26 de julho de 2009

> Bibliografia de Emil Von Behring

Bacteriologista alemão (Hansdorf 1854-faleceu em Masburg em 1917)


Estudou no Corpo de Médicos do Exercito, tornando-se em 1888, professor da Escola Médica do Exército, em Berlim. Assistente de Koch no Instituto de Doenças Infecciosas (1889) lecionou sucessivamente em Halle(1894) e Masburg (l895). Em 1890, quando trabalhava em S.Kitasato, descobriu antitoxinas e estabeleceu a possibilidade de assegurar imunidade ao tétano pelo uso de um soro retirado de animal infeccionado.Desenvolveu também uma antitoxina de difteria, o que tornou possível sua imunização.

Por esse trabalho, conquistou juntamente com PIERRE ROUX, o premio da Academia e do Instituto da França. Em 1901 recebeu o premio Nobel de Fisiologia e medicina, tendo sido o primeiro a recebê-lo por contribuições nesse campo da ciência (soroterapia).

Interessou-se financeiramente pela industrialização do soro antitóxico pela Farbwerke Hochst, que construiu um laboratório e equipamento especialmente para que realizasse suas pesquisas. Conseguiu descobrir uma vacina para tuberculose em gado, cujo resultado porém não foi inteiramente satisfatório.

"Esse é um resumo bibliográfico de um homem hiper inteligente, que em l890, descobre a cura para uma doença tão grave (tétano) e que simplesmente passou por esse mundo e se foi. Levou com ele todo seu conhecimento como médico pesquisador, e eu Sonia, fico me perguntando qual o sentido da nossa passagem nesse mundo de Deus, se tudo quanto aprendemos e podemos utilizar a favor da saúde humana se esvai juntamente conosco, na hora de nossa morte...

Para mim, é dificil entender a linguagem de Deus, e se alguém tiver uma palavra para me acalentar a alma, me diz, por favor..."
Eu não aceito o fim de tudo, de grandes cérebros, e a permanencia de tanta perversidade sobre a Terra.

2 comentários:

Ahab disse...

Houve um tempo em que eu me perguntei qual era o meu papel ao passar por este mundo. Quando eu parei de me pergunta as respostas vieram com muita clareza.

Talvez você deva fazer o mesmo. Parar de preocupar-se com o que virá depois e preoucupar-se mais no que está acontecendo agora.

Seu blog é um lugar de muita utilidade para quem o lê. Não penses que sua passagem aqui é um mero acaso. Você, eu, nós a todo momento estamos interferindo na vida de alguém direto ou indiretamente.

Nada é por acaso. Tudo tem uma razão.

Talvez a meditação te dê algumas respostas como deu a mim.

Direto do Rio.
Beijos.

Sônia Pachelle disse...

Léo obrigado pelas suas palavras, valeu. Preciso refletir, não devo estar aqui mesmo por acaso.
Pelo menos para passar pelo que já passei, deve haver mesmo uma força superior, pois, tenho teimado muito com a vida, e que vida...

Beijos, boa semana.