14 de outubro de 2009

> CPMF ou CSS


Outra vez!
Era isso que se esperava, o Governo substituir a sigla, e continuar com os mesmas arrecadações, alegando novos destinos para o bem do povo. Agora é CSS Contribuição Social para a Saúde. ( doenças!...)

Diz o Ministro José Gomes Temporão, que a arrecadação prevê recursos para a Saúde e que 100% vão para o SUS Sistema Único de Saúde, com filas de espera a perder de vista.
Essa cifra é de aproximadamente 12 bilhões de reais anuais. Ninharia né? Valor que resolve em pouco tempo todas as necessidades básicas da Saúde (doença...)

Precisamos de Hospitais Públicos equipados, Centros de Tratamento do Cancer, e desburocratização para liberação de exames de alto custo, como as tomografias, Densiotometria Óssea, Cintilografias, Audiometrias, e um simples ultrassom que demora em média 2 a 3 meses para marcar.

Precisamos também de médicos especialistas, como Cardiologistas, Neurologistas, e Fonoaudiógrafos para crianças e adultos também, além de muitas outras áreas espéciais.

É necessário equipar cada unidade básica de saúde ( os conhecidos postinhos de saúde) com uma ambulancia, porque o serviço SAMU não dá conta da demanda. Também precisa renovar a frota do SAMU, que as ambulancias estão tão doentes quanto o povo.

Brasileiros e brasileiras, aí vem mais um assalto a mão desarmada aos nossos bolsos já tão sacrificados de dívidas. Aposentados e pensionistas, os senhores continuarão esquecidos, aumento zero, CSS, é para a Saúde, aumento de salario de aposentado não tem.

Vai continuar a corrida aos postos de Saúde, várias vezes, mendigando um remedinho que na farmacinha do postinho nunca tem. Eu sei disso porque trabalho em um desses.

Sabiam que muitas vezes tem remédios nos almoxarifados da Saúde que vencem sem serem distribuídos por negligencia?
Que os almoxarifados apesar de funcionarem com informatização, não tem dados atualizados, porque não são todos os funcionários que sabem trabalhar com informática.

Treinamento e reciclagem de funcionários também é bom Sr Ministro Temporão, porque as vezes os Centros de Saúde viram um vendaval de gente revoltada com os administradores.

7 comentários:

aapayés disse...

Pues la situación como lo leo es complicada.. espero que mejore.. para el bien de todo los Brasileiros y Brasileiras..

Un abrazo
Con mis saludos fraternos de siempre...

Anônimo disse...

E todoos os que querem ajudar sentem-se impotentes com tanto desleixo e irresponsabilidade. Em todo o mundo há situações destas e com tendência para piorar. Abraço.

Lu Nogfer disse...

...É isso que eles vao fazendo:Substituem uma sigla ali,outra desculpinha aqui...e vao enrolando e brincando com a saude do povo!Nem consigo falar muito de tanta indignaçao!Mas esse post ja diz tudo!
Belo puxao de orelha!

Beijos, querida!

Até

J Araújo disse...

É isso aí amiga, o ministro de temporão só tem o sobrenome; quer transformar a arrecadação em algo permanente.

No governo, é considerado um ministro que não tem uma "marca", e essa é a que ele quer deixar.

Também como trabalhador no serviço público já vi toneladas de medicamentos perdidos enquanto a população, a maioria, não tem acesso aos medicamentos que não chega na ponta que distribuem por pura incompetencia da maioria dos gestores da saúde pública.

Excelente o post, parabéns!!

Beijos

comunicadoras disse...

Olá amiga. Obrigada pela visita ao Começar de Novo. Ainda bem que gostou. Pelo que vi, vou gostar muito deste também. Infelizmente o que se passa no Brasil é o que se passa aqui, embora eu ache que, pelo menos nos medicamentos a coisa esteja melhor; aqui qualquer médico, mesmo privado passa os medicamentos através do cartão de utente ( Cartão do serviço Nacional de saúde ) que toda a gente e tem e com ele vamos à farmácia e tem descontos nos medicamentos, sendo esse desconto maior para aposentados; Para os exames, é diferente; temos de consultar o médico de família , assim designado, porque cada fámília tem o mesmo médico do posto de saúde e ele passa a receita para fazermos os exames de graça; pagamos só a taxa moderadora que é de mais ou menos 2 euros por exame; aposentados e certos doentes crónicos ficam isentos de taxa. para especialidades e cirurgias é um caso sério; há listas de espera enormes e muitas vezes se não se arranja dinheiro para fazer no privado morre-se à espera. Morei 14 anos no Brasil, os meus filhos são brasileiros e continuo a ir lá muitas vezes, pois os meus pais e irmão continuam lá; acho que, apesar dos pesares a saúde pública tem melhorado, não? Em todo o mundo é assim: coitado de quem é pobre e depende do estado para as necessidades fundamentais, saúde e educação. Hoje vou ficar por aqui, mas voltarei com certeza para falarmos com mais calma. Adoro o Brasil e tudo o que aí se passa me interessa. Um beijinho e até breve.
Emília

Everton Oliveira disse...

Eu não ligaria de pagar tributos, chegar no hospital público e receber um atendimento de qualidade, com ótimas instalações e profissionais altamente qualificados.

O problema é que nosso dinheiro vai... e as coisas que nós necessitamos não vem.

O dinheiro vai.. mas "havia um político no meio do caminho, no meio do caminho havia um político". E não temos o que precisamos.

Daniel Savio disse...

Se realmente tivesse uma utilidade real o imposto que pagamos, eles poderiam chamar do que fosse...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.