondo: Quando o resultado do Exame de sangue der Hepatite C REATIVA, significa que em algum momento de sua vida, teve contato com o AGENTE CAUSAL. (Material contaminado, relação sexual de risco)

É prudente, reastrear esse resultado a cada 6 meses durante uns 02 anos.

E cuidar para não se contaminar.

sonia.