20 de fevereiro de 2011

>> AMOR E DOR/ DIVORCIO

web
A maioria das pessoas vivem com o objetivo distinto de cada uma, porém, geralmente as mulheres desde muito jovens pensam em casar-se, ter filhos, profissão para realização pessoal mais completa.

Hoje esse perfil começa a modificar-se, primeiro a mulher procura estudar, e conquistar seu lugar dentro do mercado de trabalho. Os motivos são vários, primeiro que atualmente a mulher não quer mais ficar em casa sem atividade rendável. Tornou-se humilhante depender de homem, marido.

Isso tem uma razão: a instabilidade emocional. Normalmente quando casam-se já tem em mente que não dando certo o casamento, simplesmente tudo se resolve na justiça, e agora, mais fácil é só comparecer no cartório onde casou-se e assinar o divórcio. Não precisa mais esperar um longo e massacrante ano.

O divorcio atualmente não tem burocracia; se o casal separar-se consensualmente ( sem brigas ) e ouver acordo entre eles, praticamente não precisa nem de advogado. E a mulher sendo independente, não vai precisar da "pensão alimentícia", que os homens teriam que pagar se ela não tivesse nenhuma fonte de renda. Ponto para a mulher, depender de homem é pior do que ficar livre de piolhos...

Mas aí tem que trabalhar o lado emocional: por mais moderno que isso pareça ser não é tão fácil reaprender a viver sozinhos. Normalmente quem cai em depressão é o homem, as vezes volta para casa dos pais, ou a mulher que não se acostuma a viver só, retorna ao lar materno.

De qualquer forma, é uma droga. O fato de haver separação implica em dor, tristeza, descrença, e até pode complicar mais, necessitando de ajuda psiquiatrica.

Mas perante a Lei, tudo ficou mais fácil.

E se tiver filhos então, é um compromisso para o resto da vida, pois, essa é uma aquisição que não tem troca e nem devolução por defeito de fabricação, vai ter que aguentar o que vier. Mas agora tem também a guarda compartilhada! Quem sai ganhando são os pais, quem perdem são os filhos. Aprendem com um, e desaprendem com o outro depois...

O homem é sempre o primeiro a arrumar outra mulher, diferente da primeira. Daí as referencias que os filhos adquiriram com os pais, vão vagarosamente perdendo com a outra "mãe"(tia não sei que...) É assim que os pais ensinam os filhos a se referirem a sua segunda mulher.

Assim como no mundo animal o macho é o "todo poderoso", na raça humana não muda quase nada; homem é frio, calculista, chegando até a ser torturador emocional. E pior, depois que fez o estrago maior na vida de uma mulher, ainda tem a petulancia de jogar toda culpa em cima do comportamento dela, fazendo-a sentir-se uma cachorra vira lata.

Talvez por isso, o poder Legislativo, Judiciario e Executivo, resolveu facilitar pelo menos o momento do divórcio, para favorecer a mulher, que sempre sai ferida, menosprezada, e culpada. Os homens tem uma mente tão doentia, que são capazes de fazer a vida de mulher um verdadeiro tormento. Mas, como eles são fracos e nem percebem, quando ficarem velhos, vão precisar de quem?? > de uma mulher....Já precisaram de uma para nascer... Quanto ironia.... Como eu gostaria de ser homem por um único dia...

Essa parte do penúltimo parágrafo serve para mim...

A vida é assim...

sonia.

24 comentários:

Emilene Lopes disse...

Refleti muito sobre seu texto, e, concordo com vc que quem perde nisso tudo são os filhos.
Adolescêntes com caráter deformado pela instabilidade familiar tem sido um problema muito grande...

Bja

Mila

Daniel Savio disse...

