26 de julho de 2009

> Bibliografia de Emil Von Behring

Bacteriologista alemão (Hansdorf 1854-faleceu em Masburg em 1917)


Estudou no Corpo de Médicos do Exercito, tornando-se em 1888, professor da Escola Médica do Exército, em Berlim. Assistente de Koch no Instituto de Doenças Infecciosas (1889) lecionou sucessivamente em Halle(1894) e Masburg (l895). Em 1890, quando trabalhava em S.Kitasato, descobriu antitoxinas e estabeleceu a possibilidade de assegurar imunidade ao tétano pelo uso de um soro retirado de animal infeccionado.Desenvolveu também uma antitoxina de difteria, o que tornou possível sua imunização.

Por esse trabalho, conquistou juntamente com PIERRE ROUX, o premio da Academia e do Instituto da França. Em 1901 recebeu o premio Nobel de Fisiologia e medicina, tendo sido o primeiro a recebê-lo por contribuições nesse campo da ciência (soroterapia).

Interessou-se financeiramente pela industrialização do soro antitóxico pela Farbwerke Hochst, que construiu um laboratório e equipamento especialmente para que realizasse suas pesquisas. Conseguiu descobrir uma vacina para tuberculose em gado, cujo resultado porém não foi inteiramente satisfatório.

"Esse é um resumo bibliográfico de um homem hiper inteligente, que em l890, descobre a cura para uma doença tão grave (tétano) e que simplesmente passou por esse mundo e se foi. Levou com ele todo seu conhecimento como médico pesquisador, e eu Sonia, fico me perguntando qual o sentido da nossa passagem nesse mundo de Deus, se tudo quanto aprendemos e podemos utilizar a favor da saúde humana se esvai juntamente conosco, na hora de nossa morte...

Para mim, é dificil entender a linguagem de Deus, e se alguém tiver uma palavra para me acalentar a alma, me diz, por favor..."
Eu não aceito o fim de tudo, de grandes cérebros, e a permanencia de tanta perversidade sobre a Terra.
Postar um comentário