8 de fevereiro de 2011

> APOSENTADORIA / PREPARE-SE

WEBImportante: Tenha em mãos a sua Carteira de Trabalho sempre Atualizada.

Como Atualizar: Todo cidadão ao ser admitido no trabalho tem que ter anotações em sua carteira de trabalho pelo empregador, onde deve constar a sua função, data de admissão, além de dados pessoais. Ao sair da empresa, também será feito logo abaixo as anotações referentes ao seu desligamento da empresa.

Mas isso não basta. É necessário, que ao sair da empresa, voce solicite ao empregador um xerox autenticado da sua admissão na empresa que devera estar anotado num LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS.

Esse documento é de extrema importancia, pois, com o passar dos anos, a empresa na qual voce trabalhou pode ter mudado de cidade, estado, ou mesmo encerrado atividades. Até voce se aposentar já se passaram tantos anos, que consequentemente poderá não constar mais ativa no SISTEMA DE INFORMATICA DO INSS.

Daí VOCE, é que vai se lascar, e correr atrás de descobrir onde foi parar os documentos que comprovem que voce realmente trabalhou para aquela empresa. Apesar da Carteira de Trabalho ser um documento válido em todo território brasileiro, o INSS não reconhece o registro de trabalho se a empresã não constar mais em seu SISTEMA.

Informando: Quem estiver iniciando a trabalhar atualmente, precisa ter idade e tempo de contribuição>
- Mulher - 30 anos consecutivos de trabalho, idade mínima de 55 anos.
- Homem - 35 anos consecutivos de trabalho, idade mínima de 60 anos.

Supondo que um jovem inicia o trabalho com 18 anos, soma-se 35 anos a sua idade, totaliza 53 anos. Sua aposentadoria seria proporcional. Para ser integral teria que completar 60 a anos de idade. O método de cálculo é igual para as mulheres.

Imagine essa situação: Voce comparece a uma agencia do INSS, com sua carteira de trabalho, RG/CPF, comprovante de endereço, último hollerith de pagamento e:

1) Devido a longevidade do tempo, a(s) empresa(s) que voce trabalhou pode ter encerrado atividade, portanto não estará ativa no SISTEMA NO INSS.

2) Caberá a voce, que deu seu sangue, suor, durante 35 anos de trabalho árduo, engulindo sapos, correr atrás de provas que voce trabalhou na dita cuja da empresa desaparecida.

3) Se voce fizer e seguir a orientação que estou lhe passando não terá problemas com o INSS quando chegar a sua tão sonhada aposentadoria, porque cá entre nós, trabalhar dignifica o homem, mas que aguentar CHEFE é um pé no saco...

Lembre-se que xerox autenticado com o tempo apaga também, então é melhor voce PLASTIFICAR TUDO, guardar numa pastinha junto com sua CARTEIRA DE TRABALHO.

4) Conselho se voce bom, as pessoas vendiam. Mas ouve essa que é boa: comece desde cedo a pensar a longo prazo:> vai ao banco e adquira um titulo de capitalização previdenciario, de preferencia numa Caixa Economica Federal, ou em um Banco do Brasil, porque Banco pode falir a qualquer momento. ( Viu o do Silvio Santos?) . Com isso, quando voce se aposentar vai receber o salario MARAVILHOSO de aposentado, MAIS o salario que voce reservou no Banco. Garanto que não vai se arrepender.

5) Não se iluda com seguro de vida, é dinheiro jogado fóra, pega o valor da mensalidade e guarda numa aplicação financeira de Banco confiável. Seguro de vida é fria, fácil de fazer, e quase impossível seu beneficiario receber.

6) Adote hábitos alimentares saudáveis, foge de bebidas alcoolicas, fumo, gorduras, churrasquinhos, tudo isso é prazeroso enquanto é jovem, mas depois ao invés de curtir a aposentadoria, gastará seu dinheiro em remédios, porque os postos de saúde não fornecem quase nada.

7) Preocupe-se primeiro em adquirir uma casa própria para sua garantia. Depois poderá pensar em automóvel que é uma outra família para sustentar.

Da sua casa ninguem lhe tira, e voce quando jovem tem pernas boas para andar, pegar onibus... E aí quando já não for mais jovem, precisar de cuidados especiais poderá pagar para alguém cuidar de voce. Porque os filhos tem as suas vidas, e são os primeiros a sair de perto.

8) Não se ofenda com o que eu disse é a realidade: filhos preocupam-se com seus próprios problemas, velhos tornam-se um peso, chatos, e isso é CULTURAL NO BRASIL.

9) Não desperdice o tempo: a medida do possível, use seu dinheiro para curtir suas férias com a esposa, e se não a tiver, vai sozinho mesmo, quem sabe acha uma por lá.

10) Não gaste dinheiro com filhos "mimando-os", nem com netos, porque como já disse quando voce envelhecer eles serão os primeiros a correr... Vão aparecer lá no velório para discutir a divisão da herança. ( eu já passei com isso quando meu marido morreu), sabe que fiz, pus todo mundo para fóra da sala e fechei a porta. Que falta de respeito.

Por fim esse texto de redação própria tem a intenção de abrir os olhos das pessoas quanto aos impecilhos para aposentar-se nesse PAÍS DAS MARAVILHAS.


sonia.

6 comentários:

Whispers disse...

Querida Sonia.
Passando para te deixar beijos,e desejar que esteja tudo bem contigo

Mil beijos
Rachel

as arteiras disse...

Olá, Sonia!
Gostei das suas dicas sobre aposentadoria.
No mês que vem me aposento pela especial.Sou funcionária pública.
Mas, meu marido não.Precisa saber destas dicas.
Obrigada por partilhar!
Bjs!!!
As arteiras

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Sonia. As suas postagens são muito úteis. Amei. Beijos, amiga.

Bane disse...

Oi mãe!

Dá uma olhada lá em casa e ve se eu tenho essa papelada toda que voce alertou aí...

Caramba, vai demorar preu aposentar, até lá os caras já encerraram o expediente.

E eu danço?

beijão do filhão.;


ricardo

Daniel Savio disse...

Realmente é uma dica importante, sendo que nunca tinha pensando em me precaver sobre isto...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

Phivos Nicolaides disse...

esta é a informação é absolutamente necessária e deve ser obrigatória para todos os empregadores.