Realmente é uma coisa complexa se separar (principalmente para a ideia de crianças novinhas), mas senão há outro jeito, não adianta cultivar odios eternos...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Sonia: concordo com você em quase tudo. Apenas discordo num ponto: as mulheres não são anjinhos quando se separam; aliás os dois não são! Os homens querem se esquivar de pagarem a pensão, o que aliás deve ser partilhada se os dois trabalham. Foram os dois que fizeram o filho. Por outro lado, muitas mulheres tentam trancar a visita dos pais ( o que mais se vê) que só conseguem ver seus filhos através da justiça. Então veja bem: de um lado a mulher quer obter o máximo do que 30% do salário do marido; por outro o marido esquiva-se o máximo. Aí já começa a lambança em torno de uma criança que não tem nada com a briga dos pais, que ama os dois. E que fica no meio, dividida e ouvindo o que não deveria e participando, também, do que não deveria.

Acho que tanto o homem como a mulher quando querem torturar são iguais. Apenas os métodos são diferentes. Um tem força física, mas a mulher tem maior força emocional quando quer cutucar: só a mulher aguenta discutir relação! E isso é terrível.

Doença mental não tem sexo. E é aí o ponto a que me refiro: quando um dos pais é doente, o outro sofre muito, independente do sexo. Concordo: o homem quando não quer mais... some! Não quer saber de sustentar o filho até sair da faculdade, como manda a lei. Por outro lado, a mulher quer tirar o que pode, mesmo ganhando muito bem. E casos assim, estão sobrando para se contar a história.

Sem dúvida que a mulher é muito humilhada, maltratada e culpada nas separações: homem algum toma a decisão, esta, fica sempre nas costas das mulheres. Homem não suporta culpa. Concordo com você.

Este seu post é muito bom e dá muito pano pra manga; mas eu não queria ser homem, não; nem por um dia. rsrs

grande beijo.

Sônia Pachelle disse...

Boa noite Tais,

Realmente quando o casal chega no auge das discussões, é um acusando o outro, geranda dor emocional mais para a mulher; homem não tem sentimento igual as mulheres, isso eu tenho certeza.

As mulheres sempre foram e continuarão sendo pessoas melhores que os homems, uma comparação até preconceituosa, mas, as cadeias estão lotadas de homem: entao eu penso que homem é muito mais ruim que a mulher.

Só pelo fato da maternidade, ela já é privilegiada. Já imaginou um homem grávido? Coitado!! Mal consegue conviver com um resfriadinho...

Mas eu vou bater numa tecla que talvez voce não concorda. Casamento acaba por culpa do homem. Quem geralmente toma a decisão é a mulher, mas, porque o homem fica pressionando psicológicamente, desprezando-a na intimidade, culpando-a das discussões, eles são sempre os santinhos, coitadinhos.

A maioria das separações que observei, foram assim.

sonia.

Bane disse...

Olá mãe,

Voce tinha que mexer na lembrança né?
Claro que dói uma separação, a nossa mente contém lembranças, que não são escritas a giz; não existe um "apagador" de momentos.

Eu queria um casamento para vida inteira, mas não deu...

E quero casar de novo...

beijo mãe, te amo.

Tais Luso de Carvalho disse...

CONCORDO sim, Sonia! Diria até que o homem age de maneira mais violenta, agride fisicamente muito mais do que a mulher. Está aí a lei Maria da Penha...

Eu só me referi quanto às 'SEPARAÇÕES', que a mulher sempre procura separar os filhos dos pais, é uma maneira de punir, mas que traz problemas enormes na formação das crianças, uma vez que o pai é referência masculina, principalmente para o filho homem.

E não tenho dúvidas que a mulher é mais coração.

beijão!

Emília Pinto disse...

Gostei do texto e do tema, Sonia. Aqui a lei também facilitou o divórcio. Concordo com a sua amiga acima; conheço um divorcio na família e a mulher simplesmente torturou psicologicamente o marido por causa do filho; fazia tanta queixa dele, dizia monstruosidades à advogada que ela um dia lhe disse que se ela não parasse com isso, o filho não iria só ao sábado visitar o pai, mas passaria a ir fins de semana inteiros e férias; aí ela acalmou.E olhe que quem é da minha família é ela não ele, por isso não estou em defesa dela. Quanto à culpa também penso que é sempre dos dois, pelo menos na maioria dos casos. E aqui vou por o meu caso pessoal; não sou divorciada; estou casada há 35 anos, mas nestes anos todos chego à conclusao que se nos separassemos haveria culpa de parte a parte; digo isto, porque nos momentos difíceis por que temos passado ( todos passam) vejo que em muitos deles também sou culpada. Sempre houve, há e vai continuar a haver brigas no meu casamento, brigas essas que temos sabido contornar, mas se o casamento chegasse ao fim, se não tivessemos a paciencia que temos tido, mais uma vez, eu também teria culpa nisso. Este assunto é complicado, doloroso e dramático, principalmente para as crianças, pois os pais usam-nas para machucarem o outro, o que é uma pena. Um beijinho, Sonia e até à próxima
Emília

