12 de agosto de 2009

> Sarna ou Escabiose

Afecção da pele, causada por um ácaro, pode constituir o foco inicial de doenças graves, como glomerulonefrite, que costuma aparecer depois de uma infecção, geralmente causada por estreptococcus.

Glomérulos são pequenos aglomerados anatômicos dos rins, por onde passa o sangue para filtrar e liberar as toxinas presentes no organismo, sob a forma de urina.

Retornando a SARNA, também conhecida como ESCABIOSE que deriva do nome científico do agente causador "Sarcotes scabiei", um ácaro minúsculo de grande capacidade de reprodução.

As lesões se localizam em várias partes do corpo: axilas, abdome, auréolas mamária, glúteos, punhos, região pubiana e interdigital das mãos.

Em crianças pode atingir pescoço e face. O sintoma mais comum é o prurido(coceira), que se manifesta um mes depois da infestação em pessoas que nunca tiveram, e imediatamente as que já sofreram dessa doença.

Na estrutura de propagação dos ácaros, a fêmea desempenha papel preponderante. O macho morre logo após a cópula( coitado!!), e a fêmea fedundada procura um lugar para a postura dos ovos.

Ela se esconde debaixo da pele humana nos lugares mais delicados ou onde apresenta dobras(espertinha!!). No final de mais ou menos 10 dias a fêmea morre (depois de tanto trabalho...) e tres dias após a postura os ovos libertam-se, perfuram a parede do túnel e emergem a superfície da pele.

É aí que se abre uma porta de entrada de infecções bacterianas. O contágio se dá quando a fêmea fecundada passa de um indíviduo infestado para um são. Medidas higienicas como banho morno facilita a ruptuta das vesículas e dos tuneis.

Dessa maneira as larvas e os ovos ficam expostos a medicação que consiste em aplicações locais.

As roupas devem ser passadas a ferro bem quente para evitar recidiva. Deve-se adotar medidas de higiene e limpeza também nos animais e locais onde os mesmo frequentam para evitar infestação.

Esse texto é apenas uma contribuição para as pessoas que gostam de medidas preventivas, e que possam orientar outras que não tem oportunidade de saber ou ler. Afinal nesse país maravilhoso a informação é dada boca-a-boca, porque o Sistema de Saúde está doente.

Muitíssimo Obrigado! Abraços a todos!
Postar um comentário