16 de outubro de 2009

> Ensino Básico

A prioridade do ensino básico no nosso país, deveria estar sempre em pauta nas reuniões do Congresso Nacional, pois, é nesse período escolar que se adquire o conhecimento, a formação psíquica para a absorção da aprendizagem, e essa idéia de compor o ENSINO FUNDAMENTAL com mais um ano complementar, é de grande valor para os alunos.


Há tempos, quando frequentei essa fase escolar, eram compostos de 05 anos, sendo 04 de Ensino Básico, e o quinto ano era chamado de ADMISSÃO AO GINÁSIO, que hoje é o ENSINO SECUNDÁRIO.

Se isso realmente acontecer, e houver conscientização entre pais, alunos, e educadores, todos terão a ganhar, A Educação sem dúvida começa no lar. É mais do que necessário salientar incansavelmente com os filhos, a necessidade de bom comportamento, interesse em aprender cada vez mais, e exigir que façam suas tarefas e trabalhos escolares.

A Educação é a UNICA riqueza que ninguém nos tira, convive conosco durante toda a vida, é muito bonito um cidadão escrever corretamente seu idioma.

E somente dessa forma poderemos ter esperança que na próxina década, teremos melhores oportunidades de trabalho, igualdade de condições para disputar uma vaga em UNIVERSIDADE PÚBLICA, tão acirradas, e disponíveis para aqueles que tem a sorte de ter pais com condições financeiras de lhes dar uma educação em escola particular.

A Escola Pública está sucateada, todos sabemos, alunos saem da escola com ensino médio, e não sabem escrever corretamente, não fazem cálculos se não tiverem uma calculadora nas mãos, sem contar que de História e Geografia, Ciencias biológicas, parecem nunca terem ouvido falar. Física e matemática então é um caos. Enfim sabem muito pouco!



Eu vejo pessoas com ensino superior escrever coisas assim: este passiente..., asim eu fasso..., dar preferenssia..., e por aí a fóra!! Eu me sinto constrangida, sinceramente!

Mas, voltando ao assunto, não seria necessário gastar uma fortuna pagando mensalidades escolares, tendo um Ensino Público adequado, dá para aproveitar oportunidades dentro das salas de aulas, prestando atenção no professor, revendo a matéria em casa, e tirando dúvidas que encontrar pelo caminho, sempre junto ao educador.

Aí entra um papel fundamental dos pais: exigir que seus filhos levem a sério desde o começo, para se tornarem cidadãos respeitados, conhecedores de seus deveres e direitos, e lá no futuro melhorar a situação geral do nosso país.

Estudar não é cafona, é bonito!
Não precisa ser o melhor, mas estar entre eles.

Aos jovens um recado: estudem, façam a diferença, só assim teremos homens dignos no Poder, Dirigentes honestos, Gente inteligente.
Povo inteligente incomoda os políticos, pois, daí eles terão menos pessoas carentes e inocentes para que comprem com brindes, cestas básicas, camisetas, em épocas eleitoreiras.
Uma população com pouco estudo, e menos esclarecimentos/conhecimentos, é o ideal para os políticos, eles tem o povo nas mãos, para fazeram e acreditarem no que eles querem, e não em benefícios para todos.
Quem faz a política melhor ou pior é o povo, esse povo jovem é a nossa esperança.












12 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Sonia, a educação no Brasil, infelizmente, só é prioridade durante a campanha eleitoral, eleitos é a primeira coisa que os políticos esquecem, afinal, um povo culto vota melhor.
Beijo e um ótimo fim de semana

Myriam disse...

La educación debería estar al alcance de todos y ser la mejor posible. Coincido contigo en que de los alumnos de las escuelas y colegios, saldrán los gobernantes del futuro.

Um beijo

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

concordo contigo, mas às vezes penso que lá no MEC quanto maior for o grau do ar condicionado, menor é a importância que se da a educação

Everton Oliveira disse...

Pois é, os nossos governantes não estão nem aí para a educação básica. Por que a "base" é o que sustenta tudo, é o que forma o caráter e dá força para o aprendizado de nível médio e superior.

Nos querem sem caráter, pois assim podem nos comprar.
Nos querem sem base educacional, para sermos ignorantes com o diploma de curso superior na mão, como se o "canudo" atestasse nossa inteligência.