Whispers disse...

Querida Sonia,

Acho que não existe ''melhor ou pior''entre o homem ou a mulher, se queremos nós mesmo ter a igualdade então sejamos realistas.
O amor tanto acaba por lado feminino ou masculino, o que devemos é saber compreender quando chegou ao fim...ponto final, se foi o homem que deixou de amar,então que a mulher tenha o respeito de o deixar ir e não viver correndo atrás de alguém que não a quer.


Sim, tem os filhos, São os que perdem,e você sabe porque os filhos perdem tanto?

Porque existe sempre um dos pais que vai fazer a cabeça dos filhos,que vai quer se vingar e virar os filhos contra o outro,isso chamo falta de respeito.

Quem se respeita sabe que os filhos São feito a dois, e que quase todo pai ou mãe,ama os filhos.então pq brincar com a vida das crianças?


Eu sou Mulher, eu me respeito, o dia que alguém me dizer que não me ama e não quer estar comigo,serei eu a primeira a fazer as malas, e jamais ficava ou fazia homem algum me sustentar depois de ''ele''dizer que já não em ama.
Tenho nojo, e digo nojo a toda aquela Mulher que fica recebendo uma pensão do Homem,que se dá a vergonha de estender a mão e pedir esmola,caramba,que falta de amor próprio e respeito por ela.
Mas você sabe porque ela faz isso, porque e malandra, quer viver a custa de um homem, e depois vem com a Igualdade, você já viu se a igualdade virar e será o homem que fique em casa e receba pensão da mulher?
Ah, ai será, o homem não presta, é um explorador e este é aquele,e um malandro e a lista de nomes vai crescendo

Amiga, muita mulher só quer ter igualdade na palavra.

Não vamos culpar os homens por todo o mal do mundo, uma arvore de fruto tem frutos verdes, maduros e podre
Temos e que os saber escolher.

Sejamos fortes, sejamos Mulheres com respeito, e sim, viva a igualdade.
Desculpa,mas esta é a minha maneira de pensar
Mil beijos em ti
Rachel

Sônia Pachelle disse...

Querida Rachel,

Eu entendo sua maneira de pensar, e concordo em tudo, realmente a mulher precisa ter amor próprio em todos os sentidos.

Eu aprendi com meu querido pai, tudo que sei na vida: trabalhar, estudar sempre, persistir nos ideais, enfim, ensinou-me a ser independente.

Isso assusta os homens, já ouvi várias vezes uma certa crítica em relação a minha independencia.

É uma independencia positiva para mim, pois, muuitas vezes tomo atitudes e resoluções por mim mesma.

Conheço um casal que é da família de meu ex-marido, que separou-se da esposa com a qual teve um menino, e uma menina. A mãe, dedicada, fina, de bom gosto, ensinou aos filhos comportamento, atitudes corretas nos interelacionamentos familiares, todos os princípios de bonita conduta na rotina, escola, diversão, higiene, etiquetas à mesa, etc.

Mas, logo depois esse homem uniu-se a outra mulher, que já fora casada, tinha uma filha, engravidou e teve outra criança.

Então na somatória ele ficou com quatro filhos. Devido a convivencia com a segunda mulher que não é tão dedicada quanto a mãe dos dois filhos dele, as crianças perderam todas as referencia adquiridas anteriormente.

Atualmente, não tem postura às reuniões familiares, perderam a etiqueta à mesa, enfim, estragou tudo.

Quem perdeu foram elas. Porque a segunda esposa, já habituada a maus hábitos, não perdeu nada.

