11 de julho de 2009

> Fumo e a saúde

De acordo com informações contidas na Cartilha de Prevenção Cardiovascular, da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, fumar aumenta em 30% o risco de um ataque cardíaco.

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias químicas, e que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas além de irritantes e tóxicas para os pulmões, e que o fumante tem 200% a mais de risco de ter um AVC ( popularmente conhecido como "derrame" )

Se voce fuma e quiser parar de fumar primeiro faça uma lista com todas as razões para voce parar de fumar, marque uma data e prepare-se para enfrentar situações em que a vontade de fumar se fará presente observando as seguintes dicas:

a) tenha como objetivo parar de fumar e não só diminuir o número de cigarros


b) evite tudo que possa dar vontade de fumar, como café e bebidas alcoólicas


c) após as refeições, levante e deixe a mesa imediatamente


d) escove os dentes logo após as refeições


e) elimine objetos que possam lembrar o cigarro, como cinzeiros, isqueiro, etc.


f) tomar cuidado para não engordar! Se tiver que comer ou beber alguma coisa, prefira frutas, água, bebidas sem açúcar, e use balas ou chicletes "diet"


g) beba bastante água, a cada vez que sentir vontade de fumar


h) faça exercícios físicos: caminhada, natação, musculação, alongamento, etc.


i) Pegue o dindin que voce vai gastar em cigarrro e dá um doce para uma criança carente(pessoal)

Algumas pessoas pensam que fumar é estilo, mas, anualmente, só no Brasil, 200 mil pessoas morrem a cada ano por causa do cigarro! 80% dos fumantes começaram a fumar antes dos 18 anos de idade

A recaída não é um fracasso!

Comece tudo novamente, mas com mais força de vontade e procure ficar mais atento ao que fez voce voltar a fumar ( evite bares e ficar próximos a fumantes): dê várias chances a você mesmo, até conseguir. A maioria dos ex-fumantes fez em m´dia 3 a 4 tentativas

Atente para isso: Fumante passivo é aquele que respira a fumaça do cigarro dos outros, absorvendo todas as substâncias tóxicas do cigarro da mesma forma que o fumante.

Estima-se que há 2 milhões de fumantes passivos no mundo todo, e que 700 milhões são crianças.

Conte com o apoio de quem está mais próximo de você, e aceite sua solidariedade, carinho em fazer de você um EX- fumante. Pode estar certo que esta pessoa é seu verdadeiro amigo, e que mais lhe quer bem. ( observação pessoal )

Dica para quem está próximo do fumante que deseja parar: dê-lhe seu apoio, incentive, não critique nunca, afinal neste momento a pessoa precisa do seu carinho, ele já se autocriticou, por isso está tentando parar...

3 comentários:

Rosana Ibanez disse...

Olá, tudo bem?
Gostei muito do seu blog e vou seguí-lo, viu?
Essa imagem é realmente chocante e graças a Deus que não sou fumante, mas já convivi muitos anos com fumantes e sempre aconselhei e deu o maior apoio quando decidiram parar com o vicio.
É uma questão de força de vontade. Querer é poder!
Beijos

Jéah disse...

Oiii, A eu não sei pq essas pessoas inventam de fumar, não dá nenhum benefício pra gente!
Sem contar na 'fumaceira' na cara da gente, ai odeio! ¬¬
As dicas que você deu são muito boas, eu mesma não sabia de muita coisa.
deixei um selinho pro seu blog lá! bjão

conduarte disse...

Mto bom seu post e importante pra sáude de todos!

Um beijo, CON