web
Muito bem elaborado " Dia do Homem". Porque não? O homem, que está em situação previlegiada em relação as mulheres, porque atualmente uma estatística mostra que para cada homem há pelo menos 6 a 8 mulheres disponíveis, estes como sempre, não se preocupam com a PREVENÇÃO DA SAÚDE.
Cabe portanto a nós mulheres "puxar a orelhinha deles" e pelo menos uma vez ao ano, fazer uma visitinha ao Dr Médico. Eles abusam da alimentação, bebidas, e sempre que tem uma queixa, (isso quando se arriscam a contar em casa), consideram estar com stress, cansados, e até que dormiu em má posição!
Cabe portanto a nós mulheres "puxar a orelhinha deles" e pelo menos uma vez ao ano, fazer uma visitinha ao Dr Médico. Eles abusam da alimentação, bebidas, e sempre que tem uma queixa, (isso quando se arriscam a contar em casa), consideram estar com stress, cansados, e até que dormiu em má posição!
Esses nossos homens, filhos, maridos, sobrinhos, pais, amigos, são mesmo para nos preocupar, preferem aguentar o tranco, do que tranquilamente nos contar tudo o que sentem. Penso que eles acham isso humilhação, ou coisa de mulher, afinal eles são machos pra caramba...
Doenças frequentes em homem é hipertensão, diabetes, dores orto-musculares, mas o preocupante são os cuidados que eles precisam adquirir como rotina, na prevenção. Isso sem falar no que eles mais odeiam: PRÓSTATA, doenças da próstata.
Nós mulheres precisamos primeiro como mães ensinar os meninos desde cedo que preconceitos em relação a doenças ou a prevenção delas, é "Careta"; hoje alguns rapazes de 20 a 30 anos, já tem um bom relacionamento com pai/mãe, e tiram suas dúvidas em casa. São aconselhados quando e sempre que necessário a ouvir a opinião do médico.
É muito simples a prevenção de "Cancer de Próstata". Os homens na faixa etária de 40 anos devem fazer um exame básico de sangue que se chama "PSA Valores totais/livres", que dá ao médico um parâmetro de como vai a saúde.
Caso o exame de sangue dê um resultado alterado, o médico vai solicitar um exame simples de ultrassonagria de próstata. Daí sim, tudo normal, xau e bença só volta o ano que vem. Mas... se houver alteração é necessário procurar o urologista e viabilizar o medonho " TOQUE RETAL ". Daí cada caso é uma conduta.
Ah! que chato né... Pois lhe digo que é chato: ter um cancer de próstata e submeter-se a cirurgia, tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia, usar bolsa coletora de urina, isso é MUITO chato.
E aí rapaziada, não é melhor se cuidar, prevenir??
Mas não é só esse exame que precisa fazer. Os homens necessitam de um exame de sangue completo: perfil lipídico (aquele que avalia o colesterol, triglicérides), renal ( uréia/creatinina), hepático ( TGO/TGP, bilirrubinas, amilase, hepatites), e já que estamos investigando tudo, que tal um perfil de DST; e para completar uma ultrassonografia de abdome total, rins e vias urinárias.
Já está de bom tamanho. Só para ilustrar, e principalmente para os homens saberem, as mulheres começam a ir ao médico com suas mães, aos 13/14 anos quando ocorre a primeira menstruação. Normalmente as ginecologistas já sugerem alguns exames de sangue, ultrassonografia, e isso se torna um hábito tão comum que elas se acostuman, e com o decorrer do tempo, e quando chegar o momento de cada uma, já sabem que é necessário fazer o exame Citológico de Prevenção de Cancer de Útero, conhecido como PAPANICOLAO.
Mas, cabe a nós mulheres, zelar pela SAUDE da família, e então mãos a obra, vamos marcar uma consultinha para ELES só avisa na hora de ir ao médico, senão, ELES arrumam qualquer impecilho
para " não posso ir hoje", podemos remarcar??
texto próprio
3 comentários:
Querida
Hj é dia do Amigo
E venho aqui lhe dar a minha amizade
Sempre
Beijinhos
Ola querida feiticeira, amiga de minha amiga rachel, conte sempre com minha amizade sincera. Precisou de mim, é só chamar.
Beijos.
Excluindo o exame de prostata, o resto acaba fazendo dos exames acaba realizando por causa do exame periodico (anual)...
Mas devo concordar que nós homens deveriamos nos cuidar mais.
Fique com Deus, menina sonia.
Um abraço.
Postar um comentário