1 de janeiro de 2012

>> UBS CAMPINAS SP / MÉDICO DA FAMILIA

Escrevi por diversas vezes vários assuntos relacionados com as UNIDADE BÁSICAS DE CAMPINAS > fui funcionária de uma delas por apenas 15 anos.(de 1995 a 2010)

Por mim, ficaria trabalhando no mesmo local, perto de minha residência, e já com vínculo junto aos pacientes, que esse é o objetivo do PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA.

Mas de lá eu saí, por conta de assédio moral, constrangimento, abuso de poder da atual coordenadora, que me obrigou a deixar o local, e me encaminhou a um departamento para que eu fosse direcionada a outro local de trabalho. 

Daí, eu fui parar no Hospital Público, em serviços burocráticos que não é A MINHA PRAIA, e de lá tambem fui removida para outro local, igualmente burocrático.

Mas hoje, véspera de ano novo,  conversando com uma moça que ainda trabalha lá, me contou que um funcionário com DIABETES MELLITUS, jovem ainda, casado e pai de uma linda menina hoje com 04 anos de idade, tendo passado mal, foi ao Hospital que fica bem próximo e fez um RX DE TORAX.

Disse-me essa funcionária que o rapaz levou para a UNIDADE BASICA DE SAUDE a que me refiro, e passou em consulta com um dos médicos generalistas e que olhando o exame, e tendo feito a auscuta pulmonar do funcionário comentou com o mesmo: "voce está mal em rapaz", vou lhe dar o dia de hoje para repouso, e tomar o medicamento para PNEUMONIA em casa mesmo. Voce está mesmo com pneumonia.

E assim o rapaz foi para casa, com uma caixinha de antibiótico via oral, enfraquecido, febril, com forte dor toráxica.

Em pouco tempo a esposa do mesmo telefonou na Unidade e avisou que seu marido piorou muito durante a tarde, e tendo ido ao HOSPITAL DA PUC, foi imediatamente internado na UTI, com derrame pleural, DPOC, e todas as complicações  em paciente DIABÉTICO INSULINO-DEPENDENTE.

Essa não é a primeira e nem será a última vez que esse mesmo médico dispensa paciente com pneumonia para curar-se em casa, inclusive pessoas idosas,   que vieram a falecer, e agora um funcionário da própria  Unidade, que graças a DEUS e cuidados médicos do Hospital da Puc, está se recuperando a contento.

Isso foi o que a funcionária que ainda trabalha lá, me contou. 

Então resolvi colocar nessa minha página, porque isso é um descaso total,  do médico e da coordenadora, como gestora do local.

Alguma coisa precisa ser feito, consta que a coordenadora está sempre em reunião com enfermeiro que não trabalha mais na Unidade, mas que também não sai de lá, sabe-se lá porque.

Fica bem claro para quem se interessar que essa história foi passada a mim por funcionaria que trabalha na unidade, e para saber se é verdade ou não, é necessário uma averiguação muito simples no prontuario do rapaz onde consta o atendimento e conduta médica. 

Saúde é coisa séria, não se brinca com paciente como um boneco de palha. A Vigilancia Sanitaria e Epidemiológica autua farmacias, restaurantes, e não enxerga o que acontece debaixo de seu bigode. 

Enquanto as pessoas jogarem o lixo debaixo do tapete teremos gente morrendo por descaso, incompetencia, por não haver um "olhar para as questões de doenças que podem se agravar e levar o paciente a óbito.

E onde está o SINDICATO que não faz nada!! O que está esperando a coordenadora de Saude do município para tomar providencias. 

Com tristeza, sonia.

3 comentários:

Edificarte disse...

Boa noite

Um salmo sem motivo específico por ter deixado no seu blogger, mas específico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso ser.

SALMO 95
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,
8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;

Será que estamos ouvindo a voz do Senhor, enquanto fazemos tudo aquilo que ele nos ensinou a não fazer, ouça a voz do Senhor, quando ele fala nas suas palavras..: Prostituição, promiscuidade, inimizades, porfias, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes..os que cometem não herdarão o Reino de Deus..Gálatas 6 19 a 21 - não endureçais o vosso coração.

Hoje se ouvirdes a voz do Senhor não endureças os vossos corações. Será que realmente estamos com os corações atentos ao Senhor, sentados na igreja com pensamentos no mundo, freqüentando um templo por legalismo, ou aceitando apenas parte da palavra de Deus, aquilo que nos convier, será que realmente estamos ouvindo a voz do Senhor..

Toda vez que colocando prioridades de nossas vidas no lugar de priorizar o buscar a Deus, com certeza fechamos nosso corações para o ouvir do Senhor, toda vez que não aceitamos a correção do Senhor, o julgamento de Deus, e o Senhor abençoar aqueles que ele quer com aquilo que achamos que merecemos.. .estamos fechando nossos corações e não ouviremos o chamado de Deus, estamos calcinando nosso entendimento e nossos sentimentos se desviam da presença de Deus.

Irmãos atentemos para como o Senhor usa para falar em nossas vidas, Paulo em efésios 6-20, diz que era embaixador em cadeias; para que pudesse falar de Jesus Cristo livremente como convinha falar.. Ele não murmurou por estar preso... mas usou da liberdade das cadeias para poder falar livremente sobre a obra de Jesus Cristo... Quantos de nós estamos olhando em volta para nossas situações e aproveitando para fazer a obra de Deus..

Atentemos sempre em primeiro lugar, em qualquer situação que estejamos passando, o propósito de servir a Deus.

Abraços
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho a Verdade e a Vida.

J Araújo disse...

Sei das suas preocupações como ninguém; sei que seu coração quer sempre ajudar o próximo, mas deixa um pouco as preocupações de lado e cuida mais de vc mesmo.

Vc merece. Que seu 2012, seja melhor que o ano anterior. Por mais que eu diga que conhece suas preocupações, não é totalmente verdade, mas com certeza conheço seu Deus e ele conhece a todos nós.

Bj

Sônia Pachelle disse...

Caro Araújo,

Enquanto eu estiver viva e consciente, estarei sempre me preocupando com as pessoas, principalmente nas questões de saúde.

Também tenho um olhar para as diferenças sociais, já vivi os dois lados, tenho muito a partilhar sobre esse assunto.

Eu ainda era uma criança quando meu pai me mandou trabalhar, e no final do mês eu entregava a ele o dinheiro, que era para pagar um terreno comprado pára mim.

Uma criança ´pagando um pedaço de terra. Devo tudo ao meu pai, pelo que sou, aprendi com ele a fazer as coisas da melhor maneira.

A minha melhor maneira é olhar as questões dos outros, das necessidades deles.

É muito dramatico quando tenho que olhar para dentro de mim mesma, ´para minha questões, principalmente quando essas envolvem quem não deveria ser prejudicado naquele momento.

E acontece. Minha vida é uma pequena loucura...

beijos...sonia