Ele sim perdeu e muito. E duvido que esse relacionamento dure tanto tempo... As desigualdades são gritantes.

Ela mesma diz, que tratou de arrumar filho para se garantir...

É muita baixaria...

Criei meu filho dos 8 anos até agora sozinha, pois, o pai faleceu.
E meu marido no leito de morte disse: confio em voce, sei que não vai passar necessidade, voce apren deu muito com seu pai, comigo, e com a vida.

É verdade, tudo que sou devo a eles.

Não encontrei ainda niguém nem parecido com isso.

Beijos mil, querida, sabe que amo voce minha irmã tão distante e
bem próxima de mimha alma.

sonia.

Sônia Pachelle disse...

Querida Emilia,

Entendo sua postura quanto ao caso do divórcio. Realmente a mulher quando quer, transforma a vida de um homem num inferno.

Mas em compensação tem homem que é um carrasco, vestido de pele de carneiro.

Conheço vários assim.

E mulheres parideiras, para correr atrás de pensão...

Feio, muito feio...


beijos, sonia.

Ricardo Roehe disse...

O caso já esta com o ministério publico.
Meu advogado já esta cuidando de tudo.
A direção que era formada por irmãs de DEUS como elas dizem parece que já caiu.
Então tudo esta na mão de DEUS digo nosso DEUS O do bem, pois o que fizeram com meu Pai pagaram na justiça Divina e na justiça dos homens.
Bjss no coração e que Deus ilumine seu caminho.

Anônimo disse...

Oie, vim te convidar para participar do sorteio lá do Blog. Sandálias Havaianas. Participe, viu!! E aproveitar para e dar um alô. Afff o debate aki est´aserio, hein... mas dessa vez vou me abster!!rsrs

Bjks, te espero lá, hein..
Vanessa Ramos
maquiagemehtudo.blogspot.com

Phivos Nicolaides disse...

Muito bom! Linda semana. Bjs

Isalie disse...

É tão complicado, estou sem saber o que fazer, me identifiquei no ato com o post que fala sobre o marido fazendo pressão psicológica, humilhando, até eu não agüentar e pedir o divorcio. Ainda bem que não tenho filhos, não consegui. Mas Deus sabe o que faz, uma criança no meio dessa loucura seria muito triste...

Anônimo disse...

Prezada Sônia,
Eu acho que há casos e casos e qualquer: QUALQUER generalização se trata de puro pré-conceito (preconceito) da sua parte e da parte os comentários anteriores.
Veja o meu caso: minha mulher de 30 anos nunca trabalhou e chegou a querer que eu abandonasse minha mãe idosa. Sou filho único.

Minha mulher coibe qualquer convivência com qualquer pessoa que vá tomar minha atenção de 100% para 90% para ela.

Minha mulher acha ruim a cidade que moramos.

Minha mulher acha ruim que eu seja promovido e tenha que dedicar mais tempo à empresa.

Minha mulher acha ruim que eu acorde cedo e chegue tarde pois o trabalho é longe.

Minha mulher acha ruim o carro que eu comprei.

Minha mulher acha ruim a família dela e não deixa eu me aproximar deles.

Minha mulher acha que quando faz sol, faz muito calor.

Minha mulher acha ruim quando chove e faz frio.

Minha mulher só quer saber de viajar.

Minha mulher não gosta de economizar energia elétrica.

Quando fica com raiva, descobri que ela quebra os móveis.

Minha mulher adora sentir dor e se fazer coitada.

Então? Homem é pior que mulher?

Eu nunca a traí. Não falo com ninguém e vivo em uma cadeia. Não faço mais o que gosto, não tenho contato com meus amigos de antes do casamento...

Você, para mim, é aparentemente preconceituosa por causa das estatísticas e da nossa sociedade de valores desfeitos.

Sônia Pachelle disse...

Ao Anonimo,

Li seu comentário. Eu vi acontecer dentro de minha família história de agressão a esposa, e também de esposa que não se importava com o casamento, marido, filhos.

Sabe esse tipo de mulher que se casa e acha que a vida de solteira continua?