Realmente,a Educação no Brasil tem muito o que melhorar.

aapayés disse...

Me gustan tus artículos son muy interesante.. la educación debería ser gratis y para todos..

Un abrazo
Con mis saludos fraternos


Que pases un buen fin de semana...

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Olá!

vim ver as novis e te desejar uma ótima semaninha!

bjooo

Judite (Dite) disse...

Oi! Aqui em Portugal é a mesma coisa, o que importa é a estatistica nacional, e depois vão competir com outros e ficam sempre em último.
Deveriam dar mais valor à Educação, à medicina...
em vez de investirem em coisas supérfluas.
Um beijo,
Judite

Régis Dutra disse...

Eu estudei meu fundamental pela rede publica. Os professores nos deixavam sozinhos na aula após passar quadros e quadros de matéria. Lembro-me que poucos entendiam, eram geralmente meninas que sentavam bem do na frente da mesa da professora que entendiam algo.
Lembro que os instrutores não nos motivavam, diziam que: se não quiséssemos copiar, o problema era nosso e não deles.

O fato mais marcante no meu período fundamental foi uma vez na 7ª serie, em que a professora de português nos pediu para fazer uma poesia. Na época eu já gostava de escrever então eu não tinha dificuldade de manifestar criatividade; quando mostrei minha poesia para a professora, ela me acusou de ter copiado de algum livro. Falou em voz alta e não me deu nem a oportunidade de provar que era meu o trabalho. Fiquei sem nota pelo trabalho e fiquei como mentiroso.

Hoje estudo em um instituto federal, apenas com o incentivo de minha família, já que não ganhava na escola básica.

A educação só tende a decair no Brasil. O governo não tem interesse na educação do povo. Se os eleitores forem cultos vão saber que é uma besteira votar.

Parabéns pela postagem. Ótimo tema

comunicadoras disse...

No meu tempo de estudante também era assim; 4 anos e depois havia o exame de admissão ao ensino secundário; isso acabou; aliás acabaram os exames; aqui as crianças passam sempre de ano e isso é um caos; quando entram no 5 ª que aqui agora se cham 2º ciclo do ensino básico eles não sabem nada; aliás, continuam depois sem nada saber; não se pode reprovar os meninos e depois nota-se uma ignorância de dar dó; aqui esses erros abundam mesmo nos universitários e, se quer que lhe diga até vejo erros desses em professores; o nosso ensino público quando regressei do Brasil era optimo, tanto que os meus filhos que estudarm no brasil, um até ao 8º e outra até ao 2º anos frequentaram sempre o público até â facildade; hoje está tudo a fugir para o privado, pois o estado, para poupar, deixou de investir na educação e está a ficar um caos. Aqui também os pais não colaboram; hoje estão mais preocupados que os filhos tenham o celular de ultima geração, tenis nike e, no secundário e faculdade já todos vão com o próprio carro; enfim, amiga, isto até me deixa mal disposta. Obrigada pelo tema e até à próxima. Um beijinho
Emília

as arteiras disse...

Olá!!
Vim conhecer seu blog, e gostei muito do que li.
Dou-lhe toda a razão, quando falas que o ensino está muito difícil.
Sou professora,e hoje em dia temos também que dar aquela educação que deveria vir de berço. Pois, as crianças não tem limites e não tem apoio dso pais para poderem estudar.Hoje, só querem saber de estarem no PC.
Não nos pagam bem, exigem muita papelada e o que é importante fica em segundo plano( a atenção dada ao aluno em sala de aula).Querem ver números de aprovações, sem saber se o aluno sabe ou não.
tenha um bom final de semana!
As arteiras

as arteiras disse...

Olá!
Vim conhecer seu blog, e gostei muito do que li.
Sou professora, passo por todos esses problemas.
Falta de interesse das autoridades,dos pais e dos alunos.
O governo, só quer ver números sem se preocupar se o aluno sabe ou não.Os pais, deixam tudo por conta da escola. Ganham tudo e ainda reclamam (uniforme, tênis, meias e material completo).
E os alunos não são estimulados pelos pais a estudar, nos tratam como se fossemos amiguinhos da rua onde moram.
Está muito difícil, educar as crianças hoje em dia.
Tenha um bom final de semana!
As arteiras

Daniel Savio disse...

Para os alunos fazerem a diferença, temos de antes nós fazermos a diferença...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.