2 de setembro de 2010

> Meningite Meningocócica C

webA meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por um vírus ou bactérias.

Dentre as bactérias, a NEISSERIA MENINGITIDIS, conhecida como MENINGOCOCO merece destaque pela frequencia que ocorre e pela possibilidade de causar epidemias.

É transmitida por via respiratória, através de contato com secreções nasofaríngeas, instalando-se e multiplicando-se na garganta do paciente onde pode ou não produzir sintomas.

A transmissão por secreções é por contato íntimo, beijos, ou gotículas de saliva expelidas pela fala, tosse, ou espirro.

O risco de adquirir a doença é para todas as idades, sendo o maior risco para as crianças até um ano de vida.

Os principais sintomas são: febre alta, vômitos em jato, rigidez da nuca, moleira abaulada(estufada), irritabilidade, e os adultos tem estes mesmo sintomas, acompanhado de cefaléia intensa (dor de cabeça). Os bebes também tem dor de cabeça, apenas não sabem comunicar; e outros sintomas como náuseas, prostração, manchas violáceas, e confusão mental.

Os exames para o diagnóstico é o físico, e confirmado pela punção de liquor ( conhecido como líquido da espinha)

O tratamento é feito exclusivamente em hospital, com administração de antibióticos, e se o caso agravar adota-se medidas de suporte.

Todas as pessoas que tem contato com paciente infectado pela meningite C, deve procurar um Centro de Saúde mais próximo da residencia, para "notificação epidemiológica", porque, pessoas que tem contato direto com o paciente, necessita tomar medicamentos que recebem a denominação de "medidas de bloqueio da meningite".

Resumindo, a família e as pessoas que tiveram maior tempo de contato, tomarão antibióticos prescritos por médico, e fornecidos pelo Centro de Saúde no mesmo dia gratuitamente.

Na dúvida, sempre que tiver algum sintoma diferente do habitual não tomar remédio por conta própria, para isso, vá a um Centro de Saúde onde terá acolhimento e será avaliado por médico. Não se descuide, SAÚDE É ESSENCIAL.

A vacina é conhecida como PREVENAR, e já está sendo aplicada pelos Centros de Saúde, não precisa mais pagar por ela, a qualidade é igual ao das Clínicas de Vacinação.Também previne pneumonia e otites.


sonia (texto pessoal com embasamento em conhecimentos adquiridos na saúde pública onde trabalho há mais de 15 anos.)

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Sonia
Muito util, e bem explicada a informação. Valeu
Bjux

Daniel Savio disse...

Por mais drastica que seja a doença, sempre é piorada pelo tempo que leva para se tratada...

O meu blog Meu Reino é o meu diário, lá sempre eu posto, mas tinha tempo que não postava algo para pensar.

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.