Não é assim, nem será.

Quanto ao seu relato voce deve ser o marido ideal, porque suportar tudo isso da esposa e conservar o casamento é coisa de HERÓI.

Olha, o tempo passa, daqui a pouco voce envelhece como todos nós, e não haverá tempo pra mudar mais nada.

Vira esse jogo, e vai encontrar uma mulher que lhe mereça.

Boa sorte.

sonia.

Anônimo disse...

Nossa!

Herói?

Eu não esperava por esta. Não esperava mesmo. kkk

Você está certa quanto a largá-la e seguir a vida.

O amor é cego, mas corroível.

Sônia Pachelle disse...

Ao Anonimo,

Voce acha o amor corroível?

Nossa isso dói hem? Não quero esse amor para mim.

Melhor só.

Olha, eu sigo os comentários de meus seguidores, ou visitantes eventuais, fica a vontade, eu respondo em sinal de atenção.,

Felicidades.

sonia.

Anônimo disse...

Oi Sônia,

A primeira vez que li seus posts fiquei meio achando que era preconceituosa. Talvez seja apenas sua experiência de vida. Eu sou homem e sou filho de pais separados e minha mãe é o máximo. Agora comecei a gostar de você. Não que veja minha mãe em você, mas alguém com quem possa conversar sobre o assunto.

Um amor corroível é quando você ama e é magoado progressivamente pela possessividade e maluquices da parceira. Ao descobrir com o tempo, a forma com que ela encara a vida e você, apaixonado, quer ficar com ela mesmo assim e sempre a perdoa achando que ela vai melhorar. Você a conforta até pela queda de um fio de cabelo.

Mas nada serve e sempre ela quer mais. Ela quer a tua mãe longe, seus amigos longe.

Ela foi meu primeiro amor adulto. Fui massacrado sexualmente pela minha família na adolescência... Hora por cobrança, ora por deboche... De gordinho passei para magro e atlético. De chato passei para legal sendo uma pessoa normal. Até que eu não sou de jogar fora. Acho que muitas mulheres poderiam me desejar. Ela ajudou a me tornar tudo isto. Mas ao mesmo tempo ela cobra, cobra, cobra... Então o amor se corroeu. Entende?

Eu a amo? Não mais tanto... Imagina um ferro todo enferrujado... Cheio de buracos. Tenho medo de separar? Tenho. Mas acho que tem que ser de uma paulada só. Pois um amor corroído tem vários buracos e na hora que você desprende, aparece um pedaço para prender de novo e você continua.

Nossa. Que confusão. Dá para entender?

Só sei que ela quer que eu resolva para dizer que ela foi expulsa do casamento pelo marido mal. Isto eu já percebi.

Sônia Pachelle disse...

Caro Anônimo,

Como já lhe disse, eu vi um casamento assim bem próximo de mim:meu filho.
Ela é o retrato falado de sua esposa, exatamente assim, e até um pouco pior talvez. Fiz tudo que pude para apoiar, dei a eles um apartamento novo e mobiliado. Simplesmente ela não admite que eu tenha a chave do apto.

Tem medo que eu entre lá sem que ela saiba, talvez imagine que sou capaz de uma invasão domiciliar para "averiguar o local"...

Coisa de gente doente. Meu filho também é único, e cheguei a ficar meses sem poder vê-lo, ligar só as escondidas ele para mim.

Esse casamento acabou.

Casou-se de novo, e a historia se repetiu, e com requintes de pioras, pois chegaram ao ponto de agressão mutua. Separaram e voltaram. Não deu certo outra vez. Agora estão na terceira tentativa.

Eu não sou de me meter na vida deles, sou independente, trabalho, estudo, cuido de minha casa, e tenho uma cachorrinha.

Se me chamam eu atendo, senão fico de morta mesmo.

Tem razão meu pai: "Minha filha, pau que nasce, cresce torto morre torto..." Ele tem 91 anos, é minha referencia de vida.

Adoro meu pai, mas eu o vejo pouco, pois, tenho que viajar e no caminho de volta tenho muita preguiça e sono, então, torna-se perigoso dirigir automóvel sozinha.

