24 de julho de 2009

> Nutrição / Frutas


A fruta é um alimento delicioso ao sabor, agradável ao olfato, e o mais requintado na sua forma. Seu aroma e suco aliados ao açucar, vitaminas, sais minerais, e aos ácidos neles contido em abundancia, garante um lugar de destaque na alimentação. Veja palavras autorizadas dos representantes da Ciência:


- Carlos Linneu: As frutas e plantas comestíveis constituem o alimento mais próprio para o homem.

- Dr Paul Cartons: As frutas são alimentos de primeira necessidade para o Homem.

- Dr Albeto Seabra: Somos um povo rico em variedades de frutas, e ao mesmo tempo ignoramos as suas vantagens.

- Dr Gregório Moranon: Se é certo que onde entra sol não entra o médico, não é menos certo que onde entra a fruta em abundancia não devem entrar os medicamentos.

- Dr Lourenço Granato: As frutas foram apreciadas em todos os tempos, e desde o homem primitivo, que em sua primeira fase foi essencialmente frugívoro, até hoje elas fazem parte da alimentação de todos os povos.


A julgar seu instinto natural, não pervertido, e pelos órgãos do seu aparelho digestivo, especialmente pela configuração dos seus dentes, o homem não é onívoro, mas sim frugívoro. Deve pois, alimentar-se de frutas, raízes, folhas verdes e cereais.


Quem a não ser o Criador do Homem poderia indicar-lhe o regime alimentar mais adequado? Assim pois, disse Deus:"Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a Terra, e nas árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. Gênesis 1:29."
O Brasil é privilegiado na produção de frutas, sendo as melhores do mundo. Nossas frutas são saborosas, saudáveis e nutritivas. Quase toda a produção de laranjas vai para o exterior, e são dadas principalmente às crianças, vítimas do raquitismo. Muitos de nós ignora essa fonte natural de vitamina C.


As frutas mais comuns são as laranjas, bananas, maçãs, abacates, mamões, abacaxis, e goiabas, entre outras. O Brasil por ser extenso e de clima tropical tem variedade diversificada nas suas regiões, sendo que algumas frutas são naturais da região Sul, Sudeste, e outras Norte, Nordeste e Centroeste.

Todas as nossas cidades deveriam ser arborizadas com essas árvores frutíferas, e o benefício seria para todos, pois, poderíamos exercitar a cidadania, começando a ensinar nos nossos lares, filhos e netos respeitarem e preservarem a natureza, em benefício de todos. Quem já provou sabe quanto é prazerozo tirar uma fruta madura da árvore mãe, e saboreá-la bem fresquinha.

4 comentários:

Whispers disse...

Ola linda!

Venho de um blog amigo e la eh so comidas,venho aqui te leio e falas de frutas,bem,aqui ja eh tarde mas depois de ver tanta comida o melhor eh ir comer.
Bom fim de semana e mil beijos
Rachel

Marina-Emer disse...

es verdad la fruta es deliciosa y saludable y las fresas son simbolo de amor ardiente,...riquisimas
besos
Marina

Rosana Ibanez disse...

Olá!
Adoro frutas, pois além de serem saudáveis são também deliciosas! O cheiro delas pela casa dá aquela sensação de sítio, interior, é maravilhoso!A Minha fruta favorita é a banana e não tem estação própria p/ela. Isso é muito bom!
Beijos e um bom fim de semana!

Mimirabolante disse...

amo frutas,legumes,fibras,folhas.......passo muito bem sem carnes.......