30 de setembro de 2009

> Consciencia Existencial


Nossos pensamentos conscientes geram a consciencia existencial. Diariamente produzimos milhares de pensamentos que constroem os mais variados tipos dessa consciencia. A consciencia sobre gestos, expectativas, atitudesm, reações dos outros, trabalhos, metas, projetos, estados emocionais, desejos, impulsos. A consciencia de onde estamos, como estamos e o que somos.

A consciencia existencial é o fenomeno mais espetacular e imcompreensível da psique. Toda produção de conhecimento é fruto dela. Sem a consciencia existencial não haveria ciência, literatura, relações sociais, identidade da personalidade. Seríamos átomos errantes, animais que perambulam pelo traçado da existencia sem ter percepção da própria história e sem capacidade para construí-la.

Através dessa consciencia sabemos que somos seres únicos no teatro da vida, que não há duas pessoas iguais a nós na massa da humanidade. Entretanto, apesar de ser tão fantástica, ela é irreal em si mesma - é virtual - e como tal jamais atinge a realidade.

Trechos do Livro "A Solidão de Deus" Augusto Cury

25 comentários:

aapayés disse...

Me gusta tu reflexión sobre nuestra existencia. la conciencia que se crea en el desarrollo social de cada quien..

Un gusto inmenso leerte

Un abrazo
Saludos fraternos

Judite (Dite) disse...

Este texto é uma bela reflexão!
De facto a nossa consciência é um mistério, que nunca será desvendado.
Valeu a pena passar por aqui e ficar a conhecer um pouco mais do desconhecido.
Um beijo,
Judite

Wanderley Elian Lima disse...

Muito interessante o seu texto, não sabia da consciência existencial.
Beijos

Daniel Savio disse...

Somos e assim devemos ser...

Fique com Deus, menina Sônia.
Um abraço.

Sônia Pachelle disse...

Agradeço aos meus visitantes, desculpem a data divergente do dia atual. Bom final de semana a todos.


Abraços.

Cris disse...

Buena reflexión para comenzar mi semana. Boa semana, beijos.

Rosana Ibanez disse...

Muito lindo esse post!Muitas perguntas pairam no ar, muitas dúvidas e muitas certezas também!
Uma ótima semana p/vc.

Paulo Tamburro disse...

Lí o livro e o parabenizo pela seleção do tema.

Um abração carioca!

Daniel Savio disse...

Menina, apenas força para enfrentar tudo que está passando...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Muito show esse espaço aqui. Voltarei mais vezes. Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Saudações Florestais !

Anônimo disse...

hola amiga, aqui estoy para saludarte y me alegro de seguirte. Un beso.
Campanita

ediney disse...

" irreal em si mesma - é virtual - e como tal jamais atinge a realidade."
mesmo assim acorde amanhã, acredite vale a pena, eu também tenho cá minhas" farinhas" jogadas em mim , olha só quantas.
minha filha vai nascer nos próximos dias e minha namorada me abandonou porque estou sem emprego,
estou sem emprego há quase um ano,
estou com problemas de saúde no estômago e na garganta,
então o que faço? escrevo, escrevo,escrevo

Sônia Pachelle disse...

Olá Ediney, não há motivo para desfazer um romance por causa de emprego. Desculpe a franqueza mas ela ama menos que você merece, você vai conseguir seu emprego muito em breve, tudo vai melhorar. Trate sua saúde, seus problemas de estômago e garganta é devido a ansiedade associada a depressão. Procure ajuda médica, está precisando muito.

Não importa sua religião "Segura na mão de DEUS"

Beijão.

Anônimo disse...

hola Amiga. Hoy comienza Octubre. Un mes bonito pero que se las trae...
Un abrazo de Campanita

Anônimo disse...

Vc descreveo aki a verdade sobre a consciência...
Muito bom seu texto, querida.
Bjs.

ANTONIO SARAMAGO disse...

A nossa consciência por vezes também nos atraiço-a e de ke forma!!!

Anônimo disse...

tem selinho pra ti no meu blog.bjs.

comunicadoras disse...

Gostei muito deste tema, amiga. É necessário que tenhamos consciência do que somos e do que queremos ser.Não é fácil, mas temos de aprender a conhecermo-nos cada vez melhor.Temos que entender que cada um de nós é um individuo e como tal é diferente um do outro; não há duas pessoas iguais. É fundamental que não esqueçamos disso, pois assim ficarão mais fáceis os relacionamentos. Penso que se o mundo entendesse essa indivifualidade do ser humano, não haveria guerras por motivos tão fúteis, Gostei muito do teu Melancolia.Todos esses sentimentos que retratas trazem melancolia...,Os bons porque achamos que deviam estar mais presentes na vida de todos, os outros, porque maldade, ingratidão, desrespeito etc..., nos deixam infelizes e tristes. Parabéns e continua, pois adoro o que escreves. Voltarei. Um beijinho e até breve

Emília

meus instantes e momentos disse...

parabens pelo post, parabens pelo blog.
Gostei daqui,
Maurizio

Whispers disse...

Ola linda!
Bonito post, na verdade se espera ja porque dos teus dedos sai maravilhas
Mil beijos
Rachel

Anônimo disse...

Todos somos diferentes e cada um precisa do seu espaço para desenvolver a sua personalidade. Ninguém é feliz se tiver que viver uma imposição. Nesta vida a nossa consciência é a forma de pôr um "travão" para o nosso mundo interior não descambar.Bjo.

Ahab disse...

Ô moça... Não some né? Como você tá?

Sobre o texto... Concordo plenamente. Existe algo que nos dá a personalidade de sermos diferente dos demais... É a nossa consciência existêncial. Quando enfim nos deparamos que estamos vivos, nos desgarramos das atitudes sociais e fazemos coisas loucas das quais é combustível para nosso espírito. Penso eu assim.

Pois nem tudo que é louco perante a humanidade és são perante os loucos.

Direto do Rio.
Beijos linda.

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo!

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Anônimo disse...

Belo texto que me deu muito prazer ler, bem escolhido. Um beijo de amizade.

Anônimo disse...

Assim como do mesmo modo nossa conciencia trabalha para arquitetar uma imagem de algo saboroso temos se necessario a fome a vontade,desejo...E do mesmo modo de trabalho conciente sobre DEUS temos se necessario ...