Pois eu acho, que sua mulher deve ter sido muito mimada, e tem um perfil egoísta e possessivo. Isso não tem mais cura, esquece, não vai mudar mais.

Ou voce aguenta até o fim, ou parte para outra, mas fica certo de que ela não lhe dará sossego, será sempre o TORMENTO de sua vida.

E se tiver outra companheira ela também precisa estar preparada para isso.

Melhor seria voce ficar um tempo sozinho caso resolva separar, e olha, eu lhe digo por experiencia, que ficar só é bom demais.

Tenha apenas uma namorada para sair um pouco, dançar, enfim fazer coisas que não fez até agora.

Isso vai remoçar voce uns vinte anos com certeza.

Eu tive um marido avarento, pão duro, miserável até com os pobres que pedem água no portão.

Aguentei 16 anos, separei há 2 anos, que foram difíceis, mas acertei minha vida.

Olha não sou preconceituosa, porque trabalho na saúde pública e atendo usuários SUS DEPENDENTE, então vejo de tudo, e para mim independente da raça, cor ou sexo, eu vejo o SER HUMANO NA SUA INTEGRIDADE, na dor, na revolta com o sistema de saude, enfim, com sofrimento causado pelas suas doenças.

Sinto muito voce viver assim. Ninguém merece, cuida de sua vida, que é uma somente antes que seja tarde demais.

A separação dói no início, depois voce vai se distraindo e passa. Estará livre para voar e ser feliz.

Todos merecemos uma chance de tentar procurar a tal felicidade, ou que sejam momentos felizes.

Cuide-se. Abraço fraterno, sonia.

Anônimo disse...

Olá Sônia!

Nossa! Que horrível esta história do seu filho! Porque as pessoas são assim? Porque posse?

Eu estou na fase de documentação. Afinal, trabalhei duro para vir uma louca e me tomar metade do que apenas eu conquistei... Ela, durante bom tempo, foi é atrapalhar.

Depois da primeira tempestade, ela ficou doce e carinhosa. Mas é pura manipulação. Minha mãe está por conta da vida.

Eu concordo com você em ficar sozinho durante um tempo e arrumar uma namorada ou mesmo ficante... Só para curtir a relação homem-mulher de uma forma independente. Estamos com férias marcadas e acho que tenho que ir sozinho de repente arrumar um amor de férias.

Desculpe achar você preconceituosa. Foi apenas uma primeira e errada impressão.

Abraços para você também.

Sônia Pachelle disse...

Olá caro anonimo,

Vou lhe deixar meu e.mail e se quiser me escreva o que quiser. Eu tenho uma historia de vida inacreditável, ninguém que a conhece, concebe a idéia de eu ter sobrevivido até aqui.

Não quero que se torne publico, mas alguma coisa posso lhe contar para voce ver, que algumas coisas não acontecem por acaso, outras são nossas opções, e mais outras não temos certezas se são condutas corretas.

A vida é assim...
Abraço Fraterno, sonia.

ss.pachelle@hotmail.com

Viva Casa disse...

Emília. Parabéns por sua respostas!! Já estava começando achar este blog sexista e sem sensibilidade com as criança. Se não, ao meu ver, todo o resto se torna incoerente. Até as sacolas ecológicas perdem a função. A não ser que queiramos um planeta sem crianças felizes ou que decidamos separar os filhotes de outras espécies antes do tempo. Come los vivos. Quem sabe. Talvez possamos refletir sobre inventar a morte da mãe Leoa pra um leaozinho? Abraços ecológicos! Amauri

Viva Casa disse...

Emília. Parabéns por sua respostas!! Já estava começando achar este blog sexista e sem sensibilidade com as criança. Se não, ao meu ver, todo o resto se torna incoerente. Até as sacolas ecológicas perdem a função. A não ser que queiramos um planeta sem crianças felizes ou que decidamos separar os filhotes de outras espécies antes do tempo. Come los vivos. Quem sabe. Talvez possamos refletir sobre inventar a morte da mãe Leoa pra um leaozinho? Abraços ecológicos! Amauri