14 de setembro de 2010

> CONSERVAS CASEIRAS (alimentos)

web

Processos de Conservação


As hortaliças e frutas, assim como qualquer outro alimento, sofrem modificações desde o momento da colheita até seu consumo. Essas modificações são produzidas por vários agentes que são os maiores responsáveis pela sua deterioração (alimento estragado). São os agentes biológicos: microorganismos e enzimas, e químicos: oxigenio, água, e físicos: luz e calor.
As técnicas de conservação são desenvolvidas para diminuir a ação desses agentes, dando aos alimentos maior durabilidade.



Conservação pelo calor:
As hortaliças e frutas conservam-se melhor quando cozidas, fazendo seu branqueamento. São colocadas em água fervente apenas para torná-las macias, e em seguida são resfriadas em água gelada p fixar e realçar a cor.



Banho-maria:
Colocam-se vidros já esterilizados em água fervente, com o produto já dentro preparados, temperados se salgados, ou adocicados se frutas, e ali permanecem em água fervente dentro dos vidros fechados, em uma panela funda. O tempo depende do tamanho do vidro: 250 ml (15 min), 500ml(30 min), 700 ml(45 min).



Secagem ao sol:
É simples e antiga, podendo também ser feita com o uso de um secador. É mais para frutas do que p hortaliças. As frutas mais comuns são as bananas, abacaxis, mangas. É fácil: Descascar e cortar em pedaços pequenos para facilitar a secagem ao sol, ou ao secador. No sol é de 8 a 10 dias, e secador é de 8 a 20 horas, tempo suficiente para eliminar a água das frutas, evitando a fermentação e o apodrecimento delas.
No sol, elas devem ser colocadas em peneiras, virando-as de vez em quando, e cobrindo com filó ou tule para evitar o assédio de insetos.



Substancias químicas:
Salmora ácida: Vinagre branco, água fervida, sal a gosto, e acúcar.
Colocar o produto que quiser em vidros esterilizados, adicionar a salmora, levar a fervura conforme o tamanho do vidro, resfriar cuidadosamente, e deixar repousar por 15 dias.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Mas raramente alguém faz as próprias compotas, atualmente, que o faz o pretende ter lucro...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.