30 de setembro de 2009

> Consciencia Existencial


Nossos pensamentos conscientes geram a consciencia existencial. Diariamente produzimos milhares de pensamentos que constroem os mais variados tipos dessa consciencia. A consciencia sobre gestos, expectativas, atitudesm, reações dos outros, trabalhos, metas, projetos, estados emocionais, desejos, impulsos. A consciencia de onde estamos, como estamos e o que somos.

A consciencia existencial é o fenomeno mais espetacular e imcompreensível da psique. Toda produção de conhecimento é fruto dela. Sem a consciencia existencial não haveria ciência, literatura, relações sociais, identidade da personalidade. Seríamos átomos errantes, animais que perambulam pelo traçado da existencia sem ter percepção da própria história e sem capacidade para construí-la.

Através dessa consciencia sabemos que somos seres únicos no teatro da vida, que não há duas pessoas iguais a nós na massa da humanidade. Entretanto, apesar de ser tão fantástica, ela é irreal em si mesma - é virtual - e como tal jamais atinge a realidade.

Trechos do Livro "A Solidão de Deus" Augusto Cury
Postar um comentário