21 de outubro de 2009

|>O Equilíbrio Interior

webFazer as pazes com nós mesmos, ou com alguém que nos magoou, é o que se pode chamar “O PODER DO PERDÃO’”.
Se eu fosse escrever sobre “o valor a vingança” certamente me lembraria mais facilmente, porque estão sempre presentes no meio onde vivemos. Muitos são os exemplos que tiramos das telenovelas, e foi espiando uma delas, que identifiquei uma personagem jovem, com característica de maldade. Grande exemplo. Outra personagem vulgar comentando com a amiga sobre aventuras extraconjugais. Outro belo exemplo, esses de pura maldade.

Elton John em uma de suas canções diz que o perdão parece ser um dos conceitos mais difíceis de praticar. Quem causa dano não merece perdão? Será que perdoando fica mais fácil da pessoa praticar o erro novamente? Na verdade o ser humano é capaz de guardar uma mágoa pela vida toda.

As mágoas do passado se repetem em nosso consciente, quando mexemos com a nossa memória, e revivemos tudo que aconteceu para o nosso desgosto, os quais dessa forma estão alimentando, e toma forma de rancor.

Pensemos: reviver um momento de tristeza, ofensa, humilhação nos faz sofrer novamente, não é necessário nos reconciliar com o agressor, mas, o ato do PERDÂO beneficia a nós mesmos. Estamos nos perdoando, permitindo que os atos do passado não nos impeçam de sermos felizes agora.

O ato do PERDÂO só tem a nos beneficiar emocionalmente e espiritualmente, faz bem a nossa saúde física, comprovadamente por cientistas da UNIVERSIDADE DE WUISCONSIN, que aprender a perdoar evita doenças coronarianas que podem surgir no decorrer da vida.

Comprovado ainda ficou que cinco minutos gastos pensando negativamente, desaceleram o nosso sistema imunológico, que defende o organismo.

Perdoar é começar de novo, com experiência adquirida, sem rancores a confundir os benefícios do presente.

Assim como o AMOR, o PERDÂO não é algo que se dê, mas um presente vital que damos a nós mesmos.

Jesus no auge de seu sofrimento na cruz, exausto, sangrando, teve forças e pediu “PAI PERDOIA-OS, POIS, NÃO SABEM O QUE FAZEM’”.

14 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Amiga Sonia, o Perdão é o sentimento mais difícil de todos eles, porque perdoar significa esquecer algo que nos fizeram e nos magoou. Tem que ser um sentimento do coração, pelo e absoluto.
Beijos

Judite (Dite) disse...

Oi amiga!
Um belo testemunho de alguém inigualável.
Perdoar sem ressentimento, sem mágoa, abrindo as portas do nosso coração!
Ter a coragem de aceitar e pedir perdão!
Um beijo,
Judite

vuelo de hada... disse...

Querida yo tengo que decir que el perdón es difícil y más ante ciertas circunstancia, yo por ejemplo trato fui abandonada por mi madre de la cual siempre supe y ella de mí, pero me regaló porque quería y yo sentía algo que no me dejaba en paz y ahora que soy madre comprendí que era que no había perdonado su abandono y que si quizás se hace no se olvida de todas maneras lo que se siente y lo intenté, decidí perdonarla aunque no lo merezca pero sigo sintiendo ese nudo en mi garganta ese sinsabor entonces en realidad creo es que jamás la perdoné.
Un abrazo e interesante tema.

Ramón María disse...

Siempre un placer el leerte Sonia.


Agur un saludo.

aapayés disse...

me gusta la reflexión de ese equilibrio interior que necesitamos..

Un beso


Un abrazo
Saludos fraternos...

Pluma Roja disse...

Gracias por tu visita, vine a conocerte te sigo. Me quedo aquí.

Hasta pronto.

J Araújo disse...

Querida, tenho acompanhado atentamente seus ultimos posts, e percebido que tem escrito basnte sobre vários sentimentos.

Isso demostra o quanta eclética vc tem sido. Seu blog é sucesso não é por acaso; e fico muito feliz com isso. Afinal de contas vc sabe o por que. Conte comigo sempre que precisar.

Bj mil

Luis Ferreira disse...

Amiga Sónia

Adoro navegar na tua escrita, ler as tuas palavras, sentir os ventos e vendavais, beber dos sentimentos.

Parabens amiga

Luis

Unknown disse...

Concordo,
Ter o dom de perdoar é dificil, acho que só sendo santo.
Abraços

b disse...

Terapêutica postagem.
O perdão exerce plenitude mesmo que não a reconheçamos.
Ninguém entendeu tanto a alma humana quanto Cristo e Ele sempre associou o perdão à cura.
Não há muito a comentar mas sua postagem deveria virar "outdoor". Ou lei obrigatória , hábito, igual pagar imposto de renda.
Obrigada.

Rosana Ibanez disse...

Mais um texto muito lindo e ótimo p/refletir.
Eu só consigo perdoar se tiver a certeza que não restará nenhum ressentimento ou mágoa por menor que seje dentro do meu coração, pois as vezes achamos que está tudo certo e perdoado e sempre que lembramos, bate aquela angústia e aquela triste recordação. Isso com certeza nos mostra que ainda não estávamos preparados p/perdoar ou esquecer.
Penso assim e é por isso que esse assunto é muito complexo p/mim.
bjs e um ótimo fim de semana.

Whispers disse...

Querida!
Deus era Deus, por isso so existe um.
Devemos sempre perdoar a nos mesmos, e depois ai talvez aprendemos a perdoar os outros.
Mil beijos em teu coracao
Rachel

Everton Oliveira disse...

Há um ditado que diz: "Errar é humano. E perdoar é divino!"

Somente Deus pode nos conceder o dom de perdoarmos verdadeiramente. E, como você diz em sua postagem, primeiramente devemos aprender a nos perdoar.

Isto faz muito bem a nós e a quem convive conosco.

Daniel Savio disse...

Eu não sou capaz de realmente perdoar, sou mais do estilo de não me importar mais...

é meio complexo, pois não adianta eu perdoar se a pessoa não se perdoou primeiro (que entendeu o erro e vai tentar não levar adiante mais erros do estilo)...

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.