29 de janeiro de 2012

>> CLIMATÉRIO


webTrata-se de "climatério" a fase em que a mulher começa a ter irregularidades menstruais, sinais de fogachos, irritabilidade, insonia, e geralmente começa após os 40 anos. 

É um período bastante desagradável por isso é preciso procurar assistencia médica, ir ao ginecologista com regularidade, fazer todos os exames de rotina, e começar a se cuidar, porque dessa fase em diante, tudo começa a se complicar.

Está a um passo da "pré menopausa" e "menopausa"; na primeira opção a menstruação da mulher começa a ficar com menos fluxo até que pára de vez, e na segunda (menopausa), passa a não menstruar mais.

Isso não quer dizer que deixou de ser mulher, pelo contrario  é um sossego, não engravida mais, porém daqui em diante é preciso tomar cuidado com a saúde como um todo. Não é por estar passando para a fase de menopausa, que vai deixar de ser feminina, ter seus prazeres preservados, mas é extremamente importante avaliar a necessidade de reposição hormonal, além de começar a tratar da conservação dos ossos e articulações. 

Para tudo isso tem remédio, o médico saberá prescrever o que for mais necessário para cada caso. 

Esclarecendo que o tratamento com hormonios preserva a saúde da mulher> o envelhecimento da pele e do corpo , porque as medicações influenciam diretamente nos hormonios necessários para uma vida saudavel .

Algumas mulheres tem receio e até mesmo resistencia em tratar a menopausa com hormonios, porque muitas vezes leem em revistas,  documentários sobre as contra indicações dos mesmos.

Isso varia muito porque o médico vai avaliar a história familiar de sua paciente. Para isso existem exames especificos que devem ser feitos com regularidade.  Exemplos: Ultrassonografia pelvica e trans-vaginal, densiotometria óssea, tomografia de femur e bacia, e exames de sangue com dosagens hormonais, hepaticos, renais, etc...

Após os 40 anos, é indicado a primeira mamografia, e o controle de 02 em 02 anos; após os 50 anos passa a controlar todos os anos. O papanicolao é para ser feito anualmente independente da idade da mulher, desde que tenha já iniciado sua vida sexual.

A mulher é, sempre será cuidadosa com sua saúde física e mental, já não se aplica aos homens que são teimosos, e somente procuram o médico quando não aguentam mais dores ou sintomas não controláveis de alguma doença. 

Exercícios físicos como hidroginástica, musculação, e caminhada, sempre sob a orientação de profissional de Educação Física, ou de Fisioterapeuta é para começar desde cedo, antes mesmo de ter seus filhos. 

Nós mulheres envelhecemos muito mais tarde do que os homens, exatamente porque cuidamos de nossa saúde, por um motivo simples: nós temos uma grande afetividade pela nossa família, e estando a cuidar de nós mesmas, estamos a cuidar de nossos filhos e marido.

E viva a primeira, segunda e terceira idade, tudo é uma grande festa da vida. 

sonia.

Nenhum comentário: