20 de julho de 2010

> Dia do Homem

web
Muito bem elaborado " Dia do Homem". Porque não? O homem, que está em situação previlegiada em relação as mulheres, porque atualmente uma estatística mostra que para cada homem há pelo menos 6 a 8 mulheres disponíveis, estes como sempre, não se preocupam com a PREVENÇÃO DA SAÚDE.

Cabe portanto a nós mulheres "puxar a orelhinha deles" e pelo menos uma vez ao ano, fazer uma visitinha ao Dr Médico. Eles abusam da alimentação, bebidas, e sempre que tem uma queixa, (isso quando se arriscam a contar em casa), consideram estar com stress, cansados, e até que dormiu em má posição!

Esses nossos homens, filhos, maridos, sobrinhos, pais, amigos, são mesmo para nos preocupar, preferem aguentar o tranco, do que tranquilamente nos contar tudo o que sentem. Penso que eles acham isso humilhação, ou coisa de mulher, afinal eles são machos pra caramba...

Doenças frequentes em homem é hipertensão, diabetes, dores orto-musculares, mas o preocupante são os cuidados que eles precisam adquirir como rotina, na prevenção. Isso sem falar no que eles mais odeiam: PRÓSTATA, doenças da próstata.

Nós mulheres precisamos primeiro como mães ensinar os meninos desde cedo que preconceitos em relação a doenças ou a prevenção delas, é "Careta"; hoje alguns rapazes de 20 a 30 anos, já tem um bom relacionamento com pai/mãe, e tiram suas dúvidas em casa. São aconselhados quando e sempre que necessário a ouvir a opinião do médico.

É muito simples a prevenção de "Cancer de Próstata". Os homens na faixa etária de 40 anos devem fazer um exame básico de sangue que se chama "PSA Valores totais/livres", que dá ao médico um parâmetro de como vai a saúde.

Caso o exame de sangue dê um resultado alterado, o médico vai solicitar um exame simples de ultrassonagria de próstata. Daí sim, tudo normal, xau e bença só volta o ano que vem. Mas... se houver alteração é necessário procurar o urologista e viabilizar o medonho " TOQUE RETAL ". Daí cada caso é uma conduta.

Ah! que chato né... Pois lhe digo que é chato: ter um cancer de próstata e submeter-se a cirurgia, tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia, usar bolsa coletora de urina, isso é MUITO chato.

E aí rapaziada, não é melhor se cuidar, prevenir??

Mas não é só esse exame que precisa fazer. Os homens necessitam de um exame de sangue completo: perfil lipídico (aquele que avalia o colesterol, triglicérides), renal ( uréia/creatinina), hepático ( TGO/TGP, bilirrubinas, amilase, hepatites), e já que estamos investigando tudo, que tal um perfil de DST; e para completar uma ultrassonografia de abdome total, rins e vias urinárias.

Já está de bom tamanho. Só para ilustrar, e principalmente para os homens saberem, as mulheres começam a ir ao médico com suas mães, aos 13/14 anos quando ocorre a primeira menstruação. Normalmente as ginecologistas já sugerem alguns exames de sangue, ultrassonografia, e isso se torna um hábito tão comum que elas se acostuman, e com o decorrer do tempo, e quando chegar o momento de cada uma, já sabem que é necessário fazer o exame Citológico de Prevenção de Cancer de Útero, conhecido como PAPANICOLAO.

Mas, cabe a nós mulheres, zelar pela SAUDE da família, e então mãos a obra, vamos marcar uma consultinha para ELES só avisa na hora de ir ao médico, senão, ELES arrumam qualquer impecilho
para " não posso ir hoje", podemos remarcar??
texto próprio






3 comentários:

Feiticeira disse...

Querida

Hj é dia do Amigo
E venho aqui lhe dar a minha amizade
Sempre

Beijinhos

Sônia Pachelle disse...

Ola querida feiticeira, amiga de minha amiga rachel, conte sempre com minha amizade sincera. Precisou de mim, é só chamar.

Beijos.

Daniel Savio disse...

Excluindo o exame de prostata, o resto acaba fazendo dos exames acaba realizando por causa do exame periodico (anual)...

Mas devo concordar que nós homens deveriamos nos cuidar mais.

Fique com Deus, menina sonia.
Um abraço.