16 de janeiro de 2011

> H E P A T I T E " C "

web

Todos os tipos de hepatite são altamente contagiosas, como já vimos, a Hepatite A, e Hepatite B, tem tratamento e o prognóstico é bom. Ou seja cura-se ficando apenas "cicatriz", detetável no exame sanguíneo.

É bom lembrar, que as pessoas portadoras ou que já tiveram doenças infecto-contagiosas, não podem ser doadores de sangue. E tem ainda o limite de idade, que atualmente é de 60 anos, para quem já é cadastrado como doador.

Hoje deixo algumas informações sobre a HEPATITE C.
- Doença causada pela infecção com o virus da hepatite C.
O virus da hepatite C (VHC) é constituido por RNA de fita simples, pertencente à família FLAVIVIRIDAE, possuindo um invólucro proteico.

TRANSMISSÃO :
- Por meio de sangue infectado, principalmente pela via parenteral, sendo a transmissão sexual e vertical pouco frequente.
São considerados populações de risco acrescido:

- indivíduos que receberam transfusão sanguínea ou de derivados antes de 1993
- usuários de drogas injetáveis ( cocaína, anabolizantes, complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína), ou pipadas (crack)
- pessoas que compartilham ou utilizam instrumentos não esterilizados para aplicação de PIERCINGS, TATUAGEM, MANICURE, E OBJETOS DE USO PARA HIGIENE PESSOAL ( escovas de dentes, lâminas de barbear, depilar, babeador, etc...)

EVOLUÇÃO CLÍNICA
A cronificação ocorre em 70% a 85% dos casos, sendo que, em média, de um quarto a um terço destes podem evoluir para forma histológicas graves ou cirrose no período de 20 anos, caso não haja intervenção terapêutica.

MARCADORES SOROLÓGICOS ( exames de sangue)
- Anti HCV este exame deve ser solicitados pelo médico na suspeita de infecção pelo virus da hepatite C
- A infecção pode ser aguda ou crônica.
- Para definição o médico deverá solicitar complementação de exames, desde que o primeiro tenha indicado "reagente".
- Para confirmação da infecção pelo virus da hepatite C, deverá o médico solicitar e realizar em laboratório o teste de BIOLOGIA MOLECULAR QUALITATIVO: HCV-RNA

Dado esclarecedor ao paciente> O Exame de sangue HCV indica se a hepatite é aguda ou crônica conforme explicação abaixo:
- São considerados casos de hepatice C aguda aqueles em que o indivíduo apresentou mudança documentada no perfil sorológico (soroconversão) isto é: anti-HCV não reagente na primeira testagem, e anti-HCV reagente na segunda, que é realizada após 90 dias do primeiro exame.

- Fase Crônica: Anti-HCV : reagente.

Dados retirados de livreto distribuido pela Ministerio da Saúde, Secret de Vigilancia em Saúde. Nem todos os usuários tem acesso ao folheto, ou muitas vezes não lêem, e algumas outras pessoas acessam a internet para obter informações, e as que passei, são corretas, pois é transcrição fiel do livreto, como forma de alerta e colaboração aos usuários, ou àqueles que procuram informações.

sonia
Postar um comentário