19 de janeiro de 2012

>> Concursos Públicos




No ano de 2010 tivemos muitos concursos públicos, e nesse início de ano também haverá alguns, mas como é ano de eleições, existe um prazo para publicação, convocação de aprovados, e um tempo para realização de exames médicos admissionais,  e isso tudo tem um prazo máximo até junho/2012.

As pessoas interessadas em prestar concursos devem inicialmente ler detalhadamente o EDITAL, prestar atenção em cada ítem, para preparar documentação necessária no caso de aprovação e de ser convocado, porque tudo  anda muito rápido.

Geralmente, é necessário apresentar documentação pessoal, certificados ou diplomas exigidos para o cargo, atestado de antecedentes criminal, declaração do último IRRF, fotos, comprovantes de endereço, e o exame admissional mencionado no primeiro paragrafo.

Algumas empresas convocam para realização das provas através de seus sites pela internete, então é preciso ficar atento para não perder o dia da prova escrita. Tanbém é conveniente separar com antecedencia material para prova: caneta esferográfica preta ou azul transparente, lapis ou lapiseira, borracha, e  documento de identidade, comprovante da inscrição. 

No dia da realização da prova, procure manter-se calmo e não adianta mais pegar desesperadamente nos livros e engolir informações, porque o nosso cérebro não entende esse tipo de arquivo na memória. Voce correra o risco de misturar informações e confundir-se na hora da realização da prova.

Mais importante ainda: receba a prova e comece lendo a pergunta ou texto com calma, grifando a lapis os verbos, adjetivos, enfim palavras chaves. Se voce entender a questão e souber a resposta, ótimo já marca na folha a opção correta. No caso de dúvida não fique sacrificando sua memória, deixe de lado e faça um asterisco ao lado, como alerta de questão não concluida.

Vai sempre para a próxima questão: muitas vezes lá na frente voce vai encontrar um complemento de informações que servirá para responder as questões que ficaram pendentes. Não perca tempo, procure pelo "sinal do asterisco"; e nunca volte para conferir o que já marcou a alternativa como certa, porque esse procedimento mistura as informações em sua memória.

Terminando a prova, comece a passar as respostas para a folha de Gabarito, primeiro a lápis, e quando terminar e tiver certeza de que marcou tudo correto, passe a caneta por cima da resposta assinalada. Na hora da transcrição pode-se cometer erro, e marcando com lapis dá para  apagar e colocar a resposta certa, por isso é melhor passar caneta depois.

Mas cuidado porque esgotando o tempo da prova, se voce não transcreveu tudo direitinho vai com certeza perder a prova. Muita calma nessa hora.
Boa sorte
sonia.

Nenhum comentário: